Como usar a Inteligência Artificial para otimizar processos industriais?

A Inteligência Artificial já deixou de ser uma tendência e está revolucionando a indústria. Saiba mais sobre o assunto neste post!
Atualizado em: 22 de março de 2024
Tempo de leitura: 6 minutos

A Inteligência Artificial é uma tecnologia que vem sendo estudada e aprimorada há anos, e ganhou destaque nas últimas décadas, por ser aplicada em diferentes ferramentas e áreas da indústria. 

Em 2020 ganhou notoriedade e se popularizou após a publicação da Inteligência Artificial de código aberto ChatGPT. O ChatGPT, publicado e desenvolvido pela OpenAI, faz uso da tecnologia de processamento de linguagem, ou seja, utiliza de diferentes tipos de linguagem (matemática, geografia, línguas, etc.) para interagir com os usuários de maneira conversacional.

Mas essa ferramenta é apenas uma das formas em que a Inteligência Artificial está sendo utilizada hoje. Neste artigo te explicamos como foi o crescimento dessa tecnologia e como as indústrias podem se beneficiar para otimizar processos com a Inteligência Artificial. 

Como a IA surgiu e começou a ser aplicada na indústria?

A primeira vez em que o termo Inteligência Artificial foi utilizado, foi em uma conferência em Dartmouth pelo professor de Stanford John McCarthy. Ele citou a IA para nomear as máquinas que poderiam reproduzir informações de forma similar à inteligência humana. A partir dessa conferência, IA tem sido utilizada para descrever o campo de estudo e esse tipod e tecnologia.

Na década de 70, a onda de estudos relacionados à IA continuou, dessa vez com o uso de elementos mais simples para construir sistemas mais complexos. A abordagem ficou conhecida como “Métodos Fracos”. Nessa época, a possibilidade de escalonar o processamento de informações ainda não era possível, mas abriu portas para pesquisas relacionadas aos “Sistemas Especialistas”, que são um tipo de inteligência criada para resolver problemas ou questionamentos específicos. 

Desde então, os estudos com IA apenas aumentaram, e hoje temos sistemas como o ChatGPT, que realiza o processamento de inúmeras linguagens, para responder de forma conversacional, respostas muito específicas. As conclusões do ChatGPT são feitas a partir de tentativa e erro. Ele entende quais são as respostas mais prováveis para aquele questionamento e entrega a partir da sua base de dados. 

A Checklist Fácil, software utilizado por diferentes indústrias em auditorias e checagens, é uma das empresas que utiliza essas ferramentas para otimizar seus produtos e fornecer soluções aplicáveis para a indústria. Uma delas é a função de criar Checklist com Inteligência Artificial, que utiliza a IA para gerar formulários de forma rápida e prática. 

A segunda solução é a integração com sensores IoT, que podem ser utilizados na manutenção de maquinário e prevenção de acidentes. A integração permite que a empresa acompanhe em tempo real os sensores inteligentes e, assim, consiga corrigir erros. 

Benefícios e impactos positivos da IA na indústria

A Inteligência Artificial e o avanço tecnológico que ela traz, tem o potencial de otimizar a indústria. Tanto na produção, ao automatizar máquinas e otimizar funções que antes levariam muito tempo, até na parte de gerenciamento e análise de processos. Alguns desses benefícios são:

Aumento de qualidade em produtos

A IA permite que as indústrias diminuam as falhas em produtos. A tecnologia pode diminuir a margem de erro e a quantidade de descartes de materiais e produtos. Apresentando assim, uma taxa menor de rejeição, tanto por parte do controle de qualidade quanto por parte dos consumidores.

Em diferentes indústrias, as máquinas são capazes de corrigir itens em fila de produção e também comunicar com as áreas de venda e de estoque. A Amazon é um ótimo exemplo disso: a contagem de estoque em diferentes centrais é feita por robôs, otimizando o processo de venda e reduzindo custos com mão de obra.

Redução de custos

A IA traz impactos positivos para as finanças da empresa através de diversas aplicações, como na identificação de oportunidades de economia, na otimização de processos, manutenção preditiva de equipamentos, gestão de inventário e, claro, na otimização da mão de obra.

O melhor aproveitamento da matéria-prima dos produtos também evita desperdício e facilita a redução de custos para a empresa.

Aumento de produtividade

A Inteligência Artificial permite uma maior agilidade no momento de realizar funções simples, mas que por vezes exigem tempo dos colaboradores. Um exemplo é a criação de formulários para auditorias que a Checklist Fácil consegue entregar em poucos minutos com IA, o que poderia exigir horas de trabalho de um colaborador.

Um outro aspecto é que as máquinas podem tomar atitudes inteligentes após o aprendizado por repetição, sendo possível um ciclo de produção que dura horas sem interrupção humana. Com menos pausas, a empresa garante maior produtividade e crescimento de receita.

Identificação de falhas

Por ser um sistema que aprende através de acertos e erros, a IA consegue fazer autocorreções a partir de eventos salvos em sua base de dados.

Então, se a empresa consegue informar para as máquinas ou o sistema que não é positivo quando há desperdício de um material na linha de produção, a máquina consegue identificar erros nesse sentido.

A partir da identificação dessas falhas, a indústria sabe o momento certo de realizar manutenções, com o intuito de impactar o mínimo possível a produção.

BAIXE GRÁTIS | Kit Estratégico para Indústrias

Dados para tomada de decisão ágil

A IA consegue captar informações a partir de uma base de dados, analisá-los e realizar simulações que auxiliam nas tomadas de decisões. E essa tecnologia pode ser utilizada em diferentes áreas da indústria: na parte de produção, na gestão de matéria-prima ou suprimentos, influenciando no método de produção, melhorando a receita e diminuindo custos.

Em áreas gerenciais, o uso dessa tecnologia permite uma tomada de decisão mais estratégica e baseada em dados, sem perder tanto tempo fazendo a compilação e análise.

Perspectiva para o futuro do uso da IA nas indústrias

Podemos falar de futuro, mas a realidade é que hoje as empresas já utilizam IA para otimizar e automatizar processos em atividades que, por vezes, nem se dão conta. De acordo com o Gartner, em uma declaração para a Época Negócios “[…] mais de 80% das empresas terão utilizado, até 2026, APIs e modelos de Inteligência Artificial Generativa e/ou implementado aplicativos habilitados para a tecnologia em seus ambientes de produção.” 

Isso demonstra como os profissionais da indústria já entenderam que para prevenir erros de produção, erros em tomadas de decisão e solucionar entraves logísticos, as máquinas e as novas tecnologias são aliadas para uma maior eficiência. 

Os benefícios que a IA pode implementar na indústria são inúmeros, entre eles estão:

  • Otimização de design e prototipagem;
  • Simulação avançada;
  • Operações autônomas;
  • Manutenção preditiva e prescritiva;
  • Inovação contínua;
  • Sustentabilidade;
  • Otimização de processos, etc.

Tendências da indústria com a IA e outras tecnologias

A IA impacta a indústria e vice-versa. E não são poucas as inovações que estão por vir. Conheça os principais exemplos:

Automação

Conforme a Inteligência Artificial vai refinando a sua capacidade, ela ganha mais poder de automatizar processos. A IA permite a automação de tarefas repetitivas e previsíveis, otimizando a produção, reduzindo custos e melhorando a eficiência operacional.

Um exemplo é a implementação de sistemas de visão computacional em linhas de montagem, que usam algoritmos de IA para inspecionar produtos em tempo real, identificando imperfeições e garantindo a qualidade da entrega.

Robôs colaborativos

Robôs que trabalham em colaboração com humanos serão cada vez mais comuns na indústria. Também conhecidos como cobots, eles são projetados para realizar tarefas que exigem mais precisão e força. Assim, os trabalhadores podem lidar com atividades complexas que exigem habilidades cognitivas. A IA desempenha um papel fundamental na programação e no controle desses robôs, permitindo uma colaboração segura e eficiente entre humanos e máquinas.

IA e a cadeia de suprimentos

Os algoritmos da Inteligência Artificial conseguem em tempo real analisar dados de todos os stakeholders para otimizar o planejamento de diferentes áreas, entre elas produção, estoque e logística, tornando o trabalho mais eficiente e ágil.

Empresas de logística, por exemplo, podem utilizar a IA para otimizar rotas de entrega e programação de transporte. Por meio da análise de dados históricos e condições em tempo real, a tecnologia é capaz de identificar a melhor rota para cada entrega, reduzindo custos e tempo de trânsito.

LEIA MAIS | O que é cadeia de suprimentos e como realizar a sua gestão eficiente?

IA e Internet das Coisas (IoT)

A junção da IA com IoT vai potencializar a eficiência das operações, prever manutenções com mais precisão e tomar decisões melhores com base em dados. Os dispositivos conectados já conseguem coletar dados em tempo real e fornecer insights necessários para um melhor desempenho da indústria.

Aprendizado de máquina contínuo

O aprendizado de máquina contínuo permite que sistemas de IA se adaptem a novas situações e aprimorem suas capacidades de forma autônoma, através da coleta e análise de dados em tempo real. Para a indústria, em que as condições e necessidades mudam rapidamente, esse tipo de tecnologia é primordial. Um exemplo prático é o aprendizado sobre erros em maquinário, algo que pode prever falhas nos equipamentos e evitar tempo de inatividade não planejado, por exemplo.

Conclusão

O uso da Inteligência Artificial oferece oportunidades significativas para otimizar processos industriais, desde melhorar a eficiência operacional até prever necessidades de manutenção.

No entanto, é crucial abordar questões éticas e de transparência para garantir que a IA seja aplicada de forma ética e responsável, minimizando possíveis impactos negativos e maximizando seus benefícios para a sociedade e o meio ambiente.

Na Checklist Fácil, sistema completo para digitalizar e automatizar processos e líder na América Latina, entendemos a importância de incorporar a IA em nossas soluções. Com a opção Criar Checklist com Inteligência Artificial através da integração com ChatGPT, oferecemos uma maneira inovadora de potencializar a eficiência das operações industriais. Entenda como nossa tecnologia pode transformar seu negócio com uma demonstração gratuita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança