Como montar um checklist para indústria de alimentos? Veja 7 itens indispensáveis, dicas e exemplos práticos

Utilizar um checklist na indústria de alimentos é essencial para garantir que os processos estão sendo seguidos conforme determina a lei. Mas quais itens devem ser adicionados neste questionário? Vem que a gente te conta!
Atualizado em: 28 de fevereiro de 2024
Tempo de leitura: 10 minutos

Contar com checklist na indústria de alimentos é essencial para avaliar se os processos estão sendo seguidos corretamente. Visando, assim, garantir as melhores práticas, bem como evitar problemas – principalmente legais.

Mas o que é um checklist? É um documento em que constam todos os procedimentos realizados na organização. De forma a permitir a realização ágil e efetiva de checagens, auditorias e inspeções.

Se você deseja saber quais são os principais itens que devem compor um checklist de indústria de alimentos, leia este conteúdo até o final. Isso porque abordaremos conceitos e traremos exemplos práticos para você colocar a mão na massa desde já. Vamos lá!



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

O que é indústria de alimentos?

Apesar de muitas pessoas vincularem o termo indústria às grandes fábricas, ele não se restringe a isso. Na verdade, a indústria de alimentos abrange todas as atividades envolvidas na preparação de alimentos. Desde produtores rurais e distribuidores até as indústrias de transformação e comércios em geral.

Assim sendo, as principais atividades que compõem esse setor são:

  • Agricultura;
  • Produção de lavoura;
  • Pecuária e pesca;
  • Laticínios;
  • Horticultura;
  • Torrefação e moagem de café;
  • Comércio atacadista;
  • Restaurante e demais serviços que oferecem alimentação e bebidas.

Apesar de ser um tipo de indústria bem amplo, todas as atividades trazem em comum alguns fatores. Como a preocupação com a matéria-prima e a necessidade de seguir as Boas Práticas de Fabricação, bem como as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Assim sendo, apesar do checklist para indústria de alimentos variar em cada atividade, esses temas devem fazer parte de todos.

O que é checklist para indústria de alimentos?

Um checklist de indústria de alimentos é uma lista de verificação composta pelos principais processos e atividades que devem ser padronizados. 

Mas como ele é utilizado? Após um mapeamento das tarefas, são criados questionários com os pontos que devem ser averiguados em cada uma delas. Com isso em mãos, o responsável pela checagem sabe exatamente o que precisa avaliar.

Caso algum item esteja em discordância com o esperado, ele irá pontuar no documento, para que sejam promovidas as melhorias necessárias. E, com isso, evitar que as não conformidades causem danos e prejuízos à empresa. 

É possível criar o checklist para indústria de alimentos no papel ou utilizando planilhas simples, como em Excel. Entretanto, já existem softwares específicos, que otimizam o trabalho e elevam a segurança no armazenamento de dados.

Você pode utilizar, por exemplo, um checklist online, como o oferecido pela Checklist Fácil. Com ele, você cria as listas, define responsáveis e agenda a realização. E, após a aplicação, ainda acessa todos os dados, podendo gerar relatórios e gráficos automáticos.

ASSISTA AGORA | Impactos positivos da transformação digital no ramo de alimentação e bebidas

Qual a importância de usar checklists na indústria de alimentos?

O checklist na indústria de alimentos é importante porque amplia o entendimento em relação aos processos. Ao mesmo tempo em que favorece a sua padronização.

O que ocorre é que, para criar a lista de verificação, é preciso entender as práticas de forma minuciosa. Afinal, como saber o que precisa avaliar se você não sabe como cada atividade funciona?

Isso garante, portanto, um maior conhecimento sobre o negócio como um todo. Além de possibilitar a realização de melhorias já nesse momento.

Junto a isso, o checklist na indústria de alimentos favorece a padronização de processos. Uma vez que a análise é feita em cima de um padrão escolhido. E qualquer desvio deve ser solucionado prontamente.

Na solução da Checklist Fácil, no momento em que é detectada qualquer falha, é possível tornar obrigatório o preenchimento de um plano de ação. Para que, imediatamente, a pessoa responsável seja notificada e tome as atitudes para solucioná-la.

Os benefícios, entretanto, não param por aí. Ao adotar um checklist na indústria de alimentos, você:

  • Identifica problemas e falhas com agilidade;
  • Evita a reincidência de não conformidade;
  • Garante a adequação aos padrões estabelecidos pelos órgãos responsáveis;
  • Evita multas e penalizações;
  • Garante que o produto final chegue com segurança e qualidade ao consumidor;
  • Diminui custos com refações e lotes jogados fora;
  • Previne acidentes e doenças ocupacionais.

Como criar um checklist para o mercado alimentício?

Para elaborar um bom checklist para o mercado alimentício, é importante conhecer a legislação pertinente a fundo, assegurando assim o bom funcionamento do estabelecimento e evitar práticas nocivas para a saúde.

LEIA MAIS | 8 passos para adequar seu negócio às normas da vigilância sanitária

Além disso, tendo em mente que seguir a legislação é algo imprescindível, ou seja, não pode ser deixada de lado, é fundamental ter controle e disciplina. Ainda mais considerando que são muitas normas e, cada uma, é repleta de detalhes. Ou seja, o checklist serve justamente para certificar o cumprimento de todas as regulamentações, deixando-as em dia.

O checklist deve ser elaborado a partir desses conhecimentos, seguindo um breve passo a passo:

  • Conheça toda a legislação: é obrigatório o cumprimento de tudo aquilo que está prescrito nas leis brasileiras e normas de regulamentação da Anvisa. Deve-se incluir todas as diretrizes propostas;
  • Mantenha a documentação atualizada: uma das primeiras coisas que são conferidas em uma possível inspeção da Anvisa é a documentação. Ela deve estar devidamente regularizada junto aos órgãos competentes;
  • Confira a estrutura do negócio: as instalações do estabelecimento são outro aspecto conferido inicialmente durante uma auditoria. O local precisa possuir ambientes e equipamentos distintos para cada etapa produtiva do gênero alimentício em questão;
  • Realize a manutenção da limpeza e organização: todos os espaços, bem como os equipamentos, utensílios e itens utilizados nas etapas produtivas dos alimentos devem estar impecavelmente limpos e organizados, evitando dessa forma a contaminação. Deve-se certificar de usar os produtos sanitizantes corretos;
  • Selecione cautelosamente os materiais das embalagens: as embalagens servem para preservar a integridade do conteúdo e, consequentemente, evitar possíveis contaminações. Os cuidados com a embalagem incluem não só design e volume adequado, mas os materiais com que elas são feitas, pois eles podem transmitir componentes relativamente tóxicos para o alimento.

Principais regulamentações da ANVISA para considerar no seu checklist

O objetivo das regulamentações da ANVISA é a promoção da saúde pública, por meio do controle, monitoramento e regulamentação de todo a cadeia produtora dos alimentos, nas mais variadas empresas do ramo.

Estar em concordância com as normas prescritas é garantia de poder manter o negócio funcionando de forma apropriada. Afinal, são aplicadas punições em caso de descumprimento dessas normas, como multas, sanções e, até mesmo, a suspensão da licença de funcionamento.

Quando punido, o estabelecimento tem sua imagem prejudicada, afetando a credibilidade e confiança junto ao consumidor. Por isso, é muito importante garantir a conformidade de todos os processos, e a melhor forma de fazer isso é utilizando checklists digitais!

A seguir, apresentamos uma lista com algumas regras estipuladas pela Anvisa relacionadas aos alimentos dentro da cadeia produtiva:

Embalagens dos alimentos

Pela legislação, não apenas a embalagem em si deve ser fiscalizada, mas também as instalações, os equipamentos e as etapas de produção dos alimentos. De acordo com a Anvisa, a empresa que produz ou beneficia os alimentos é responsável pelo material que compõe a embalagem utilizada. 

Para determinar o material da embalagem é preciso atentar às especificações técnicas e às características do alimento. Papel, cerâmica, vidro e metal são permitidos, no entanto, o plástico PET deve, obrigatoriamente, ser pós-condensado.

Boas práticas de fabricação

As ditas boas práticas de fabricação englobam uma série de especificações que precisam, obrigatoriamente, serem adotadas por indústrias alimentícias e por estabelecimentos que realizam serviços relacionados à alimentação, com o objetivo de assegurar o grau de qualidade sanitária.

Ações de fiscalização, as avaliações de risco epidemiológico em toda a cadeia produtiva do alimento, as condições higiênicas e de saúde do trabalhador são fatores averiguados dentro desse critério.

Licença de funcionamento

Conforme consta na lei nº 986/1969, todo estabelecimento onde ocorre a fabricação, preparação, beneficiamento, acondicionamento, transporte, venda ou depósito de alimentos necessita ser previamente licenciado pelo órgão sanitário competente da cidade, do Estado ou do município, por meio da emissão do alvará sanitário.

Para tal finalidade, a organização interessada deve ir até o órgão de vigilância sanitária da região e procurar esclarecimentos sobre a documentação requerida e as leis sanitárias que regulam os produtos comercializados na atividade almejada.

Contingente aceitável de sujidade

Pode soar estranho, em um primeiro momento, mas há um grau mínimo de sujidade que é “tolerado” pelas leis sanitárias do país. De acordo com essa legislação, é relativamente “aceitável” a presença de alguns elementos, desde que respeitada uma quantidade máxima.

O limite é definido pelo RDC-14, que nada mais é do que um conjunto de leis elaboradas no ano de 2014, as quais estabelecem o quanto de sujidade pode ser aceito em um determinado alimento sem que isso afete a saúde de alguém.

Recall de alimentos

A Anvisa, levando em consideração as diretrizes recomendadas pela ONU-FAO e a OMS, determinou algumas regras, critérios e processos para a realização do recall de alimentos. Tais medidas incluem bebidas, alimentos in natura, água envasada, matérias primas, ingredientes alimentares, aditivos alimentares e materiais que entrem em contato com alimentos.

Conforme a norma legal, deve-se fazer o recall de todo lote de alimentos que contenha qualquer chance de ocasionar efeitos negativos à saúde e ao bem-estar do consumidor. A comercialização do alimento potencialmente comprometido deve ser suspensa de imediato.

Segurança alimentar

A segurança alimentar é profundamente conectada com a proteção e o respectivo direito à saúde. O Estado em que a empresa alimentícia está localizada é quem possui a competência para definir as normas de regulamentação sanitária no que se refere à produção, conservação, manuseio e distribuição de alimentos.

Determina-se desse modo uma série de normas que objetivam a segurança alimentar, adotando-se padrões mínimos, por meio de um código contendo um conjunto de procedimentos de higiene para toda empresa que serve alimentos cozidos e pré-cozidos.

Quais são os itens indispensáveis em um checklist na indústria de alimentos?

Como mencionamos, não existe um checklist para indústria de alimentos padrão, afinal, o setor é composto por uma série de atividades. 

Entretanto, selecionamos a seguir alguns temas que podem ser trabalhados nessa ferramenta:

1. Ambiente

É essencial avaliar se as instalações são compatíveis com as operações realizadas. E, principalmente, se estão nas condições adequadas para garantir segurança aos profissionais.

Aqui, podemos citar pontos como climatização e o fácil acesso aos ambientes. Assim como a exposição a agentes físicos, químicos e biológicos – cujas regras estão dispostas na Norma Regulamentadora 9.

2. Higiene

Esse item é indispensável em toda a cadeia produtiva. Afinal, o ramo da alimentação lida diretamente com a saúde das pessoas. Portanto, é essencial avaliar o método e a frequência de higienização. Seja em equipamentos, setores ou vestuários utilizados no dia a dia.

Inclusive, são exigidos cursos de higiene e manipulação de alimentos para quem atua tanto nas fábricas quanto restaurantes. E, através do checklist, é possível determinar se as práticas estão sendo utilizadas. 

3. Matéria-prima

Realizar o controle de qualidade em matéria-prima é igualmente indispensável. Isso porque impacta em toda a produção. E, portanto, no produto final que chega ao consumidor.

Através do checklist da indústria de alimentos, você:

  • Monitora a chegada dos insumos;
  • Controla a validade;
  • Avalia se a matéria-prima está dentro do padrão estabelecido;
  • Administra a estocagem dos produtos;
  • Evita a falta de insumos para a produção.

4. Segurança do trabalho

Garantir a segurança do trabalho é essencial em qualquer atividade – desde o agricultor até o operador de equipamentos no chão de fábrica. Afinal, os acidentes podem levar ao afastamento do profissional, além de prejudicar a sua qualidade de vida.

Assim sendo, com o checklist de indústria de alimentos, você pode inspecionar se estão sendo adotados todos os cuidados necessários. O que inclui o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a orientação quanto ao manuseio adequado dos maquinários. 

Sendo assim, você também consegue avaliar se as Normas Regulamentadoras que incidem sobre a sua atividade estão sendo seguidas. A fim de evitar questões como multas, interdições e perda de alvarás.

5. Processos de fabricação

Esse tipo de lista de verificação permite avaliar todo o fluxo do processo produtivo. Isto é, desde a chegada da matéria-prima, a operação e o estoque até a produção em si, a logística e a entrega.

Isso permite entender o funcionamento da indústria. E, ao mesmo tempo, promover melhorias contínuas pensando no todo.

A Checklist Fácil conta com um módulo adicional chamado Workflow. Ele permite a criação de um fluxo de trabalho com até 10 checklists – que devem ser aplicados em uma sequência específica. 

Desta forma, você garante que a auditoria será feita na cadência com que os processos ocorrem, de fato. Proporcionando, assim, economia de tempo e energia. Bem como elevando a eficiência operacional e integrando setores.

6. ANVISA

A ANVISA determina os critérios para o manuseio e recolhimento dos produtos alimentícios, avaliando diversos pontos, que já foram citados anteriormente.

Assim, o checklist de regulamentações da ANVISA se torna essencial, afinal, qualquer inconsistência encontrada pelo órgão pode gerar multas e até a perda de alvará.

7. Produto final

Quando o produto está pronto, é hora de avaliar se ele está de acordo com o padrão de qualidade estabelecido. Isso igualmente pode ser inspecionado através do checklist de indústria de alimentos.

Dentro da plataforma da Checklist Fácil, é possível descrever exatamente como o produto deve ser. Inclusive, você pode adicionar imagens que permitam uma comparação mais efetiva.

BAIXE GRÁTIS | Modelo de checklist para segurança de alimentos

Exemplos de checklist para indústria de alimentos

Agora que você viu alguns itens que devem compor esse documento, deve estar ansioso para ver exemplos práticos. Certo? Então vamos lá!

A seguir, vamos apresentar algumas perguntas que podem ser adicionadas, de acordo com a temática do checklist na indústria de alimentos:

Boas Práticas de Fabricação

  • Os pisos e teto estão em bom estado de conservação e são de fácil limpeza?
  • As paredes possuem algum foco de umidade ou bolor, bem como rachadura?
  • A área está livre de focos de insalubridade?
  • O sistema de drenagem é de qualidade e está devidamente limpo?
  • Os insumos são bem armazenados?
  • Os equipamentos são higienizados e armazenados adequadamente?
  • As janelas possuem telas e ficam devidamente vedadas?
  • As instalações sanitárias estão de acordo com a quantidade dos colaboradores?
  • O lavatório possui água corrente, sabonete líquido e toalha de papel?
  • A iluminação permite que o serviço seja bem executado?

Estoque

  • Possui quantidade suficiente de cada item – seja em unidade ou peso?
  • Os produtos são separados de acordo com a validade?
  • A climatização está adequada para manter a qualidade do alimento?
  • As matérias-primas estão separadas dos produtos finais?
  • O número dos lotes está de fácil visualização?
  • Está sendo feito o registro adequado de entradas e saídas?
  • A gestão do estoque está alinhada com a de logística?
  • As compras estão sendo realizadas antecipando demandas – para não haver faltas? 

Segurança de trabalho

  • Os profissionais estão utilizando os EPIs adequados?
  • Os EPIs estão dentro do prazo de validade?
  • Os procedimentos para garantir a saúde e a segurança estão sendo realizados?
  • Todos estão cientes quanto às exigências da legislação?
  • Os equipamentos passam por manutenção periódica?
  • Os colaboradores foram treinados para agir em caso de emergência?
  • São adotadas ações imediatas para investigar falhas e acidentes reportados pelos funcionários?
  • A empresa realiza com frequência Análise Preliminar de Risco;
  • Todos os setores passam por inspeções regulares?

BAIXE GRÁTIS | Checklist para segurança do trabalho

Controle de qualidade

  • As matérias-primas estão sendo inspecionadas?
  • Insumos fora do padrão estão sendo descartados antes de ir para a produção?
  • Os profissionais seguem à risca a ficha técnica de cada produto?
  • Todos os itens do mesmo lote são pesados?
  • Em caso de não conformidade, é avaliado onde está a causa do problema?
  • Os colaboradores entendem a importância de manter a qualidade de ponta a ponta?
  • Produtos fora da data de validade são separados dos demais e devidamente descartados?

ANVISA

  • O material da embalagem gera algum resíduo para os alimentos?
  • Existe algum risco epidemiológico na cadeia produtiva?
  • A empresa oferece boas condições de higiene para os colaboradores?
  • A indústria está com a sua licença de funcionamento em dia?
  • As documentações exigidas pela lei estão atualizadas?
  • As normas de segurança alimentar são aplicadas no dia a dia?
  • Os ambientes são mantidos limpos e organizados durante a produção?

Como o Checklist Fácil pode auxiliar na aplicação de checklist na sua indústria de alimentos?

A Checklist Fácil é a empresa líder em checklist digital na América Latina. E isso não é à toa! Sua solução conta com diversas funcionalidades que tornam a aplicação desse checklist muito mais eficaz e segura.

Com esse software, você centraliza todas as listas de verificação da indústria de alimentos. Com isso, os gestores conseguem analisar quais processos estão sendo seguidos e o que precisa ser melhorado.

Como ele conta com uma versão mobile, a pessoa responsável pela sua aplicação pode realizar as checagens com mais flexibilidade. Especialmente porque não requer acesso à internet – sendo necessário apenas realizar a sincronização dos dados quando estiver online.

Entre todas as funcionalidades disponíveis, conheça 3 que, certamente, são diferenciais para esse segmento:

Agendamento

Você agenda quando cada checagem precisa ser realizada. Assim, evita o esquecimento e garante a periodicidade da aplicação.

Recursos de mídia

Você pode exigir que o profissional adicione foto, vídeo ou outro tipo de arquivo para comprovar a resposta dada durante a checagem.

Relatórios

Com os dados centralizados, você pode gerar gráficos e relatórios diversos para ter uma visão geral das auditorias. E, assim, tomar decisões mais certeiras.

E mais: com a nossa API de integração, você conecta o Checklist Fácil a outros softwares, para uma análise ainda mais detalhada!

Em meio a tudo isso, o Checklist Fácil permite:

  • Mapear todas as etapas dos processos;
  • Realizar inspeções de qualidade;
  • Verificar a temperatura dos alimentos;
  • Identificar não conformidades no armazenamento e conservação da matéria-prima;
  • Diminuir perdas;
  • Reduzir custos operacionais;
  • Otimizar o tempo da sua equipe.

No vídeo abaixo, você conhece um pouco mais sobre como nossa solução é usada em uma grande empresa do ramo alimentício, a Casa do Pão de Queijo:

Está esperando o quê? Agende uma demonstração gratuita com os nossos especialistas e veja como podemos ajudar a sua indústria! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança