Método Kaizen: o segredo para melhoria contínua de processos

A melhoria contínua dos processos deve estar no topo da lista de prioridades da empresa. O método Kaizen contribui para isso através de 8 princípios.
Atualizado em: 29 de maio de 2023
Tempo de leitura: 3 minutos

Garantir a melhoria contínua de processos é uma das estratégias mais eficazes para a empresa aumentar a sua produtividade e os resultados. Existem muitas metodologias que podem ser aplicadas para essa finalidade, mas uma das mais conhecidas e utilizadas é o método Kaizen.

Neste artigo, explicamos o que trata a metodologia, quais são seus princípios e como é possível aplicar em 6 etapas. 

Boa leitura!

O que é a metodologia Kaizen e como ela funciona?

A metodologia Kaizen é uma filosofia que traz consigo estratégias e boas práticas para aprimorar processos e garantir a melhoria contínua. Algumas delas envolvem padronização de tarefas e monitoramento para identificar gargalos e apontar necessidades de acertos e ajustes.

O que torna o método Kaizen tão interessante é que ele não foca apenas em processos complexos, mas também busca aprimorar as operações mais simples, uma vez que elas também interferem e impactam os resultados. 

Princípios do método Kaizen

Para garantir a melhoria contínua de processos, o método Kaizen se fundamenta sobre boas práticas e princípios, sendo os principais:

  1. O aprendizado se dá por meio da prática;
  2. Colaboradores precisam estar envolvidos e comprometidos com suas responsabilidades;
  3. Deve-se classificar o que é útil e eliminar os desperdícios;
  4. A empresa precisa ser transparente quanto às informações;
  5. Padronizar processos é o caminho mais rápido para reduzir erros e falhas;
  6. O foco deve ser a geração e entrega de valor;
  7. A saúde e a segurança refletem na qualidade dos produtos e serviços, e bem estar dos times;
  8. É necessário monitorar os processos a fim de identificar gargalos e pontos fortes.

LEIA TAMBÉM | Mapeamento de processos: o que é e como fazer em 7 passos

Quais os benefícios do método Kaizen para a melhoria de processos?

Ao aplicar tais princípios, a empresa consegue garantir uma série de benefícios, a começar pela redução de erros e falhas, que ajuda a assegurar um ambiente de trabalho mais produtivo e disciplinado. Mas não é só isso. Abaixo, selecionamos outras vantagens interessantes que a metodologia traz para melhoria de processos:

Cultura de liderança ampliada

Uma vez que todos os colaboradores estão envolvidos e reconhecem o seu papel dentro da empresa, eles passam a atuar de forma autônoma, reagindo em momentos de crise e tomando decisões rápidas que contribuem para o sucesso e a continuidade das operações. 

Maior satisfação e engajamento

Ao oferecer um ambiente de trabalho livre de riscos, a empresa garante a saúde e a segurança de seus trabalhadores, que passam, então, a desempenhar as tarefas com muito mais motivação e empenho. Isso reflete na qualidade dos serviços prestados e produtos.

Criação de bons hábitos 

Através da prática, os trabalhadores passam a desenvolver hábitos mais construtivos que favorecem o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Dessa forma, executar atividades com excelência se torna uma consequência, não uma obrigatoriedade.  

Uso consciente de recursos e energia

Por meio dos princípios do método Kaizen, a empresa também consegue reduzir os desperdícios de recursos e energia, uma vez que os esforços dos times estão direcionados a práticas e produtos que realmente trazem retorno.   

Como aplicar a metodologia Kaizen?

A metodologia Kaizen é bastante simples de ser aplicada, sendo necessário que a empresa apenas cumpra com os seguintes passos:

1- Crie um plano de ação

Para direcionar as equipes e assegurar que todos executem suas funções, é preciso criar um plano de ação definindo todos os objetivos que a empresa espera alcançar, em quanto tempo e principais atividades envolvidas para esse fim. Também, quais os profissionais responsáveis por cada tarefa.

2- Simplifique tarefas

É preciso também que a empresa descomplique as tarefas de modo que sua execução seja o mais simples possível. Os colaboradores precisam saber exatamente o que precisa ser feito, como fazer, e qual é o melhor jeito de executar.   

3- Treine e instrua

Deve-se ainda oferecer treinamentos e instrução, para que os trabalhadores aprimorem suas habilidades e isso favoreça a qualidade dos produtos e serviços. Quanto mais a empresa investir em qualificação, menor a incidência de erros e maior o nível de produtividade.

4- A prática se torna hábito

A prática leva ao hábito, e o hábito é o que garantirá a excelência. Assim sendo, é importante assegurar que todas as atividades, sejam elas básicas ou complexas, estão sendo realizadas todos os dias, de modo que os trabalhadores as dominem completamente.

5- Monitore e avalie a produtividade 

Monitorar e avaliar a produtividade vai ajudar a empresa a identificar os gargalos e os pontos de melhoria. Essa análise e monitoramento pode ser realizada por meio de relatórios, indicadores de desempenho (KPIs) ou até mesmo gráficos. 

6- Aplique o diagrama de Ishikawa

O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta que ajuda a identificar a causa raiz de problemas. Assim sendo, a empresa também pode utilizá-lo para pensar em formas de eliminar erros e falhas e, com isso, aprimorar a qualidade de produtos e serviços.

Além das etapas do método Kaizen citadas acima, a empresa também pode recorrer a outros métodos e ferramentas que auxiliam na implementação da melhoria contínua e padronização de processos, como é o caso da metodologia Lean, Seis Sigma, Ciclo PDCA, 5s e do Checklist Fácil.

O Checklist Fácil é uma solução que foi desenvolvida para descomplicar atividades, elaborar planos de ação e controlar processos, em tempo real. Peça um teste grátis agora mesmo e descubra como se beneficiar da ferramenta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança