Veja as vantagens da nova integração do Checklist Fácil com Sensores IoT 

Novidade permite que as empresas realizem medições e monitoramento automatizados, acompanhando tudo em tempo real para agilizar ações corretivas e preventivas.
Atualizado em: 15 de setembro de 2023
Tempo de leitura: 2 minutos

Se você está por dentro das principais inovações para digitalização de processos e a transformação digital, já deve saber que a junção entre tecnologias emergentes desempenha um papel essencial na busca por eficiência, precisão e tomada de decisões inteligentes.

Nesse sentido, o Checklist Fácil ganhou uma nova integração que vai proporcionar ainda mais autonomia nos processos de checagem e na gestão de não conformidades nas empresas. 

Agora, o software de checklists digitais e padronização de processos mais completo do mercado conta com a tecnologia dos sensores inteligentes que coletam e, integrados ao Checklist Fácil, comunicam informações do ambiente e de equipamentos por meio da Internet das Coisas (IoT). 

A novidade permite que as empresas realizem medições e monitoramento automatizados de temperatura, amperagem, umidade, entre outras, acompanhando tudo em tempo real para agilizar ações corretivas e preventivas. 

E o que são os sensores IoT, afinal? 

Os sensores IoT são dispositivos inteligentes que, ao serem instalados em máquinas, ambientes ou veículos, por exemplo, captam e compartilham dados relevantes que podem servir de gatilho para alguma ação a ser tomada. 

Isso acontece através de Internet of Things (IoT), ou Internet das Coisas, que é justamente a tecnologia que possibilita a conexão e troca de informações entre máquinas. 

É o caso de sensores IoT disponibilizados em refrigeradores, que indicam a temperatura atual para garantir que os alimentos contidos nele estejam em condições ideais de armazenamento e conservação.

Se houver alguma alteração significativa na temperatura, o Checklist Fácil recebe a informação, envia uma notificação via aplicativo ou e-mail e cria ou agenda imediatamente um plano de ação para correção imediata. 

Com a integração dos sensores IoT ao Checklist Fácil, o processo de monitoramento e planos de ação se torna muito mais ágil e produtivo. 

LEIA MAIS | 12 perguntas e respostas sobre como a IoT funciona na prática

Quais as vantagens da integração entre Checklist Fácil e Sensores IoT? 

São muitos os benefícios de contar com uma ferramenta para coleta de dados, digitalização e padronização de processos como o Checklist Fácil, a começar pelo aumento da produtividade e da eficiência da operação. 

Mas a integração com sensores inteligentes também proporciona muito mais agilidade na gestão de não conformidades que, uma vez detectadas, geram alertas automáticos direto no software. 

A criação e o agendamento de planos de ação também são automatizados e imediatos, ou seja, a correção de falhas acontece em tempo de conter danos e prevenir perdas ou novas ocorrências no futuro. 

Além disso, qualquer tomada de decisão passa a ser mais rápida e bem embasada, graças à confiabilidade dos dados coletados e à visibilidade de informações em tempo real, por meio de históricos, dashboards e relatórios gerados pela ferramenta. 

As vantagens da integração se estendem ao uso dos sensores, uma vez que eles: 

  • Possuem um custo baixo; 
  • Consomem pouca bateria e não dependem de cabos para funcionar; 
  • São instalados de forma simples, sem necessidade de configuração; 
  • São dispositivos autônomos. 

Além disso, a nova integração proporciona benefícios para a realidade de empresas de diversos segmentos, como: 

Indústrias, que poderão prolongar a vida útil de máquinas e equipamentos por meio de manutenções planejadas, aumentando a produtividade e prevenindo perdas e acidentes. 

Comércio, atacado e varejo, com melhorias na gestão da qualidade e da segurança de alimentos, além de maior controle sobre o funcionamento de equipamentos. 

Empresas do ramo de Alimentação e Bebidas, que se beneficiam de um melhor monitoramento de umidade e temperatura, controle de segurança dos alimentos e garantia do padrão de qualidade e boas práticas de fabricação. 



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Conheça todas as vantagens da integração do Checklist Fácil e Sensores IoT e aumente a eficiência da sua operação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.