O blockchain tem emergido como uma tecnologia disruptiva capaz de transformar os principais segmentos dos setores da economia. Na Indústria 4.0, isso não seria diferente: a ferramenta tem o potencial de otimizar e aprimorar processos industriais como o rastreamento de produtos e a segurança das informações, entre outras aplicações.
Quer entender como o blockchain funciona e qual seu papel na Manufatura Avançada? Continue a leitura!
Veja o que será abordado:
O que é blockchain?
Blockchain é uma tecnologia composta por um banco de dados digital descentralizado e uma rede de protocolo P2P, ou point to point. O mecanismo do blockchain é formado por blocos interconectados por meio de criptografia, o que permite o armazenamento e o compartilhamento de informações de forma transparente, segura e confiável.
Em tradução simples, blockchain significa “cadeia de blocos”, o que representa bem o funcionamento dessa tecnologia.
O termo blockchain ficou bastante popular no mundo das finanças, com o advento das transações por criptomoedas. Contudo, como você verá neste artigo, esta tecnologia tem papel importante em diversos contextos, como o da Indústria 4.0.
Como funciona o blockchain?
De maneira simples, podemos dizer que cada bloco contido no blockchain carrega uma informação e possui um código, que é sua identificação digital, ou hash. O hash de um bloco é formado a partir da sequência de dados do bloco anterior — é daí a ideia de uma corrente ou cadeia.
Os blocos estão interligados por estes códigos de tal forma que torna bastante difícil — para não dizer impossível — qualquer tentativa de fraude nas informações ali contidas. Outra característica que dificulta qualquer tentativa de alteração é que toda informação adicionada em um bloco fica armazenada em pontos distintos, espalhados pela rede, e não centralizadas em um só lugar.
Em outras palavras, podemos explicar o funcionamento do blockchain como uma espécie de livro de registros, como de contabilidade ou de um cartório. Veja só:
Cada página desse livro possui um número que a identifica, além de conter uma informação protegida de qualquer tentativa de apagá-la ou rasurá-la. Os registros realizados neste livro possuem testemunhas e todas elas sabem o que está escrito, ou seja, não tem como alguém mudar alguma informação sem que alguém fique sabendo.
É este sistema descentralizado e criptografado que faz do blockchain uma das tecnologias mais inovadoras no que diz respeito à segurança e confiabilidade no compartilhamento de dados via internet.
Blockchain e Indústria 4.0
A hiperconectividade e o compartilhamento de dados são dois elementos chave na Manufatura Avançada. A Quarta Revolução Industrial tem como premissa a conexão dos mundos físico e digital, ou seja, ativos, sistemas e máquinas, para processos mais eficientes, ágeis e flexíveis nas indústrias.
São pelo menos nove pilares que fundamentam a chamada Indústria 4.0, como Computação em Nuvem, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e, uma das mais importantes: a Cibersegurança. E é aí que o blockchain desempenha um papel importante no contexto da Manufatura Avançada.
LEIA MAIS | O que é Internet das Coisas Industrial e quais são seus impactos?

Quais os benefícios do blockchain na Indústria 4.0?
- Confiabilidade e segurança de dados: todas as informações registradas no blockchain ficam praticamente imunes a fraudes ou quaisquer alterações não autorizadas.
- Automatização e agilidade em operações: processos como contratos e transações comerciais são realizados de forma muito mais rápida porque sua execução se dá de forma automatizada via blockchain.
- Redução de custos: Agilizando transações e contratos inteligentes, há também uma redução dos custos dessas operações para os negócios.
- Mais transparência: no blockchain, todas as partes envolvidas nas transações ou compartilhamentos de qualquer informações tem total visibilidade sobre os dados e podem atestar sua autenticidade.
Quais são as aplicações do Blockchain na indústria?
Assim como outras tecnologias aplicadas à indústria, os estudos sobre blockchain têm aumentado as possibilidades de uso dessa ferramenta nos processos industriais. Confira algumas das aplicações mais comuns hoje em dia:
Segurança de dados
É impossível falar em integração de sistemas, digitalização e análise de dados sem pensar na segurança de informações tão relevantes e sensíveis para as indústrias. Nesse sentido, o blockchain é uma das inovações que garante que essas informações permaneçam seguras, livre de fraudes.
Isso é especialmente importante quando falamos de sensores IoT, justamente porque o blockchain ajuda a reforçar a segurança e a autenticidade dos dados compartilhados entre os dispositivos.
Rastreamento de alimentos e medicamentos
O blockchain é uma das ferramentas que tem proporcionado mais confiabilidade sobre os processos de produção das indústrias de alimentos e farmacêutica. Isso porque a tecnologia garante que as informações de cada etapa sejam registradas e protegidas de alterações.
Na indústria de alimentos, o blockchain permite que informações do cultivo dos ingredientes até o processo de distribuição fiquem registrados e disponíveis para rastreamento de falhas e para consulta dos próprios consumidores.
Para a indústria farmacêutica, este registro é igualmente importante, uma vez que garante a autenticidade dos processos de fabricação e a consulta de lotes, validade dos medicamentos, informações de ensaios clínicos, entre outros dados relevantes.
Contratos inteligentes
Os smart contracts são mais uma aplicação do blockchain que tem otimizado transações e outros tipos de acordos digitais na indústria e demais setores. Os contratos inteligentes são criados e executados automaticamente a partir do cumprimento das condições por todas as partes envolvidas. O resultado disso? Zero processos manuais, maior confiabilidade e agilidade na conclusão desses contratos.

Manutenção preditiva
O blockchain também tem papel importante para a manutenção preditiva na indústria, uma vez que as tomadas de decisão sobre máquinas e equipamentos precisam ter como base dados confiáveis e precisos.
A integração do blockchain com sensores IoT aprimora este controle de dados, facilitando o monitoramento do desempenho de máquinas e equipamentos em tempo real, detectando sinais de desgaste e permitindo intervenções antes de ocorrerem falhas ou paradas não programadas.
LEIA MAIS | Manutenção Planejada: o que é como implementar em 5 passos
Segurança e confiança nas informações coletadas e compartilhadas são critérios primordiais para qualquer tomada de decisão dentro de um negócio. E mais de 1.500 empresas já estão vendo na prática a importância de contar com dados precisos e disponíveis em tempo real com o Checklist Fácil!
Que tal otimizar seus processos de checagem, como inspeções e auditorias, em sua indústria com a melhor e mais completa para coletar dados, digitalizar e padronizar processos? Conte com o Checklist Fácil para potencializar a eficiência e a qualidade da sua operação. Conheça nossa solução e peça uma demonstração.