O que é cadeia de suprimentos e por que ela é importante para as empresas?

A cadeia de suprimento compreende desde a aquisição de insumos para produzir um produto até a sua entrega ao cliente. Mas qual a sua importância e como realizar a gestão adequada? Continue a leitura e descubra!

ícone autor blogpost Estefânia Martins ícone data de postagem e atualização27/10/2020 ícone data de postagem e atualização24/11/2020 ícone comentários0 comentários ícone categoria principal Gestão da Rotina ícone tempo de leitura 4 minutos
Compartilhe este Post  : 

Cadeia de suprimentos, também chamada de Supply Chain, é um conceito que faz parte do dia a dia da logística. Ela compreende toda a operação do negócio, desde a aquisição de matéria-prima até a entrega do produto para o consumidor.

Apesar de ser um processo essencial, existem empresas que não conseguem realizar a sua gestão adequadamente. Ou seja: não mantêm a harmonia, alinhamento e integração de todas as etapas, ocasionando em prejuízos e, principalmente, insatisfação do cliente final.

Para que você não corra esse risco, sugerimos continuar e leitura. Isso porque explicaremos o que é cadeia de suprimentos, qual a sua importância e como fazer a sua gestão de forma eficiente. Vamos lá!

Afinal, o que é cadeia de suprimentos?

A cadeia de suprimentos é definida como um conjunto de atividades e tarefas envolvidas no processo que abrange desde a aquisição de insumos pela empresa até a entrega do produto ao cliente que efetuou uma compra.

A sua gestão deve contemplar processos como:

  • Compra de matéria-prima;
  • Controle de estoque;
  • Criação de códigos de barras;
  • Escolha da embalagem mais adequada;
  • Produção e armazenamento do produto;
  • Processamento de pedidos efetuados pelos clientes;
  • Movimentação interna e transporte;
  • Logística de distribuição.

Tudo isso deve ser administrado de forma integrada e organizada para gerar resultados positivos para a empresa. O que significa que é preciso que haja um planejamento, alinhando colaboradores, fornecedores, serviços terceirizados, varejistas e compradores.

Para que serve a gestão de cadeia de suprimentos?

Ela tem como objetivo principal adequar todo o processo que envolve o desenvolvimento e entrega de um produto. Assim, é capaz de ajudar na redução de custos, aumentando a qualidade e gerando, no fim das contas, a satisfação do cliente.

Quer um exemplo? Imagine que os setores de uma empresa não conversam entre si. A tendência é que cada um adote o processo que for mais conveniente, concorda? Isso significa que o setor de marketing pode desenvolver uma embalagem super descolada e moderna sem se preocupar se ela é resistente para o tipo de transporte adotado, por exemplo.

Agora vamos supor que o setor de compras de insumos age sem se preocupar com o estoque. Toda uma produção pode ser encerrada porque uma peça não foi adquirida, levando a um prejuízo incalculável.

Logo, podemos dizer que a cadeia de suprimentos existe para que haja uma troca de informações entre os setores, fazendo com que atuem de forma estruturada.

Como gerenciar adequadamente uma cadeia de suprimentos?

Não existe uma fórmula mágica para realizar a gestão de cadeia de suprimentos, uma vez que as empresas possuem processos próprios de produção. Sendo assim, o primeiro passo consiste justamente em realizar uma análise geral da organização, de forma a descrever como cada etapa ocorre.

Como já mencionamos, esse mapeamento deve ser amplo, abrangendo desde a aquisição dos insumos até a entrega ao consumidor final. Questione-se sobre alguns pontos, incluindo: 

  • Como é o contato com o fornecedor? Ele é recorrente para que os prazos sejam cumpridos e de acordo com as solicitações do setor de produção?
  • A estrutura para o seu estoque é adequado para o perfil do seu produto? Você tem controle sobre a quantidade armazenada?
  • O setor de marketing e vendas atua de acordo com a produção? 
  • As manutenções das máquinas são feitas de forma preventiva, a fim de evitar paradas bruscas?
  • O processo de logística é planejado de forma a cumprir os prazos prometidos aos clientes?

Além disso, é essencial contar com uma equipe integrada e bem informada, bem como ter um controle sobre histórico de vendas – pois isso ajuda a prever demandas e, assim, organizar toda a cadeia de suprimentos.

Principais benefícios de ter uma cadeia de suprimentos bem organizada

Você entendeu o que é uma cadeia de suprimentos e viu dicas para realizar a sua gestão. Mas quais são os benefícios reais que ela oferece para as empresas?

Partindo da premissa de que o cliente é o centro do trabalho de qualquer empresa, é possível afirmar que o gerenciamento da cadeia de suprimentos influencia diretamente no crescimento do negócio. Afinal, todos os processos tem como objetivo oferecer um produto de qualidade no final.

Mas as vantagens não param por aí. No momento em que as informações são compartilhadas entre todos os setores, é possível planejar ações mais apropriadas às necessidades atuais e futuras.

Outros benefícios que merecem destaque são:

Otimização da linha de produção

No momento em que o gestor tem controle e acesso a todos os processos realizados na empresa, ele consegue atingir resultados mais satisfatórios.

Logo, passa a oferecer uma melhor experiência ao cliente, com produtos de qualidade e entrega nos prazos estabelecidos.

Redução de custos operacionais

Quando se realiza a gestão adequada da cadeia de suprimentos, é possível visualizar rapidamente gargalos, falhas, desperdícios e pontos de melhorias.

Assim sendo, é possível desenvolver planos de ação de forma a ajustar esses pontos antes que causem problemas. Permitindo, portanto, atuar sempre em alto nível, sem desperdiçar recursos.

Agilidade nos processos

No momento em que os processos estão alinhados, eles se tornam menos complexos, fazendo com que sejam realizados com maior velocidade. Desta forma, é possível entregar produtos de qualidade em menos tempo – algo que o consumidor moderno valoriza cada vez mais.

Aperfeiçoamento da logística

Como explicamos, a logística também faz parte da cadeia de suprimentos, uma vez que é ela que garante que o produto chegue ao cliente. Quando integrada aos demais processos, há uma melhora significativa em toda a operação logística, otimizando o tempo e garantindo que todas as entregas ocorrerão dentro dos prazos estipulados.

E quem ganha com isso tudo? A empresa, é claro, que vê a satisfação dos consumidores e os seus resultados aumentarem cada vez mais.

Agora que você entendeu o que é cadeia de suprimentos, que tal começar a fazer o seu gerenciamento? Você pode iniciar realizando uma inspeção, a fim de identificar se as atividades estão em conformidade com aquilo que você planejou. 
Quer saber como o Checklist Fácil pode te ajudar a realizar todos esses processos de forma organizada e ágil? Agende uma demonstração gratuita!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *