5 dicas para evitar imprevistos no momento de inauguração da sua loja

Sua cerimônia de inauguração tem que ser arrebatadora e sem falhas. Mas como fazer isso? Como planejar cada detalhe do evento, sem que imprevistos aconteçam justamente no momento de inauguração de sua loja? Leia nosso post e descubra como organizar uma inauguração de loja bem sucedida!

Victor 06/08/2015 Atualizado em: 06/05/2020 8 comentários Gestão Estratégica 2 minutos

A inauguração de um novo estabelecimento, seja uma loja própria ou uma franquia, se trata de uma ocasião importante para o empreendedor. Afinal de contas, começar bem no mercado e já chamando a atenção de seu público-alvo lhe dá a chance de mostrar que sua loja chegou para ocupar um espaço de forma notável e extraordinário.

1. Escolha o público-alvo e o dia apropriado

O primeiro grande passo é selecionar o dia e a hora quando o evento vai acontecer. É essencial que a inauguração não coincida com nenhuma passagem ou data comemorativa importante do calendário de sua cidade.

Também deve-se considerar também o grupo de consumidores que se pretende atingir com o evento: leve em conta aqueles clientes típicos que você espera que frequente o estabelecimento, e procure harmonizar o dia e a hora escolhidos conforme a rotina desse público.

2. Pense sobre sua lista de convidados e na divulgação do evento

Dependendo do tipo de loja e da dimensão do evento que você quer planejar, você vai optar por uma lista fechada de convidados ou uma inauguração aberta a quaisquer pessoas. Deve-se refletir com calma a fim de definir qual opção é a mais acertada para seu caso.

Uma loja mais exclusiva pode demandar um evento mais fechado, para o qual você deverá enviar convites às residências dos convidados. Em contrapartida, um estabelecimento mais popular ou de menor porte terá melhor retorno com ampla abertura para que todos a conheçam.

Então pesquise os veículos mais adequados para anunciar a inauguração, de acordo com o público, desde os anúncios na grande imprensa e jornais de bairro até a distribuição de panfletos na rua e atuação online.

3. Organize a programação de sua inauguração

Um evento como esse tem hora para começar e deve também ter hora para acabar. Ao longo do período de recepção dos convidados ou pessoas interessadas em sua loja, é conveniente oferecer alguma coisa, como aperitivos e bebidas, ou então brindes especiais da marca.

Vale a pena também distribuir impressos com informações sobre sua loja, como o website e alguns detalhes de seus produtos e serviços, para que quem esteve no local leve para casa e se sinta estimulado a continuar o relacionamento com a empresa.

Faça um checklist detalhado de tudo o que você acha que deveria ter no evento, incluindo os eventuais brindes, a decoração e a comida que será servida.

4. Limite-se a um orçamento realista para o evento

É importante deixar uma boa impressão desde o início da abertura de sua loja ao público. Isso quer dizer que você precisa atender bem às pessoas que vão à loja, mas sem se esquecer dos seus limites orçamentários. As pessoas estarão conhecendo o estabelecimento em um dia de celebração.

É melhor oferecer menos opções de bebidas e petiscos, mas de uma maneira bem controlada, do que proporcionar grande variedade de coisas que, de repente, acabam no meio do evento, por exemplo.

5. Registre seu evento para a posteridade

A inauguração é um marco de sua empresa. Portanto, contrate um fotógrafo ou profissional de filmagem para registrar esses momentos. As fotos e filmagens poderão ser aproveitadas mais tarde para divulgar o sucesso do evento e fazer a promoção da loja.

Entre em contato com a Checklist Fácil e obtenha todo o suporte necessário para a implantação de seu sistema de gestão. Siga essas dicas e aumente ainda mais o crescimento de sua empresa!

Posts Relacionados

8 Replies to “5 dicas para evitar imprevistos no momento de inauguração da sua loja”

  1. Vou inaugurar a minha empresa de serviços, na área da contabilidade, fiscalidade e recursos humanos. Não sei muito bem quais os aspetos a realçar no meu discurso. Para este tipo de evento, qual será o tempo de duração mais adequado?
    Obrigada pela ajuda.
    Melhores cumprimentos,
    Laura Manso

  2. Ola
    Vou inagurar franquia de perfumes.
    Preciso dicas para dia do evento.
    Qual horario fazer?
    Oque oferecer?
    Quero impactar os clientes com algo atrativo e inovador.

  3. Vou inaugurar um ponto de churrasco grego em cabo frio,e aqui não tem esse tipo de lanche.preciso de ajuda!

  4. Vou inaugurar um espaço de estética e beleza e gostaria de saber como oferecer o coquetel. Se durante o dia, ou a noite. Se já abrimos ao atendimento, ou só apresentamos o espaço, os procedimentos e os profissionais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *