A Saúde e Segurança no Trabalho (SST) é um tema que pede atenção constante. Em 2022, o índice de mortalidade no Brasil chegou a 612,9 mil acidentes e 2.538 óbitos de pessoas com carteira assinada. Frente a isso, a gestão de SST com o Checklist Fácil demonstra eficiência para reduzir números como esses.
Os motivos que levam a resultados positivos com o uso da tecnologia são muitos, como:
- Aumento das inspeções, que se tornam mais práticas quando realizadas por meio digital;
- Agilidade na transmissão das informações de checagem;
- Possibilidade de tomada de ação rápida e gestão de não conformidades;
- Facilidade para gerenciamento de riscos;
- Engajamento do time nos processos de segurança;
- Histórico de registros das operações.
Neste artigo, vamos falar sobre o exemplo da Elastri Engenharia, a maior construtora do Sul do Brasil e uma das principais de todo o País. A empresa digitalizou as inspeções de segurança com o Checklist Fácil e comprovou o resultado na prática: objetivo de “Acidente Zero” alcançado.
Durante a leitura, você vai saber mais sobre como foi a mitigação do risco de acidentes com o uso da tecnologia e vai entender de que maneira o Checklist Fácil pode ajudar empresas a conquistarem resultados de excelência na gestão de SST.
Veja o que será abordado:
O principal desafio de gestão de SST
A gestão de dados sobre Saúde e Segurança no Trabalho é um dos pontos críticos da área, visto que muitas empresas ainda mantêm métodos manuais e demorados para realização de inspeções.
De acordo com o Panorama da Segurança e Saúde Ocupacional na América Latina e no Caribe, a imprecisão dos dados na gestão de SST é um problema na hora de analisar o cenário de diversos países.
Ainda que 91% dos membros da Organização Internacional do Trabalho possuam sistemas para registro e notificação de acidentes e doenças ocupacionais, somente 41% forneceram relatórios nos últimos cinco anos. A falta de tecnologia pode ser uma das causas desse número.
A Elastri Engenharia, por exemplo, mantinha inspeções manuais com formulários de papel por conta da dificuldade de levar tecnologias a áreas muito remotas. Como os canteiros de obras são extensos e, muitas vezes, sem conexão com a internet, documentos manuscritos eram a única forma de registrar as informações de segurança.
O Checklist Fácil venceu essa barreira com a possibilidade de ser utilizado offline, um dos diferenciais para o sucesso da ferramenta na construtora. Confira a história e todos os detalhes dessa parceria nos próximos tópicos.
LEIA MAIS | Guia completo sobre Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil
A realidade da Elastri Engenharia antes do Checklist Fácil
Com a indisponibilidade de internet em muitas obras, no período anterior à contratação do Checklist Fácil a Elastri Engenharia demorava semanas para conseguir repassar informações sobre as inspeções de segurança a equipes e gestores.
Por isso, o tempo era um gargalo crítico para a gestão de SST, já que as obras envolvem uma grande quantidade de pessoas trabalhando em atividades de alto risco, como:
- Trabalho em altura;
- Pátios industriais;
- Atividades em espaço confinado;
- Operação de máquinas.
Paulo Montenegro, Gerente de Sustentabilidade da organização, contou como era a área de SST na Elastri para a equipe do Checklist Fácil durante o podcast CheckTalk sobre o tema.
OUÇA MAIS | Confira o CheckTalk completo sobre tecnologia na área de Segurança do Trabalho
Eficiência operacional em SST: como a Elastri zerou acidentes com o Checklist Fácil
A Elastri Engenharia incorporou o Checklist Fácil em todas as inspeções de segurança. O Índice de Comprometimento da Liderança (ICL) passou a medir o engajamento dos líderes com a segurança do trabalho. Este é um dos indicadores de gestão em saúde e segurança do trabalho na operação que incentiva gestores a cumprirem com as inspeções e outras ações da área.
Como resultado do uso da tecnologia, o objetivo das operações é o “Acidente Zero”. Sendo assim, essa é a meta que todas as frentes de trabalho devem cumprir durante a realização das obras. Para tanto, a construtora promove iniciativas como:
- Reuniões periódicas de segurança;
- Monitoramento de boas práticas em campo;
- Diálogos diários sobre o assunto;
- Avaliações comportamentais;
- Observações de trabalho.
As checagens são realizadas periodicamente a fim de detectar qualquer desvio em campo, ou seja, possíveis não conformidades com normas de segurança e com procedimentos de rotina.
“O desvio é registrado hoje através do Checklist Fácil, tanto online quanto offline em campo. A partir do reporte do desvio, se o desvio não for solucionado no momento, dentro do Checklist Fácil é aberto um Plano de Ação, com um responsável e uma data para encerramento.”
Patricia Franciele Enck – Engenheira de SSMA da Elastri Engenharia
A ferramenta não só permitiu o acompanhamento de indicadores de segurança do trabalho em tempo real, viabilizando o controle efetivo sobre ações de segurança e gerenciamento de riscos, como também trouxe outro ganho importante com a substituição dos formulários em papel por registros mais precisos, rápidos e acessíveis sobre a operação.
BAIXE GRÁTIS | Kit estratégico de Segurança do Trabalho
Principais funcionalidades para gestão de SST na Elastri
Entre os recursos do Checklist Fácil mais utilizados na área de segurança do trabalho pela Elastri Engenharia estão:
- Workflow;
- Agendamento de checklists;
- Aplicação offline;
- Plano de ação;
- Dashboards personalizados.
Vale lembrar que o sistema é líder de mercado na América Latina para digitalização de processos, e possui mais de 150 funcionalidades para que qualquer tipo de negócio possa conquistar a eficiência operacional com sua utilização.
Confira um pouco mais sobre o uso da Elastri nos tópicos a seguir com a descrição de cada recurso do Checklist Fácil.
Workflow
O workflow viabiliza o cadastro de um fluxo de checklists relacionados, por exemplo, a um processo ou a um evento. No caso da Elastri Engenharia, a empresa possui ativa essa sequência de formulários sempre que um incidente ocorre.
Desse modo, o intuito é investigar e analisar o ocorrido aplicando os seguintes checklists:
- Comunicado preliminar sobre o evento;
- Coleta de informações;
- Levantamento de causas básicas e imediatas;
- Evidências (com inclusão de fotos, depoimentos e outros documentos).
Agendamento de checklists
Agendar checklists favorece a gestão de SST pois evita que determinada checagem deixe de ser realizada. Por essa razão, a funcionalidade é fundamental para que as ações de segurança não fiquem em segundo plano.
O sistema envia notificações para os usuários responsáveis, lembrando com antecedência sobre as verificações pendentes.
Aplicação offline
O aplicativo do Checklist Fácil possui um diferencial importante para muitas operações: a possibilidade de utilização do sistema quando não há conexão com a internet. Dessa forma, as informações podem ser cadastradas normalmente sem internet, para sincronização posterior.
Esse recurso ajuda equipes de trabalho como as da Elastri, que atuam em áreas remotas, com grandes extensões. Portanto, não há limitação para executar as inspeções de segurança.
Plano de Ação
O Checklist Fácil gera automaticamente um Plano de Ação ao detectar um procedimento fora do padrão ou qualquer outra anormalidade.
Com isso, a pessoa responsável pela tratativa é notificada, e todo o andamento da resolução pode ser acompanhado pelo sistema até que o problema seja resolvido.
Dashboards personalizados
Os dados são o insumo mais importante para a melhoria contínua e a qualidade dos processos. Com as aplicações realizadas, gestores e equipes têm acesso contínuo aos registros, visualizando indicadores e detalhes pertinentes sobre a operação a qualquer hora, em qualquer lugar.
Eficiência operacional para sua gestão de SST
Com cases como o da Elastri Engenharia, podemos comprovar, na prática, a importância da tecnologia para as rotinas de Saúde e Segurança no Trabalho. Mais do que isso: um sistema como o Checklist Fácil torna o trabalho mais seguro, previne acidentes e preserva a vida de pessoas colaboradoras.
Por fim, todos saem ganhando com a cultura de segurança fortalecida, ou seja, empresa, gestores e equipes em geral passam a contar com um ambiente de trabalho de confiança. Além disso, o software proporciona benefícios como:
- ROI de mais de 200% em até 3 anos;
- Economia de milhares de folhas de papel;
- Realização de 2,5 vezes mais checagens por semana
- Eficácia de 100% para as inspeções e auditorias.
Confira o case completo da Elastri em vídeo e veja como a ferramenta se destacou na operação da construtora.
Aproveite também para conhecer melhor o Checklist Fácil: faça um teste grátis ou solicite uma demonstração ao time de especialistas do sistema.