Tudo o que você precisa saber sobre a ISO 28000

Descubra como a norma ISO 28000 pode fortalecer a segurança na sua cadeia de suprimentos. Compartilhamos os seus benefícios e aplicabilidade na sua organização.
Atualizado em: 21 de dezembro de 2023
Tempo de leitura: 4 minutos

A norma ISO 28000 é um guia abrangente projetado para fortalecer a segurança na cadeia de suprimentos, e em um mundo cada vez mais interconectado e globalizado, isso se torna um aspecto crítico para as organizações em todos os lugares.

Garantir a integridade e continuidade da cadeia logística é essencial para o sucesso empresarial, impactando a proteção de ativos, reputação e segurança das pessoas envolvidas em toda a rede.

É por isso que a seguir falaremos sobre o que é a norma ISO 28000, porque é importante e como pode ajudar as organizações a identificar e mitigar riscos, melhorar a gestão da segurança e fortalecer suas operações logísticas.

O que é a ISO 28000?

A Organização Internacional de Normalização (ISO) é responsável por desenvolver padrões internacionais em vários campos para garantir a qualidade e segurança de produtos e serviços em todo o mundo.

A elaboração de normas internacionais ocorre por meio de comitês técnicos da ISO, que reúnem especialistas de diferentes países para desenvolver e manter padrões em diversas áreas.

A ISO 28000 estabelece um sistema de gestão de segurança projetado especificamente para a cadeia de suprimentos. Ela define os requisitos necessários para garantir a segurança na logística das organizações, com foco principal em controlar e reduzir os riscos e ameaças que podem surgir na cadeia logística.

Para cumprir esse propósito, ela integra medidas destinadas a garantir a segurança de produtos e serviços em todas as etapas do processo.

Para as organizações ligadas à indústria logística, ou que dependem dela, essa certificação fornece uma estrutura que identifica os elementos críticos para garantir a segurança de sua cadeia de suprimentos.

Esses elementos incluem aspectos financeiros, de produção, gerenciamento de informações e instalações para embalagem, armazenamento e transporte de produtos, entre outros pontos.

Principais aspectos regulamentados pela ISO 28000

A norma ISO 28000 estabelece requisitos para um sistema de gestão de segurança, incluindo aspectos críticos para garantir a conformidade da cadeia de suprimentos.

Isso implica que a organização deve:

  1. Avaliar o ambiente de segurança em que opera, considerando sua cadeia de suprimentos e incluindo suas dependências e interdependências.
  2. Determinar se existem medidas de segurança adequadas para lidar eficazmente com os riscos relacionados à segurança.
  3. Gerenciar o cumprimento das obrigações legais, regulatórias e voluntárias assumidas pela organização.
  4. Alinhar os processos e controles de segurança, incluindo aqueles que afetam a cadeia de suprimentos, para atender aos objetivos da organização.

A gestão da segurança está intrinsecamente relacionada a vários aspectos da gestão empresarial, abrangendo todas as atividades sob controle ou influência da organização, incluindo aquelas que impactam a cadeia de suprimentos.



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

É importante ter em mente que algumas organizações que gerenciam múltiplas cadeias de fornecimento podem exigir que seus fornecedores atendam a padrões específicos, a fim de cumprir os requisitos de gestão de segurança.

O Ciclo PDCA na implementação da norma ISO 28000

A norma ISO 28000 utiliza o modelo Plan-Do-Check-Act (PDCA, em inglês) para planejar, estabelecer, implementar, operar, monitorar, manter e melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão de segurança de uma organização.

Planificar

Nesta etapa, trata-se de definir políticas de segurança, objetivos, metas, controles, processos e procedimentos relevantes para a melhoria da segurança. O objetivo é alcançar resultados alinhados com as políticas e propósitos da organização.

Fazer

A organização concentra-se na implementação e operação das políticas, controles, processos e procedimentos de segurança previamente estabelecidos.

Verificar

Realiza-se um monitoramento e revisão contínuos do desempenho em relação à política e aos objetivos de segurança. Os resultados dessa avaliação são informados à gerência para revisão, e ações corretivas e de melhoria são determinadas e autorizadas conforme necessário.

Agir

Na última fase, a empresa foca na manutenção e melhoria contínua do sistema de segurança. Isso envolve tomar medidas corretivas com base nos resultados da revisão da administração, além de reavaliar o escopo do sistema de gestão de segurança e a política e objetivos de segurança.

Benefícios da ISO 28000

A implementação da norma ISO 28000 traz uma série de vantagens para todas as frentes, incluindo:

  • Facilitar a identificação e mitigação de riscos e ameaças à segurança da cadeia de fornecimento por meio da aplicação de controles adequados.
  • Reduzir a necessidade de inspeções extensivas, economizando tempo e recursos.
  • Melhorar a gestão de riscos em geral, levando a operações mais seguras e eficientes.
  • Contribuir para a segurança dos funcionários envolvidos na cadeia.
  • Estabelecer uma base sólida para manter relações positivas e ganhar a confiança de autoridades reguladoras e supervisoras.
  • Facilitar a integração e o cumprimento de requisitos de outros sistemas de gestão, como ISO 9001, ISO 14001 e ISO 22000.
  • Reforçar a resiliência e a continuidade das operações, mesmo em situações adversas.
  • Promover a melhoria contínua na segurança da cadeia de fornecimento.
  • Proporcionar uma vantagem competitiva no mercado.

Importância da norma ISO 28000

Muitas empresas enfrentam incerteza e volatilidade em relação à segurança do seu ambiente. Isso gera problemas que afetam seus objetivos e, consequentemente, seu crescimento.

Portanto, uma abordagem estruturada na gestão de segurança, como a ISO 28000, pode ter um impacto direto na capacidade e na credibilidade da organização.

Em última análise, a ISO 28000 não é apenas uma norma, mas um catalisador para uma abordagem proativa na segurança da cadeia de fornecimento. É um investimento na confiabilidade, reputação e sucesso sustentável da empresa em um mundo cada vez mais conectado e competitivo.

Levando em consideração que as auditorias são importantes para o cumprimento normativo necessário para obter certificações como a ISO 28000, contar com uma ferramenta de checklist online pode ser de grande ajuda.

Descubra como o Checklist Fácil pode ajudar você a realizar auditorias 100% eficazes e solicite uma demonstração gratuita hoje mesmo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.