O que é gestão de projetos e como torná-la mais eficiente? 

Quer aprender mais sobre o que uma boa gestão de projetos pode fazer por sua empresa? Acompanhe o post de hoje e confira!
Atualizado em: 27 de maio de 2024
Tempo de leitura: 5 minutos

A gestão de projetos engloba o planejamento, a execução e o controle das atividades de um projeto para alcançar seus objetivos de maneira eficiente. 

Em um ambiente competitivo, onde a eficácia e a produtividade são essenciais, dominar as técnicas e ferramentas para uma gestão de projetos eficiente se converte em uma vantagem estratégica para qualquer organização.  

Neste artigo, falamos sobre as metodologias, ferramentas e boas práticas que podem ajudar profissionais e equipes a alcançarem metas de projeto de maneira mais eficaz.  

Siga a leitura! 

O que é a gestão de projetos? 

A gestão de projetos pode ser definida como o conjunto de práticas, técnicas e processos utilizados para planejar, executar, supervisionar e controlar, de maneira efetiva, as atividades relacionadas a um projeto específico. Este processo inclui: 

  • Identificação e definição clara dos objetivos do projeto; 
  • Utilização eficiente de recursos humanos, financeiros e materiais; 
  • Definição de um cronograma detalhado; 
  • Gestão proativa de riscos; 
  • E avaliação contínua do progresso do projeto.

De maneira geral, a gestão de projetos busca garantir que os projetos se complementem dentro do alcance estabelecido, do orçamento designado e do prazo previsto, ao mesmo tempo em que se assegura a qualidade do resultado final.  

Além disso, essa disciplina promove a comunicação eficiente entre todos os interessados e a adaptação ágil às mudanças que possam surgir durante a execução do projeto.  

Quais os objetivos da gestão de projetos?

De acordo com a PMI International, maior associação mundial para profissionais de gerenciamento de projetos, existem alguns componentes fundamentais da gestão de projetos:

  • Definição da razão pela qual um projeto é necessário;
  • Captura dos requisitos do projeto, especificando a qualidade das entregas, a estimativa de recursos e os prazos;
  • Preparação de um caso de negócios para justificar o investimento;
  • Garantia de um acordo corporativo e de um financiamento;
  • Desenvolvimento e implementação de um plano de gestão;
  • Liderança e motivação da equipe para entrega do projeto;
  • Gestão de riscos, questões e alterações do projeto;
  • Monitoramento do progresso do projeto;
  • Gestão orçamentária;
  • Comunicação com as partes interessadas e organização;
  • Fechamento do projeto de uma forma controlada, quando apropriado.

Ciclo de vida de um projeto 

O ciclo de vida de um projeto, baseado nas diretrizes do PMBOK, inclui cinco etapas essenciais, que guiam o processo desde o seu começo até sua conclusão, de maneira eficiente e organizada. Estas etapas são: 

1. Início 

Nesta fase, se dá o pontapé inicial ao projeto, estabelecendo os objetivos gerais e avaliando se é ou não factível. Aqui, são respondidas perguntas fundamentais, como o que será feito, como, por que e quando. O início do projeto proporciona o direcionamento inicial e fornece as bases para o trabalho futuro. 

2. Planejamento 

A etapa de planejamento é crucial para detalhar todas as atividades necessárias e, com isso, alcançar os objetivos do projeto. São estabelecidos prazos, designadas responsabilidades e elaborado um plano detalhado. Esse plano inclui aspectos como alcance, cronograma, custos, recursos humanos, qualidade, comunicação, riscos, aquisições e as partes interessadas.  

3. Execução 

Com o plano pronto, começa a etapa de execução. Nesta etapa, são desenvolvidas as atividades planejadas. O objetivo, aqui, é completar as ações previstas e alcançar as metas estabelecidas. É o momento de colocar em prática os planejamentos e converter as ideias em ações.  

4. Supervisão 

Durante a fase de supervisão, as atividades do projeto são monitoradas de perto para garantir que aconteçam como o planejado e, também, para identificar previamente quaisquer possíveis desvios.  

5. Fechamento 

A etapa final do ciclo do projeto é o fechamento. Aqui, se revisa minuciosamente todo o trabalho realizado para se assegurar que sejam cumpridos todos os requisitos e, ainda, que nenhum detalhe importante passe despercebido.  

Além disso, se analisam erros e acertos para tirar aprendizados que podem ser aplicados em futuros projetos. Esses aprendizados são documentados quando o projeto for concluído.  

Quais as melhores metodologias de gestão de projetos? 

Para fazer uma gestão de projetos eficiente, o mais indicado é seguir uma metodologia específica, que facilite o planejamento, a implementação e o controle eficaz dos workflows (ou fluxos de trabalho).  

Entre as melhores metodologias de gestão de projetos, estão: 

Kanban 

Kanban é um modelo simples, que se baseia em um painel visual, no qual se identificam as tarefas por códigos coloridos, que se movimentam por etapas específicas.  

Esta metodologia permite maiores flexibilidade e adaptabilidade para lidar com mudanças no processo e nos requisitos do projeto, ainda que possa requerer uma maior dependência da organização do time.   



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Lean 

Lean se concentra em fazer “mais com menos”, eliminando atividades desnecessárias e melhorando continuamente o processo de produção. O foco, aqui, está no valor para o cliente e na eliminação de desperdícios.  

As vantagens do Lean incluem a eficiência e a redução de custos, ainda que possa ser difícil implantar essa ferramenta em organizações com processos muito engessados. 

Agile 

Agile, ou Metodologia Ágil, é uma metodologia centrada na colaboração, comunicação e entrega antecipada de valor para o cliente. Promove a adaptação às mudanças e a participação do cliente na tomada de decisões.  

Suas vantagens incluem uma maior flexibilidade e capacidade de adaptação, embora uma de suas desvantagens seja a dificuldade de prever custos e os prazos do projeto. 

Qual ferramenta utilizar para a gestão de um projeto? 

A gestão de projetos requer um planejamento meticuloso, uma execução precisa e um controle constante para garantir que seja cumprido dentro dos prazos e orçamentos estabelecidos. Por essa razão, contar com uma ferramenta adequada, como um software de gestão, é imprescindível.  

Essa solução tecnológica não só facilita o processo de planejamento e execução, como também melhora a coordenação entre equipes, otimiza o uso de recursos e proporciona informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas

Nesse contexto, o Checklist Fácil pode ser uma peça fundamental na gestão de projetos, com funcionalidades inovadoras, desenvolvidas para maximizar a eficiência e o sucesso na execução dos seus projetos.  

Veja algumas dessas funcionalidades: 

1. Checklists inteligentes 

Através da implementação de checklists, nossa solução permite padronizar os elementos, reduzindo, assim, os erros manuais. 

Além disso, ao eliminar o uso de papel, os custos operacionais são reduzidos. Também, a possibilidade de solicitar o registro de arquivos multimídia e as assinaturas digitais garante a precisão dos processos.  

2. Planos de ação 

Com o Checklist Fácil, você pode criar, programar e realizar um acompanhamento dos seus planos de ação personalizados segundo as necessidades específicas do seu projeto.  

Isso inclui estabelecer prazos, designar responsáveis, analisar o impacto das atividades realizadas e estabelecer datas limite para a sua finalização. Tudo isso garante uma melhoria contínua na prestação de serviços.  

3. Workflows automatizados 

Nossa solução automatiza o fluxo de trabalho da equipe, facilitando a coordenação das tarefas colaborativas e melhorando a comunicação interna e externa da empresa. 

Ao reduzir erros nos processos e controlar prazos e cronogramas das operações, alcançamos uma execução mais eficiente e efetiva do projeto.  

4. Dados e relatórios 

Essa funcionalidade te permite supervisionar os indicadores de desempenho das equipes, identificar alterações e realizar um acompanhamento do desempenho das partes relacionadas ao projeto.  

Sua integração com Power BI permite criar dashboards personalizados para obter informação precisa e em tempo real, o que facilita a tomada de decisões.  

Otimize seu caminho para o sucesso com uma gestão de projetos eficaz 

A gestão de projetos é, sem dúvidas, a chave para garantir o sucesso na execução de iniciativas empresariais. 

No entanto, é importante entender que não se trata apenas de seguir um conjunto de passos predefinidos, mas, sim, de se adaptar continuamente às mudanças e aos desafios que surgem no caminho. 

Ao implementar boas práticas e aproveitar as tecnologias disponíveis para a digitalização de processos, você pode fazer com que seus projetos sejam mais exitosos e eficientes. 

Por isso, contar com uma ferramenta como o Checklist Fácil é fundamental para padronizar processos, melhorar a eficiência e aumentar a produtividade da sua empresa.  

Registre-se para obter uma demonstração gratuita da ferramenta de checklists digitais líder na América Latina e comece a otimizar sua gestão de projetos o quanto antes!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança