Por que o Checklist Fácil é o melhor software para segurança do trabalho?

Um software para segurança do trabalho é fundamental para melhorar a saúde e segurança dos ambientes e reduzir ocorrências graves nas empresas. Confira, neste post, tudo sobre o Checklist Fácil e como ele pode te ajudar nessa importante tarefa.
Atualizado em: 11 de outubro de 2023
Tempo de leitura: 8 minutos

Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, entre 2012 e 2018, houve 1 notificação de acidente a cada 49 segundos. Apesar dos dados alarmantes, a boa notícia é que, com um software para segurança do trabalho, sua empresa pode fugir dessa estatística.

As ocorrências de acidentes nos ambientes de trabalho demonstram a relevância do setor e a importância de implementar boas práticas e soluções, que visem à proteção e à saúde do trabalhador e, dentre elas, a tecnologia.

Por isso, neste post, vamos mostrar como um software para segurança do trabalho, como o Checklist Fácil, pode ajudar sua empresa a ganhar eficiência operacional e reduzir ocorrências. Confira!

Por que o Checklist Fácil é o melhor software de segurança do trabalho para a sua empresa?

Criamos um software de segurança no trabalho baseado em uma metodologia própria, desenvolvido especialmente para empresas que utilizam checklists e planos de ação em auditorias ou inspeções de segurança. Nossa solução pode ser utilizada para vistoriar os mais diversos tipos de processos, ambientes ou até mesmo pessoas na gestão de SST. 

E é justamente a versatilidade do software Checklist Fácil que faz com que consigamos entregar melhores resultados para empresas nacionais e internacionais. 

Com a nossa plataforma sua empresa pode reduzir processos e tarefas desnecessárias, através de inspeções periódicas dentro da segurança do trabalho e, ainda, monitorar todas as atividades com relatórios em tempo real. 

Tudo isso visando automatizar as ações de segurança do trabalho para reduzir acidentes e garantir que todas as inspeções estejam sendo executadas corretamente.

Hoje, o software de segurança do trabalho da Checklist Fácil conta com mais de 150 funcionalidades para que o seu negócio consiga extrair o melhor das auditorias e controlar, ao máximo, a segurança das operações. 

Além disso, os responsáveis pelas operações também podem:

  • Aplicar questionários personalizáveis ilimitados;
  • Incluir fotos, vídeos, áudios e comentários nas respostas;
  • Definir planos de ação baseados na metodologia 5W2H;
  • Exigir assinatura digital dos auditores e responsáveis pelas análises;
  • Enviar notificações por e-mail;
  • Obter dados em dashboards customizáveis;
  • Utilizar o app checklist mesmo estando offline, tanto em Android quanto em iOS;
  • Compartilhar em PDF os checklists aplicados;
  • Gerir melhor as operações com base em dados concretos, através dos relatórios gerenciais.

No episódio 1 do CheckTalk, o podcast da Checklist Fácil, conversamos com o Paulo Montenegro, executivo de Sustentabilidade e Compliance da Elastri, sobre como escolher e implementar uma ferramenta eficiente na área de SST.

Ele falou sobre a experiência com o nosso sistema, e sobre a importância de ter a tecnologia como aliada da Segurança do Trabalho.

A seguir, confira algumas das principais funcionalidades do software que vão garantir uma redução significativa nas ocorrências e reincidências da sua empresa, melhorando de vez os resultados relativos à prevenção de acidentes.

Funcionalidades do software Checklist Fácil para melhorar as ações de segurança do trabalho

Vamos apresentar agora algumas das funcionalidades do software para segurança do trabalho da Checklist Fácil que ajudam a garantir um ambiente de trabalho mais seguro. Confira:

Checklist por imagem

Com o Checklist Fácil é possível executar auditorias através de imagens. 

A nossa ferramenta possibilita inserir as perguntas que precisam ser respondidas dentro de uma determinada imagem, seja ela do ambiente, maquinário ou equipamento a ser auditado.

Essa funcionalidade é extremamente importante para uma melhor visualização e para facilitar a identificação das partes corretas que devem ser auditadas, especialmente quando se trata de maquinários mais complexos ou ambientes com diversos pontos a serem averiguados.

Software Segurança do Trabalho -  Checklist por Imagem

Ao permitir a  inspeção por imagem, o software de segurança do trabalho otimiza a aplicação do checklist por fornecer um suporte visual, facilitando o trabalho do auditor responsável.

Inspeções de segurança conforme as NRs

Hoje os técnicos em segurança do trabalho precisam estar atentos às 37 Normas Regulamentadoras que estão em vigor no Brasil.

Com o software Checklist Fácil, vários processos de checagem podem ser realizados, seja em relação a riscos elétricos, dispositivos de segurança, uso de equipamentos de proteção individual ou conservação de equipamentos.

Sendo assim, você pode:

  1. Utilizar os modelos prontos do software de segurança do trabalho Checklist Fácil;
  2. Personalizar seus checklists, conforme as particularidades de cada item a ser auditado.

Tudo isso para se manter de acordo com as normas de segurança do trabalho, evitar acidentes e proteger os colaboradores. 

Vistorias de manutenção

Para evitar danos aos maquinários e consequentemente acidentes de trabalho decorrentes da falta de manutenção, é preciso manter seus equipamentos em boa conservação. E é disso que a NR 12 trata.

Realizando manutenções periódicas, sejam elas corretivas, preditivas, detectivas ou preventivas, você identifica as não conformidades e reduz custos ao agir rapidamente.

Por isso, as vistorias devem ser executadas com frequência e podem ser agendadas, como veremos a seguir.

Categorização de equipamentos e itens

Para aquelas empresas que têm atividades com riscos variados, como trabalhos em altura, trabalhos em espaços confinados, ambientes com alto ruído ou com poeiras, um dos desafios é a categorização de todos esses EPIs.

Uma vez que existem diversos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os mais variados tipos de atividade, todos eles devem ser devidamente categorizados para facilitar o dia a dia do técnico ou responsável pela segurança.

Por isso, dentro do software de segurança do trabalho da Checklist Fácil é possível categorizar os EPIs conforme sua utilização ou setor.

Essa categorização visa gerar um melhor controle do inventário da empresa fornecendo com exatidão dados quantitativos e qualitativos destes equipamentos.

Aplicativo para utilização offline

Mesmo com os avanços da tecnologia e com a digitalização dos processos, nem sempre as auditorias poderão ser realizadas em um ambiente com acesso à internet. Por isso, uma das maiores dores da segurança do trabalho era poder conciliar a tecnologia com as análises em locais mais remotos.

Sabendo dessa dificuldade, desenvolvemos um aplicativo que pode ser utilizado em paralelo ao nosso software, que permite que as auditorias sejam realizadas por completo, mesmo sem acesso à internet.

Os dados coletados nestas análises são sincronizados posteriormente com o sistema, quando o técnico ou auditor responsável voltar a ter conexão com a internet.

Essa opção dá mais autonomia e rapidez para os auditores executarem seu serviço, gerando assim maior eficiência na operação, como um todo.

Agendamento de vistorias

Os agendamentos de vistorias são fundamentais para evitar esquecimentos. Por isso, com o Checklist Fácil, os responsáveis podem programar auditorias diversas com a frequência que desejarem.

Exemplo de agendamentos software Checklist Fácil

Isso significa que ele:

  • Disponibiliza o histórico dos atendimentos cadastrados;
  • Permite cadastrar novos agendamentos;
  • Habilita a criação de agendamentos com repetição;
  • Habilita também a opção de iniciar agendamentos antes de sua data inicial.

Com isso, o sistema emite alertas para os responsáveis e isso, por sua vez, reduz as falhas humanas no que diz respeito ao esquecimento das auditorias.

Realizar as auditorias com frequência é uma das melhores formas de manter os ambientes organizados, os EPIs em dia, os funcionários trabalhando conforme as regras e as maquinários em ordem.

Penalidades nas avaliações

Com o Checklist Fácil também é possível definir e aplicar descontos nas notas finais dos checklists aplicados, em situações diversas. Confira:

  • Penalidade por agendamento atrasado: Habilita a possibilidade de aplicar descontos quando o checklist agendado é concluído após o prazo definido para sua finalização;
  • Penalidade de reincidência: Possibilita definir descontos na nota final do checklist aplicado quando uma não conformidade é identificada como reincidente;
  • Penalidade de item: Permite definir descontos na nota final do checklist quando um item é identificado como “não conforme”, ou seja, se estiver fora dos padrões estipulados.

As penalidades auxiliam a gestão das ações de segurança do trabalho, pois tornam mais fácil a identificação de setores ou áreas específicas que apresentam mais problemas. 

A pontuação mais baixa indica que setores precisam ser acompanhados mais de perto para melhorar suas estratégias de segurança do trabalho.

Pesquisas de satisfação dos colaboradores

Nem só de auditorias de máquinas, ambientes, equipamentos e veículos vivem as empresas. É preciso também estar atento à qualidade do ambiente de trabalho, percebida pelos colaboradores.

Por isso, nosso software também serve para aplicar pesquisas de satisfação entre os colaboradores. 

Com o Checklist Fácil é possível criar questionários para serem respondidos e divulgá-los através de um link ou um QR Code.

Fazer este tipo de pesquisa é uma forma de obter insights importantes dos diferentes setores da sua empresa, em relação às percepções de segurança do trabalho e qualidade do ambiente.

O software Checklist Fácil oferece maior qualidade na gestão e segurança dos dados

Além das funcionalidades voltadas para o dia a dia das operações de controle das ações de segurança do trabalho, a nossa ferramenta também auxilia na tomada de decisões estratégicas, através de relatórios personalizados e oferece maior segurança no manuseio de dados, com armazenamento na nuvem.

Saiba mais sobre elas a seguir:

Relatórios personalizados

Sabendo que as decisões gerenciais relacionadas à saúde e segurança do trabalho devem sempre se basear em dados, trouxemos para o nosso software diversas maneiras de personalizar os relatórios. Desta forma os gestores da empresa e responsáveis têm em mãos os dados necessários para a tomada de decisões estratégicas.

Nossos relatórios permitem:

  • Conferir em tempo real dos dados coletados nas auditorias, quantidade de auditorias realizadas, inconformidades e muito mais;
  • Criar comparativos entre as auditorias realizadas, através de indicadores das avaliações realizadas;
  • Obter indicadores de quais foram as reincidências de não conformidades identificadas nas aplicações de checklists;
  • Visualizar o histórico de alterações de status do checklist aplicado em seu relatório PDF;
  • Personalizar os nomes das opções de escalas avaliativas e personalizar os valores das opções de escalas avaliativas e muito mais.

Tudo isso visando dar maior autonomia para os gestores na sua análise de dados.

Mais segurança com dados armazenados em nuvem

Com o Checklist Fácil, o setor de segurança do trabalho não corre o risco de perder documentos, como ocorre frequentemente com papéis e planilhas preenchidas manualmente.

Todos os dados coletados ficam armazenados na nuvem, em servidores dos melhores serviços disponíveis no mercado. 

Além disso, não há limite de armazenagem, portanto, sua empresa pode aplicar quantas auditorias achar necessárias, sem se preocupar com perda de dados ou maiores custos de armazenagem das informações.

Os servidores escolhidos pela software para segurança do trabalho da Checklist Fácil trabalham em conformidade com os mais rigorosos padrões de controle de Data Centers. Por fim, ainda temos rotinas de backup de dados, visando garantir a integridade das informações da sua empresa.

Este é mais um dos motivos pelos quais o Checklist fácil é o software para segurança do trabalho ideal para sua empresa.

Com ele, sua empresa pode confiar que todos os dados coletados nas auditorias estarão seguros e disponíveis a qualquer momento, sempre que você precisar.

Materiais gratuitos da Checklist Fácil para auxiliar na segurança do trabalho da sua empresa

Além de um software para segurança do trabalho completo, como mostramos acima, temos também diversos materiais que podem auxiliar os responsáveis pela saúde e segurança dos ambientes, no dia a dia de suas atividades.

Um deles é o Webinar: Como o Checklist Fácil ajuda a otimizar as ações de Segurança do Trabalho da Votorantim e Ergohealth?

Alguns tópicos abordados neste webinar são:

  • Principais ações realizadas com foco em Segurança do Trabalho;
  • Dificuldades que encontram no dia a dia;
  • De que forma o Checklist Fácil otimiza os seus processos relacionados à Segurança do Trabalho;
  • Exemplos práticos de checklists realizados na plataforma;
  • Indicadores que melhoraram após automatizar seus processos.

Assista aqui o webinar completo:

Além disso, disponibilizamos outros materiais gratuitos para download. Confira:

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender a importância das ações de segurança do trabalho e, principalmente, como o Checklist Fácil é o software de segurança do trabalho ideal para otimizar o controle das suas operações, vistorias e análises.

Faça como a Votorantim, Ambev, Heineken, Petz, Volvo, Mercedes Benz, Unilever, Toyota, BRF, Centauro, e muitas outras empresas: confie no Checklist Fácil para ganhar agilidade nos seus processos e gerenciar com maior eficiência ações de segurança dentro da sua empresa.

Solicite agora mesmo uma demonstração gratuita que um de nossos consultores mostrará como podemos te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança