Descubra como a automação industrial revoluciona os processos de produção

Pronto para otimizar sua empresa? Descubra o que é automação industrial, os sistemas mais utilizados nela e todos os seus benefícios.
Atualizado em: 31 de janeiro de 2024
Tempo de leitura: 4 minutos

O início da automação industrial aconteceu no século XVIII, com a implementação de maquinaria no setor têxtil. Porém, não foi até o ano de 2010 que esse conceito começou a se integrar plenamente com a robótica, a inteligência artificial e o acesso a dados em tempo real.

Uma vez que possibilita a mecanização de tarefas repetitivas por meio da tecnologia, melhorando assim a eficiência dos processos de produção de uma empresa, a automação industrial tornou-se um aspecto de suma importância para a otimização desses processos.

O impacto e a adoção foram tão significativos que, de acordo com a empresa de pesquisa Informe de Expertos, “o mercado mundial de automação industrial atingiu um valor de USD 162 bilhões em 2022“.

Portanto, embora os elementos que compõem o que hoje conhecemos como automação industrial tenham evoluído muito ao longo das décadas, essa prática continua sendo essencial quando se trata de produtividade, redução de custos e segurança no trabalho.

Nesse sentido, para obter uma compreensão máxima do tema, abordaremos o que é a automação industrial e exploraremos os sistemas mais utilizados em sua implementação, bem como os benefícios que oferecem.

O que é automação industrial?

A automação industrial é o conjunto de sistemas que, com o auxílio da tecnologia, reduzem ao mínimo a necessidade de intervenção humana na execução de determinadas tarefas. Isso tem como objetivo aumentar a produtividade e permitir que os colaboradores se concentrem em trabalhos mais relevantes para a organização, em vez de se dedicar a atividades repetitivas e tediosas.

Através do uso de diferentes elementos, como sensores, sistemas de controle, transmissores e câmeras, são obtidos dados associados à produção que, posteriormente, resultam na automatização de processos industriais.

Automação Industrial: sistemas mais utilizados

A seguir, apresentamos uma lista dos sistemas mais relevantes e amplamente utilizados na automatização industrial.

1. Robótica industrial

A robótica industrial nada mais é do que a implementação de robôs no ambiente de produção ou fabricação. Ao contrário das máquinas convencionais, os robôs geralmente possuem uma maior amplitude de movimento, adaptabilidade a diversas situações e uma nula necessidade de controle humano.

Com isso, eles favorecem um ambiente no qual o talento humano pode se dedicar a processos vitais para o desenvolvimento da empresa, como inovação, gestão de projetos de melhoria contínua, recursos humanos, cultura organizacional, entre outros.

2. Sistemas de Controle Automático

Os sistemas de controle automático são dispositivos ou ferramentas tecnológicas que, de forma independente e com uma determinada frequência, verificam se cada componente da produção está funcionando adequadamente e, se necessário, tomam decisões para otimização.

3. Sensores Avançados

Os sensores avançados coletam dados físicos, tais como:

  • temperatura;
  • pressão;
  • nível de líquido;
  • umidade;
  • e velocidade.

Uma vez que os sensores têm conhecimento de todos os dados mencionados (ou os que são pertinentes ao tipo de indústria e seus processos), eles os transformam em informações, que são enviadas aos sistemas de controle e a diferentes dispositivos capazes de executar tarefas de acordo com as necessidades do processo. Isso ajuda a economizar uma quantidade significativa de tempo, enquanto aumentam a precisão do trabalho.

4. Software de Gestão Integrada

Um software de gestão integrada permite monitorar, controlar e analisar cada um dos processos relacionados à produção.

Embora cada máquina ou equipamento possa ter seu próprio sistema para configuração e informações, com um software de gestão integrada é possível unificá-los, realizar os ajustes necessários e acessar os dados requeridos em um único local.

Nesse sentido, o sistema Checklist Fácil pode ser um grande aliado para a eficiência operacional proveniente da automação industrial. Ao garantir que todas as etapas da produção sejam executadas de acordo com os padrões estabelecidos, ele minimiza os erros, otimiza os processos de produção e, assim, assegura a qualidade do produto final.

BAIXE GRATIS | Ebook | Conquiste máxima eficiência operacional em indústrias

Como a automação industrial melhora a eficiência dos processos?

Automação industrial melhora a eficiência dos processos de várias maneiras! Abaixo, apresentamos as 5 de mais destaque:

1. Aumento da velocidade de produção

Um equipamento ou robô não apenas pode executar tarefas a uma velocidade muito maior do que a humana, mas também pode trabalhar sem pausas e operar por um tempo indefinido. Como resultado, a velocidade de produção aumenta de maneira exponencial, permitindo a produção de mais em menos tempo.



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

2. Redução de erros

Devido ao fato de que a automação, em sua maior parte, é baseada em um sistema computadorizado que não é afetado por seu ambiente ou conhecimento, a margem de erro é baixa ou nula, exceto em situações anômalas.

3. Maior precisão

Neste aspecto, a informação coletada desempenha um papel fundamental. Considerando o pleno funcionamento dos equipamentos, eles fornecerão dados com exatidão, que poderão ser aplicados para trazer resultados também precisos.

4. Flexibilidade e Adaptabilidade

Quase qualquer sistema é flexível, não importa se é implementado na indústria alimentícia, automotiva, energética ou em qualquer outro setor. Deve sempre ser capaz de ser configurado e adaptado às necessidades e expectativas da empresa.

Além disso, isso deve ser feito de maneira rápida e intuitiva, sem a necessidade de treinamento ou tempo de adaptação.

5. Melhoria na Segurança no Trabalho

A maquinaria ou robótica pode realizar uma grande parte das tarefas mais arriscadas para os colaboradores, uma vez que é capaz de manipular substâncias perigosas ou prejudiciais ao ser humano, ou acessar ambientes hostis que poderiam representar um alto risco, por exemplo. 

Além disso, podem trabalhar em condições inadequadas para a saúde, ou até mesmo realizar tarefas pouco ergonômicas, que poderiam causar lesões em uma pessoa.

Checklist Fácil e Automação Industrial

Embora a automação industrial possa ser um processo custoso e extenso, seus resultados são evidentes desde o primeiro momento e, a médio e longo prazo, representam um desenvolvimento significativo nas finanças do negócio.

Naturalmente, o planejamento e a organização são aspectos fundamentais para implementar com sucesso a automação industrial. Para isso, as listas de verificação, ou checklists, podem ser de grande ajuda.

Ao otimizar a execução de tarefas, elas impulsionam a eficiência das operações, aumentam a qualidade dos produtos e, consequentemente, favorecem o nível de competitividade das indústrias.

Com esses objetivos em mente, convidamos você a conhecer nosso sistema de Checklist online e descobrir como a ferramenta pode transformar a eficiência operacional de sua empresa. Nossa solução atende mais de 1.400 empresas em 14 países, trazendo uma operação de alta performance, economizando tempo e recursos. Solicite agora uma demonstração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.