Quais são as diferenças entre a ISO 9001 e ISO 14001?  

Aprenda as diferenças entre a ISO 9001 e a ISO 14001 e como essas regulamentações podem moldar a qualidade e a sustentabilidade em sua empresa.
Atualizado em: 18 de abril de 2024
Tempo de leitura: 5 minutos

As normas ISO 9001 e ISO 14001 são padrões elaborados para gerenciar a qualidade e os impactos ambientais, respectivamente. Ambas são essenciais para as organizações que procuram se destacar em mercados cada vez mais competitivos e que apostam na sustentabilidade.  

Por essa razão, queremos mostrar de forma minuciosa as diferenças entre a ISO 9001 e ISO 14001, decifrando seus requisitos específicos e suas implicações para que você compreenda o conteúdo de forma clara e precisa.  

Considerando a importância que a gestão da qualidade e o compromisso ambiental têm hoje em qualquer tipo de indústria ou setor, aprofundar-se nesses padrões fundamentais pode ajudar a potenciar o rendimento e melhorar a responsabilidade da sua organização. Vamos lá? 

O que diz a norma ISO 9001? 

A ISO 9001 é a norma internacional que estabelece os requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).  

As organizações adotam esse padrão com o propósito de demostrar sua capacidade para fornecer de forma consistente produtos e serviços que satisfaçam tanto os requisitos normativos como os do cliente.  

LEIA MAIS | Círculos de Controle de Qualidade (CCQ): conheça essa abordagem eficiente para melhoria contínua

A ISO 9001 é uma normativa amplamente reconhecida dentro da série ISO 9000, e a única que permite a obtenção de uma certificação. É aplicável a organizações de qualquer tamanho ou segmento, sendo adotada por mais de um milhão de empresas de mais de 160 países em seus sistemas de gestão da qualidade.  

Foi criada pela Organização Internacional de Normalização (ISO) em 1987, no entanto, a versão mais recente foi publicada em setembro de 2015.  

A norma ISO 9001:2015 é baseada na metodologia PDCA, adotando uma abordagem orientada a processos para documentar e revisar a estrutura, responsabilidades e procedimentos necessários para alcançar uma gestão da qualidade eficaz.  

Por isso, o uso dessa norma beneficia as empresas ao facilitar a organização de processos, melhorar a eficiência operacional e promover a melhoria contínua.  As seções específicas abordam diversas temáticas, como requisitos para o SGQ, responsabilidades da gestão, gestão de recursos, realização do produto e medição, análises e melhora do SGQ através de auditorias internas e ações corretivas e preventivas.  

BAIXE GRÁTIS | Kit Estratégico para Certificação ISO 9001

O que diz a norma ISO 14001? 

A ISO 14001 determina os requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) eficiente. A sua principal função é fornecer um quadro que as organizações possam seguir, sem impor requisitos específicos de desempenho ambiental. 

Enquadrada na família de normas ISO 14000 sobre gestão ambiental, a ISO 14001 é uma norma voluntária que as organizações podem seguir para obter a certificação. Além disso, a sua integração com outras normas de sistemas de gestão, especialmente a ISO 9001, pode melhorar ainda mais a concretização dos objetivos organizacionais. 

A Organização Internacional de Normalização (ISO) define um sistema de gestão ambiental como uma estrutura utilizada para gerir aspectos ambientais, cumprir obrigações de conformidade e abordar riscos e oportunidades. 

A estrutura fornecida pela ISO 14001 também pode ser aplicada usando a metodologia planejar, executar, verificar e agir (PDCA) para incentivar a melhoria contínua. 

A ISO 14001:2015 deve ser adotada por qualquer organização que pretenda estabelecer, melhorar ou manter um sistema de gestão ambiental para atender à sua política e requisitos ambientais estabelecidos. 

A aplicabilidade dos requisitos da norma depende de vários fatores, como o tipo de indústria, a política ambiental, a oferta de produtos e serviços e a localização da empresa. 

Relevantes para organizações de qualquer tamanho, localização, setor ou indústria, os tópicos abordados pela ISO 14001:2015 em um nível superior incluem contexto organizacional, liderança, planejamento, suporte, operação, avaliação de desempenho e melhoria. 

LEIA MAIS | Conheça as principais certificações ambientais e como obtê-las

Quais são as diferenças entre a ISO 9001 e a ISO 14001?

A principal distinção entre os dois padrões reside em suas áreas de abordagem. 



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

A ISO 9001 centra-se na perspectiva da qualidade, avaliando aspectos-chave como a responsabilidade da gestão, a satisfação do cliente e a gestão de recursos, com base em indicadores de qualidade

Por outro lado, a ISO 14001 centra-se na capacidade de gerir o impacto no ambiente. Baseia-se na melhoria contínua, exigindo que a organização implemente e aperfeiçoe processos de conservação ambiental, monitorando-os constantemente. 

Embora ambas as normas compartilhem cláusulas da Estrutura de Alto Nível (HSL), há uma diferença na implementação dessas cláusulas. 

Como implementar os padrões das normas? 

Implementação da norma ISO 9001 

A implementação eficaz desta norma requer uma compreensão detalhada dos seus requisitos e o compromisso ativo da alta direção. 

Este processo começa com a formação de uma equipe de gestão da qualidade para liderar a iniciativa, seguida de uma análise minuciosa do contexto organizacional para identificar fatores internos e externos que podem afetar a qualidade dos produtos e serviços. 

Objetivos de qualidade mensuráveis ​​são, então, estabelecidos e alinhados com a estratégia organizacional, seguidos pela concepção e documentação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) que abrange áreas-chave como liderança, planejamento, suporte, operações, avaliação de desempenho e melhoria. 

A formação dos colaboradores garante o alinhamento com os objetivos do SGQ e a implementação e ajustes dos processos operacionais é efetuada com sistemas de monitoramento e auditorias internas para avaliar a eficácia. 

Finalmente, existem análises de gestão que garantem a continuidade e eficácia do sistema. 

BAIXE GRÁTIS | Modelo de Checklist para Gestão de Qualidade

Implementação da norma ISO 14001 

Para a ISO 14001, também é necessário um entendimento detalhado dos requisitos e do comprometimento da alta direção. Isto envolve formar uma equipe de gestão ambiental, analisar o contexto organizacional, estabelecer objetivos ambientais e desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) documentado. 

A formação dos colaboradores garante a compreensão das responsabilidades ambientais, enquanto a implementação das práticas relacionadas ao ambiente é monitorada através de sistemas de medição de desempenho e auditorias internas. 

Assim como acontece com a ISO 9001, também são realizadas revisões de gestão para garantir a contínua adequação e eficácia do SGA, incentivando a melhoria contínua da gestão ambiental. 

Ferramentas para implementar ISO 9001 e ISO 14001 

Agora que você conhece as diferenças entre a ISO 9001 e a ISO 14001, é importante que conheça algumas ferramentas que podem facilitar a implementação dessas normas. 

Gerenciador de documentos digitais 

Esse tipo de sistema facilita o armazenamento, categorização, rastreamento e recuperação de documentos, além de permitir o monitoramento de alterações para garantir o controle de versões e riscos de informações desatualizadas. 

Coleta e análise de dados 

São ferramentas tecnológicas como sensores, dispositivos IoT e plataformas de software praticamente essenciais para a obtenção de dados em tempo real para identificar áreas de melhoria e possíveis problemas. 

Plataformas para treinamento de funcionários 

Através de plataformas de e-learning e sistemas de gestão de aprendizagem (LMS), facilitam a formação contínua da equipe. Esse tipo de solução permite que os colaboradores recebam informações personalizadas, garantindo o entendimento dos padrões de qualidade ou de gestão ambiental, conforme o caso. 

Ferramentas de rastreamento e relatórios 

Ajudam a definir benchmarks, monitorar o desempenho e gerar relatórios. Além disso, facilitam a análise de relatórios para avaliar o cumprimento dos objetivos de qualidade e abordar áreas de melhoria. 

Ferramentas de checklist 

Ferramentas de checklists digitais são ideias para garantir o cumprimento de normas e facilitar o recebimento de certificações, pois: 

  • Permitem o desenvolvimento de checklists eficazes e que se adaptam à realidade da empresa; 
  • Facilitam o planejamento e a execução de auditorias, melhorando a gestão ambiental e de qualidade; 
  • Ajudam a evitar erros; 
  • Servem como um plano de amostragem; 
  • Evidenciam a adoção de novos procedimentos; 
  • Fornecem informações para auditorias futuras. 

Nesse contexto, o Checklist Fácil é uma ótima opção! A solução é líder na América Latina, atendendo mais de 1.500 empresas em 14 países, oferecendo todos os recursos necessários para garantir a conformidade da sua operação de forma digitalizada.

ISO 9001 e ISO 14001: integrando qualidade e sustentabilidade na gestão empresarial 

Ao considerar as diferenças entre a ISO 9001 e a ISO 14001 percebemos que, embora sejam diferentes na sua abordagem, estes regulamentos partilham um propósito comum: elevar o desempenho das organizações e promover a responsabilidade corporativa. 

A adoção desses padrões pode ajudar sua empresa a trilhar o caminho da excelência, garantindo a qualidade de seus produtos e serviços, mas também o compromisso com a preservação do meio ambiente. 

Assim, simplificar o monitoramento de processos, eliminar procedimentos manuais e adotar checklists online para centralizar as informações em um único lugar, são alguns dos benefícios que um checklist proporciona visando à certificação nas normas ISO 9001 e ISO 14001. 

Descubra como o Checklist Fácil, líder na América Latina, pode melhorar a eficiência operacional da sua empresa! Faça um teste grátis agora.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança