Kanban: aprenda a melhorar a eficiência de processos em 5 passos

Kanban é uma ferramenta de gerenciamento de fluxo de trabalho que pode melhorar a eficiência e aumentar a produtividade das empresas.
Atualizado em: 7 de julho de 2023
Tempo de leitura: 4 minutos

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas devem encontrar maneiras de melhorar a eficiência e a produtividade para se destacar. Nesse cenário, a metodologia Kanban é uma das melhores ferramentas para uma gestão de processos eficiente.

A aplicação correta dessa solução pode ajudar a aproveitar ao máximo tempo e recursos em seus negócios. Por isso, preparamos este artigo para esclarecer os principais conceitos dessa ferramenta de gestão. O que é, seus benefícios, pilares e como implementá-lo são as informações que você encontra aqui. Confira!

O que é Kanban?

O Kanban é um método ágil focado na criação de um fluxo de trabalho organizado por meio de recursos visuais. Assim como o método Lean, a ferramenta surgiu na fábrica da Toyota no Japão na década de 1940 e a palavra “Kanban” significa, em tradução livre, “cartão” ou “sinalização”.

Como funciona? O quadro Kanban representa visualmente cada etapa de um processo ou projeto. Por exemplo, há nele colunas como a fazer, em andamento e concluído e os cartões coloridos representam as tarefas que fazem parte do trabalho. À medida que são as tarefas avançam, os cartões são movidos para a fase seguinte. 

Pilares básicos da metodologia Kanban

Saiba quais são os pilares que orientam a aplicação da metodologia Kanban:

  • Versatilidade: ele pode ser aplicado em qualquer tipo de projeto e em todos os estágios;
  • Evolução constante: deve haver mudanças e transformações para garantir a melhoria contínua nos processos e projetos;
  • Respeito aos processos: para alcançar o resultado desejado, é preciso que haja respeito aos processos e que sejam feitas conforme o planejamento;
  • Atos de liderança: prega que a liderança deva ser ativa e prestativa para garantir um time produtivo. 

Tipos de Kanban

Existem três tipos principais de Kanban, cada um classificado de acordo com sua finalidade. Veja quais são: 

  1. Kanban de produção: é usado para gerir fluxos de trabalho por meio de cartões. Nele, há três colunas (a fazer, fazendo e feito) e cada cartão representa uma atividade do processo, de acordo com seu estágio. 
  1. Kanban de movimentação: possibilita controlar o fluxo de materiais e produtos acabados entre diferentes locais ou etapas do processo de produção. Ou seja, ele indica quando uma quantidade X itens deve ser movida para outra etapa ou localização. 
  1. E-Kanban: trata-se da versão digital do kanban tradicional, geralmente feita em um software ou sistema. Nesse modelo, não há cartões e quadros físicos, mas o formato é mantido, apenas levado para o ambiente virtual.

Qual a diferença entre Kanban e Scrum?

A principal diferença entre Kanban e Scrum é que o Kanban é um método visual focado em controlar o fluxo de trabalho. O Scrum, por outro lado, é um modelo de gerenciamento usado para estruturar o trabalho por meio de um conjunto de boas práticas.

O Kanban é mais adequado para processos que estão em constante mudança e exigem flexibilidade, enquanto o Scrum é recomendado para projetos com requisitos claramente definidos, como o desenvolvimento de software, por exemplo.

Benefícios da metodologia Kanban

Adotar a metodologia Kanban traz vários benefícios para as empresas, incluindo:

1- Aumento na produtividade

O Kanban funciona dando ao gestor mais controle sobre tarefas e processos. Isso porque a metodologia reduz o ruído de comunicação, evita gargalos e minimiza erros. Também maximiza a produtividade da equipe e promove entregas de maior qualidade.

LEIA MAIS | Como melhorar gestão do tempo e produtividade com o método Pomodoro

2- Priorização de tarefas críticas

O método permite aos gestores ampliar sua visibilidade com relação aos processos e projetos. Na prática, possibilita a eles priorizar as atividades mais importantes para não negligenciá-las.

3- Redução de custos

Também auxilia na redução de custos ao permitir que os gestores identifiquem desperdícios (de tempo, recursos e pessoas) nos processos e projetos e eliminem tais perdas.

4- Maior colaboração

A comunicação e colaboração entre funcionários e setores tende a melhorar quando se estabelece um fluxo de trabalho mais fluido. Sendo assim, com o Kanban, é possível ter uma equipe mais harmoniosa e melhorar a convivência e o desempenho dela.

LEIA TAMBÉM | Como aplicar design thinking na melhoria de processos operacionais?

5- Melhoria contínua

Um dos princípios do Kanban é incentivar a melhoria contínua dos processos. Isso ocorre por meio de análises frequentes e da criação de soluções capazes de torná-los mais produtivos e eficazes. 

Como o Kanban pode melhorar a eficiência dos processos na empresa?

Abaixo estão algumas maneiras que resumem como o Kanban agiliza processos de uma organização:

  • Fluxo de trabalho e produção aprimorados;
  • Identificação de gargalos e oportunidades de melhoria;
  • Otimização de recursos como mão de obra, tempo e insumos;
  • Distribuição clara de funções entre o time;
  • Promoção de uma comunicação mais eficiente entre funcionários e setores;
  • Capacidade de priorizar tarefas.

5 passos para implementar o Kanban

Em apenas cinco passos práticos, você pode aplicar o Kanban nos processos da sua empresa. Veja: 

1- Qualifique sua equipe

Antes de iniciar sua implementação, é importante garantir que sua equipe entenda como o Kanban funciona, seus benefícios e o que significa.

Afinal, é uma ferramenta de gestão transformadora de processos que todos precisam dominar para trabalhar a fim de conseguir entregar os resultados desejados.

2- Mapeie tarefas e fluxos de trabalho

O próximo passo é identificar todas as tarefas que o processo envolve e mapear o fluxo de trabalho. Isso ajuda a identificar gargalos e pontos de melhoria, bem como a definir metas

3- Defina prioridades

Agora é a hora de definir as prioridades em um processo ou projeto. Nesta etapa, observe a importância de cada tarefa no processo e aponte quais delas realizar primeiro. Isso permite que os gerentes controlem as operações com mais eficiência.

4- Crie seu quadro Kanban

O quadro Kanban, que pode ser físico ou digital, deve conter colunas que representem as etapas do processo, como a fazer, em andamento e concluído. Portanto, lembre-se que as tarefas devem ser representadas por cartões, os quais são movidos de coluna em coluna à medida que a operação avança.

5- Faça ajuste contínuos

Por fim, monitore o desempenho do processo para poder fazer os ajustes necessários e contínuos. Lembre-se de que o gerenciamento contínuo das operações é a melhor maneira de aprimorá-las.

O Kanban é uma das metodologias ágeis mais populares do mercado e amplamente adotado por empresas em todo o mundo, devido aos benefícios que oferece, como aumento de produtividade, redução de custos e melhoria contínua.

Quando o assunto é melhoria contínua, o Checklist Fácil é a solução essencial para padronizar processos e executá-los com mais eficiência. Assim sendo, é também uma ferramenta  que ajuda na implementação de metodologias ágeis nas empresas e na melhoria da eficiência operacional.

Quer melhorar a eficiência dos seus processos de negócios e atingir seus objetivos rapidamente? Teste nossa solução gratuitamente!



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança