Esclareça suas dúvidas sobre manutenção preditiva

Ideal para processos operacionais, principalmente nos setores industriais, a manutenção preditiva é indispensável para controle de riscos e otimização de processos. Saiba como implementá-la!
Atualizado em: 22 de maio de 2023
Tempo de leitura: 8 minutos

A manutenção preditiva é um serviço essencial que prevê o tempo médio de vida útil das máquinas e equipamentos. Assim, é possível indicar as necessidades e os próximos passos a serem realizados para que esse tempo seja aproveitado ou até mesmo, otimizado.

Toda empresa que depende de máquinas e ferramentas no dia a dia encontra um questionamento importante: qual é a melhor forma de manter um pleno funcionamento da minha fábrica ou indústria? 

A boa notícia é que, hoje, usando sensores inteligentes e novas tecnologias, já conseguimos identificar possíveis falhas. Para isso, porém, é essencial que seja adotada a manutenção preditiva. Esse é justamente o tema central deste conteúdo. Vem ler!

O que é manutenção preditiva?

A manutenção preditiva é uma estratégia voltada para evitar colapsos nas máquinas e equipamentos. A partir de uma série de serviços e cuidados, possibilita a antecipação de falhas ou problemas em objetos, além de encontrar soluções. 

Resumidamente, a manutenção preditiva funciona como um monitoramento diário e técnico para evitar danos, corrigir as falhas e manter a qualidade e segurança dos equipamentos

Primordialmente, este tipo de trabalho é voltado para as áreas mais operacionais e chão de fábrica das empresas, como os setores de produção e manutenção. 

Afinal, são os profissionais mais expostos aos perigos de acidentes, bem como de possíveis falhas no trabalho mecânico que depende dos equipamentos. 

Por esses motivos, a manutenção preditiva não é apenas uma atividade essencial, como também é citada na NBR 5462/1994. Sendo indicada, portanto, para que a empresa mantenha esse monitoramento pensando na segurança e na qualidade. 

Especialmente na indústria, esse tipo de manutenção pode representar economia na casa dos milhares ou milhões de reais anualmente. Sem ela, as empresas precisam arcar com custos elevados de manutenções corretivas – que são necessárias quando uma máquina para de funcionar.

De acordo com a Market Research Future, o investimento global em manutenção preditiva vai ultrapassar a marca de US $23 milhões em 2025. Esse valor leva em conta tudo que é alocado em hardware, sistemas e serviços.

Nunca mais terei problemas ao adotar a manutenção preditiva?

A manutenção preditiva nasceu para evitar problemas graves, mas sempre haverá falhas aleatórias que são impossíveis de prever ou prevenir. Os problemas causados por erros humanos na operação das máquinas é um dos casos.

Além disso, não devemos esquecer que a manutenção preditiva requer um investimento em infraestrutura. Portanto, ela é recomendada para operações que contam com isso.

Basicamente, podemos dizer que ela não é a solução para tudo. Entretanto, com as vantagens que proporciona, fará toda a diferença nas empresas, melhorando a operação, garantindo segurança e gerando menos gastos.

Agora, para entender melhor como incluir a manutenção preditiva na sua empresa, vamos explorar detalhe por detalhe. 

Mas, antes de tudo, é necessário entender uma confusão muito comum: manutenção preditiva, preventiva e predial, são coisas totalmente diferentes. Entenda!

Manutenção preditiva, preventiva e predial: entenda as diferenças

Quando falamos em ajustes e correção de problemas, na prática, estamos nos referindo aos diferentes tipos de manutenção.



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Fora desse cenário, temos a manutenção predial, que se refere especialmente ao conjunto de atividades de análise e correção em edifícios, mais ligado à engenharia e à segurança.

Por outro lado, mais voltadas para o funcionamento prático de fábricas e indústrias, temos a manutenção preditiva e a preventiva. 

Inicialmente, no caso da manutenção preditiva, podemos classificá-la como programada, não programada, corretiva, inesperada, remota e algumas outras que possuem objetivos e práticas diferentes. 

A principal diferença entre ela e a manutenção preventiva está na configuração do calendário de manutenção.

Enquanto a manutenção preditiva usa sensores de monitoramento de condição e algoritmos preditivos para orientar os cronogramas de manutenção, o calendário de manutenção preventiva é baseado no uso do equipamento e nos intervalos de tempo.

Ou seja, a manutenção preditiva funciona de forma mais periódica, enquanto o modelo preventivo é algo programado e específico.

Em resumo, a manutenção preditiva é claramente uma estratégia melhor e mais confiável, pois seu monitoramento é constante e geral. Entretanto, combinar a manutenção preventiva e preditiva é a receita para o sucesso.

Para saber melhor sobre as diferenças, aperte o play: 

Mas, se você pretender implementar um sistema de manutenção preditiva em seu negócio, atente-se aos detalhes desse desenvolvimento que podem ser desafiadores. 

Conheça análises úteis na manutenção preditiva

Existem vários tipos de análise que uma empresa pode fazer com a implementação da manutenção preditiva. Afinal, é preciso estudar e entender cada caso. 

Para entender melhor, separamos uma lista com os 5 principais análises:

1. Análise termográfica 

A análise termográfica é realizada a partir da irradiação de raios infravermelhos para identificar falhas e possíveis panes, medindo a intensidade da temperatura

É possível aplicá-la em vários tipos de equipamentos para detectar problemas como desgaste e ferrugem. O detalhe é que essa é uma técnica não invasiva, ou seja, o equipamento pode funcionar normalmente.

As variações de temperatura também são úteis para avaliar a condição dos motores, componentes mecânicos, elétricos, o isolamento e até mesmo de painéis solares.

2. Análise de Assinatura Elétrica (ESA)

A análise de assinatura elétrica (ESA – Electrical Signature Analysis) é utilizada para encontrar anomalias em motores elétricos. No caso, ela avalia o circuito e seus componentes, bem como a tensão e a corrente que entram no motor.

Em resumo, através dela é possível medir o isolamento das partes do motor, avaliar a sua degradação, o alinhamento do eixo e do rotor, avaliar as engrenagens e verificar curtos-circuitos.

3. Análise de nível e qualidade do óleo

O objetivo da análise de óleo é testar a viscosidade, a quantidade de água e a presença de outros materiais, inclusive metais, para determinar o desgaste do equipamento.

Conforme o equipamento envelhece, a amostra do óleo apontará os índices de superaquecimento e erosão. Além disso, partículas diferentes revelam problemas antes que a falha se aproxime. 

4. Análise de vibração

A análise de vibração detecta  ondas sonoras criadas por movimento do sensor conectado à máquina, gerando impulsos elétricos e fazendo o equipamento vibrar.

Essa análise é perfeita para equipamentos e máquinas rotativas, como compressores, bombas d’água e motores. A técnica também é recomendada para infraestruturas com um complexo sistema de abastecimento de água, como hotéis, hospitais e parques.

Sendo assim, ela apresenta desequilíbrios, folgas, ressonâncias e falhas de engrenagem.

5. Análise acústica

As ondas sonoras são aliadas das equipes de manutenção. Por isso, a análise acústica é uma técnica utilizada para detectar problemas no desempenho técnico do material, apontando a origem do problema e realizando ajustes necessários.

Nesse caso, as aplicações dessa análise acontecem em máquinas que utilizam dutos que transportam líquidos ou gás, como tubos e encanamentos, condensadores, sistemas de vácuo, ventiladores e compressores de ar. 

Agora que você conhece as principais análises feitas no mercado, é hora de irmos para a parte mais prática! 

5 passos para implementar a manutenção preditiva

Inicialmente, você verá etapas necessárias que sua organização deve realizar para implementar um programa de manutenção preditiva. 

Entretanto, vale destacar que cada empresa possui pontos específicos e que suas necessidades e objetivos devem ser analisados de forma única para encontrar a melhor forma de implementação. 

Confira os 5 passos iniciais:

1. Identifique os problemas

Primeiramente, identifique as máquinas, ferramentas ou equipamentos que apresentam um alto grau de reparo e custo de substituição, além daqueles com mais chances de terem problemas.

Com esse dado, é importante se questionar: quais falhas causam mais impacto no funcionamento da minha empresa? 

2. Crie um banco de dados

É essencial concentrar todas as informações sobre o funcionamento operacional da empresa em um único sistema, assim como armazenar os registros de manutenção.

Uma dica é utilizar um software de gestão, integrado a uma plataforma de checklist digital que permita criar workflows na manutenção preditiva. Desta forma, você consegue estabelecer a ordem exata em que as checagens devem ser realizadas – de acordo com as etapas do processo em questão.

Outrossim, é possível ter um acesso facilitado aos indicadores e relatórios, essenciais para controlar se o plano de manutenção está sendo seguido.

3. Defina o orçamento

A implementação da manutenção preditiva não é algo que acontece da noite para o dia. Afinal, trata-se de um serviço que reflete em diversos setores e no funcionamento da empresa. 

Por isso, é essencial ter um planejamento estratégico e orçamento bem definidos.  

Assim, avalie quais ferramentas seriam essenciais para que você consiga efetuar esse tipo de manutenção e defina um orçamento juntos aos responsáveis.

4. Implementação das tecnologias de análise

Como vimos anteriormente, manter o negócio digitalizado é essencial para organização e gestão da manutenção preditiva. Na análise de dados e resultados, isso não é diferente. 

Assim sendo, avalie o tipo de tecnologia que seria indispensável e, após a liberação do orçamento, implemente-as.

5. Faça um teste piloto

Antes de implementar na prática sua estratégia, o ideal é fazer um teste com uma de suas máquinas. Assim, os algoritmos preditivos são colocados à prova, visando validar previamente os resultados. 

Nesse meio tempo, é importante avaliar se realmente vale a pena em relação a gastos, retorno e benefícios.

Se o processo for executado de maneira adequada, estenda para os demais equipamentos. Uma vez que haverá melhorias significativas nas operações da empresa.

Como lidar com a implementação da manutenção preditiva?

Inicialmente, a manutenção preditiva começa com sensores em cada um dos seus equipamentos. Essa ferramenta coleta dados em tempo real, enviando-os para os profissionais responsáveis. 

Dessa forma, contar com um sistema que armazena os dados de monitoramento dessas condições ajuda a entender o funcionamento e também a analisar o momento certo de estabelecer um plano de manutenção

Logo, já não dá mais pra contar com papel e caneta para fazer esse tipo de trabalho.

O cenário ideal é utilizar uma solução que cria controle na palma da mão, como é o caso do Checklist Fácil, responsável por criar checklists online para coletar esses dados, analisar os relatórios e otimizar o processo como um todo.

Bem como manter a integração dos dados, gerando maior controle dos gestores e facilitando a tomada de decisão para que seja ainda mais certeira. 

Faça sua manutenção preditiva com a Checklist Fácil!

Checklist Fácil é um sistema que auxilia na criação e no controle do seu plano de manutenção preditiva

Contando com mais de 150 funcionalidades, o sistema oferece um cenário ideal para o gestor: flexibilidade de adaptação de acordo com as necessidades dos processos, uso simples e integração total das demandas.

Pensando na manutenção preditiva, algumas features se destacam, como:

  • Agendamento de checklist;
  • Checklist por imagem, vídeos e áudios; 
  • Plano de ação personalizado;
  • Geração de relatórios diversos; 
  • Fluxo de aprovação prático e integrado; 
  • Insights e análises para tomada de decisão.

Além disso, o sistema pode ser incorporado por outros setores – não apenas o de manutenção. Sendo assim, quem atua com qualidade industrial, prevenção de perdas, segurança do trabalho, entre outros, também pode se beneficiar da ferramenta.

E o melhor de tudo: eles passam a atuar de forma integrada, permitindo uma gestão ainda mais unificada e assertiva.

Vantagens da manutenção preditiva

Agora que você entendeu o “como”, é momento de conhecer os benefícios de incorporar esse tipo de manutenção. Pondere essas informações antes de incorporá-la ao seu negócio!

A principal vantagem da manutenção preditiva é que ela atua no momento certo, reduzindo tempo de inatividade e aumentando a disponibilidade dos equipamentos.

Além disso, a manutenção é programada de acordo com a necessidade, evitando o desperdício de mão de obra em manutenções desnecessárias. 

Ao reduzir os reparos de emergência e os desperdícios que mencionamos acima, ela ajuda a controlar melhor o orçamento destinado a isso. Bem como na organização da empresa, pois é possível planejar todas as demandas e equipes com antecedência. 

De forma geral, a manutenção preditiva oferece diversos tipos de benefícios e cada uma pode atender a vários tipos de empresas, conforme suas especificações. Saiba mais agora!

Reduz os custos de manutenção

A redução de custos é uma vantagem clara desse tipo de manutenção. Por serem capazes de prever e evitar falhas de equipamentos, as empresas podem poupar muito dinheiro, principalmente em setores com uso intensivo de máquinas. 

Através da manutenção preditiva, é possível criar uma rotina planejada de monitoramento, além de evitar a necessidade de trocar os equipamentos por novos.

Reduz o tempo de interrupção da operação

Cada setor tem uma taxa máxima de tempo que pode operar sem uma de suas máquinas. Ao introduzir a manutenção preditiva na rotina, mais focada em evitar essas falhas nos equipamentos, esse percentual cai para índices próximos de zero.

E mais: praticamente não acontecem interrupções. Assim, você economiza dinheiro enquanto aumenta a eficiência e a qualidade no trabalho.

Eleva a produtividade

A manutenção preditiva reduz o tempo necessário para reparos e a frequência da manutenção em caso de falhas críticas nos equipamentos

Se o número de avarias diminui, as condições da fábrica melhoram drasticamente, levando a uma redução dos acidentes de trabalho. 

Todos esses fatores ajudam a aumentar a produtividade. Além disso, melhoram o funcionamento dos equipamentos, deixando-os mais eficientes.

Melhora o nível de segurança e de conformidade

É possível evitar e tratar riscos de segurança. E, assim, prever possíveis problemas antes que afetem os trabalhadores.

Nesse sentido, sabemos que os setores mais operacionais, como fábricas e indústrias, possuem uma alta taxa de acidentes de trabalho. Dado este que vem sendo combatido pelos empresários, mas que requer cuidados diários. 

Em outras palavras, a manutenção preditiva pode tomar as medidas adequadas para diminuir os riscos de segurança, analisando dados de várias fontes e gerando soluções.

Que tal esquecer os papéis e começar a economizar e otimizar processos com o Checklist Fácil? Agende uma demonstração gratuita para conhecer as principais funcionalidades e o caminho para otimizar o seu plano de manutenção preditiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança