O que é garantia da qualidade e por que colocar em prática na sua empresa?

Muito mais do que avaliar o resultado final da produção, a garantia da qualidade tem o papel de assegurar a conformidade dos processos com o SGQ.
Atualizado em: 9 de novembro de 2023
Tempo de leitura: 5 minutos

Para você, o que significa dizer que um produto é de qualidade? Ou que determinado serviço tem garantia de qualidade?

É fácil associarmos “qualidade” como algo bom, perfeito, melhor. E o caminho para a sua definição é por aí mesmo. Quando compramos algo, queremos que seja algo de qualidade, ou seja, temos a expectativa de que aquele produto esteja de acordo com o que esperamos dele.

E garantia de qualidade? O que uma empresa quer dizer quando afirma garantir a qualidade de seus produtos?

Para a indústria, é fundamental que esses conceitos estejam bastante claros na teoria e na prática, ao longo de todo o processo de produção. Será que é o caso da sua empresa? Confira neste artigo o que é, de fato, garantia de qualidade e o que fazer para implementá-la.

O que é garantia de qualidade?

Garantia de qualidade é um conjunto de práticas que busca assegurar o cumprimento dos procedimentos e requisitos de um sistema de qualidade (SGQ).

Em outras palavras, a garantia da qualidade tem como objetivo atestar que os processos de fabricação de um produto, por exemplo, estão dentro dos critérios pré-estabelecidos para que aquele item tenha a qualidade esperada no fim da produção.

Imagine só: todo produto tem um modo de ser feito, certo? Ele possui uma espécie de receita, com ingredientes ou materiais, e um passo a passo para transformá-los no produto final que chegará ao consumidor.

O consumidor, por sua vez, deseja adquirir este produto com as características corretas e que o item atenda às suas expectativas.

Mas, considerando eventuais problemas na produção, o produto chega ao fim da cadeia com algum defeito. Ou pior: vai parar na mão do cliente, que ficará insatisfeito e dificilmente voltará a consumir daquela empresa novamente.

O papel da garantia de qualidade é, justamente, garantir que nada saia do normal em relação aos processos de fabricação de um produto perfeito, de qualidade.



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Para isso, existem algumas práticas que atestam e evidenciam a conformidade de todos os procedimentos de acordo com o SGQ. Em caso da identificação de uma não conformidade, ela precisa ser igualmente evidenciada e corrigida o quanto antes.

PARA ENTENDER MAIS | Guia da qualidade: entenda os principais conceitos e ferramentas

Quais são as ações aplicadas na garantia da qualidade?

Para garantir que todos os processos do SGQ estão sendo cumpridos, a garantia de qualidade possui alguns procedimentos de acompanhamento, análise, correção e melhoria contínua de processos. Alguns deles são:

Qual a diferença entre garantia de qualidade e controle de qualidade?

Apesar de ambos serem pilares importantes da gestão da qualidade, os dois conceitos não podem ser confundidos. Sim, garantia e controle de qualidade são práticas que se complementam para um mesmo objetivo: oferecer produtos e serviços de qualidade ao consumidor.

Contudo, a principal diferença entre eles está em seu foco de atuação. Enquanto a garantia de qualidade é focada em garantir a conformidade dos processos, o controle de qualidade foca o resultado final do produto.

Além disso, a garantia de qualidade tem como característica a prevenção de erros nos processos, antes mesmo que o produto ou serviço esteja pronto. O controle de qualidade, por sua vez, acaba por identificar e corrigir esses erros após a produção.

LEIA MAIS | O que é auditoria de conformidade e qual a importância de realizar nas empresas?

Por que a garantia da qualidade é tão importante?

A garantia da qualidade é essencial para as empresas porque garante a satisfação do consumidor. E, para o consumidor, obter produtos e serviços de qualidade é importante para sua segurança, saúde, bem-estar e economia.

Portanto, não basta oferecer uma ótima ideia de serviço ou de um produto se eles não atenderem aos requisitos mínimos de qualidade ou os padrões que o regulam legalmente.

No caso de um cosmético, por exemplo, é importante que ele atenda a todos os critérios de cor, cheiro, aparência, mas também de segurança. Para isso, a empresa precisa garantir que ele esteja em conformidade com seu padrão de qualidade.

Por outro lado, oferecer um produto de alta qualidade pode fazer o cliente preferir a sua marca e considerar investir um valor mais alto por esta qualidade.

A garantia da qualidade é importante para as empresas porque promove:

Redução de custos

Garantir a conformidade dos processos com o sistema de gestão de qualidade faz com que a empresa poupe dinheiro e otimize recursos. Isso porque menos erros nos processos e defeitos nos produtos representa uma economia significativa de recursos financeiros, humanos, tempo de produção, entre outros.

Credibilidade de marca e competitividade

Sabemos bem o efeito que um produto ou um serviço de má qualidade provoca na imagem de uma empresa. E, vale lembrar, que estamos falando também de saúde e segurança dos consumidores, muito mais do que um produto ser bom ou ruim. Por isso, a garantia da qualidade é essencial para que a marca continue com sua imagem forte no mercado e esteja bem posicionada em relação aos seus concorrentes.

Conformidade com padrões e regulamentações

Um dos papéis da garantia da qualidade é assegurar que os processos de produção estejam de acordo com os padrões de qualidade e as regulamentações relativas aos produtos e serviços. Além da segurança e da satisfação dos consumidores, garantir a conformidade com normas e regulamentações melhora a eficiência e a confiabilidade da empresa.

LEIA TAMBÉM | 5 benefícios que um checklist para auditoria ISO 9001 traz

Melhorias nos processos

Para que a empresa mantenha seus produtos e serviços com alto padrão de qualidade e eficiência, é necessário que se crie uma cultura de melhoria contínua de processos. A garantia da qualidade tem forte influência nesse quesito por natureza, já que desempenha a responsabilidade de observar continuamente estes processos e evidenciar a necessidade de correção de não conformidades e oportunidades de melhorias.

Como implementar a garantia da qualidade na empresa?

A garantia da qualidade, como você viu, é um pilar essencial da gestão da qualidade e uma empresa que não investe nessa prática perde muito em eficiência, competitividade e credibilidade.

Portanto, implementar práticas de garantia da qualidade pode ser uma das melhores decisões para sua empresa, caso este ainda não seja um ponto forte do seu negócio.

A garantia da qualidade envolve a implementação de alguns procedimentos básicos:

  • Definição de políticas e padrões de qualidade que guiarão a execução de todos os processos e servirão de parâmetro para a identificação de não conformidades;
  • Implementação do SGQ baseado em normas como a série ISO 9000, que apresenta diretrizes para a implantação de um sistema de gestão de qualidade eficaz;
  • Inspeções e auditorias de qualidade como forma de avaliar a conformidade dos processos com os padrões estabelecidos, identificar oportunidades de melhoria e promover correções;
  • Ações preventivas e corretivas, sempre que necessário, para garantir a conformidade dos processos;
  • Análise e monitoramento de indicadores de desempenho durante todo o processo de produção, a fim de identificar problemas e agir rápido sobre eles;
  • Treinamentos de equipes para que todos entendam os critérios de qualidade e ajam para executar cada processo dentro dos parâmetros pré-estabelecidos;
  • Pesquisas de satisfação com clientes para medir os resultados dos procedimentos de garantia da qualidade e a resposta do consumidor aos produtos e serviços da empresa.

Como otimizar os processos de garantia da qualidade com Checklist Fácil?

Profissionais que atuam na garantia da qualidade dentro das empresas sabem bem da responsabilidade que carregam e do quanto a tecnologia pode otimizar sua rotina. Afinal, a produção de um produto envolve diversas diretrizes, boas práticas e normas que precisam estar 100% em conformidade para a satisfação do cliente.

Com o Checklist Fácil, garantir a padronização e o atendimento dos requisitos de qualidade é muito mais simples!

Diga adeus aos montes de formulários em papel e ao retrabalho do preenchimento de planilhas. Com a ferramenta, as auditorias e inspeções de qualidade se tornam digitais, com todas as informações disponíveis em tempo real, na palma da mão, logo no ato da coleta de dados.

Com o Checklist Fácil aplicado nos processos de gestão da qualidade é possível:

  • Aplicar formulários digitais e identificar não conformidades;
  • Facilitar a rastreabilidade dos processos;
  • Garantir a confiabilidade das informações;
  • Criar e acompanhar planos de ação imediatos para correção de NCs;
  • Praticar a melhoria contínua;
  • Integrar processos com fluxos de trabalho para diferentes áreas;
  • Acompanhar dados e indicadores em dashboards intuitivos;
  • Contar com medições automatizadas e monitoramento em tempo real por meio de sensores IoT;
  • E muito mais!

Quer saber como o Checklist Fácil vai alavancar seus resultados em gestão da qualidade? Peça uma demonstração e conheça todos os benefícios, planos e mais de 150 funcionalidades!

Aqui no blog da Checklist Fácil tem muito mais conteúdos sobre Qualidade. Continue aprendendo e evoluindo com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança