O que não pode faltar em um software para segurança do trabalho?

Você já usa um software para segurança do trabalho ou está a procura de um? Como saber se é o certo para a sua empresa? Confere o post que a gente te mostra os recursos mais importantes!

ícone autor blogpost Marina ícone data de postagem e atualização29/05/2020 ícone data de postagem e atualização15/09/2020 ícone comentários0 comentários ícone categoria principal Segurança do Trabalho ícone tempo de leitura 5 minutos
Compartilhe este Post  : 

Com a pandemia da COVID-19 acontecendo, manter a saúde dos colaboradores e evitar a contaminação se tornou mais importante do que nunca. Por isso, é fundamental ter ferramentas que auxiliem no cuidado e no registro das medidas de segurança, como um software para segurança do trabalho.

As recomendações da Organização Mundial de Saúde, a fiscalização sanitária dos estados e municípios, e o reconhecimento da COVID-19 como doença ocupacional, exigem que as empresas se organizem. Elas precisam dar conta de todas as ações para proteger os seus funcionários adequadamente.

Com isso em mente, criamos este post para mostrar como um software para segurança do trabalho ajuda o seu negócio. Entenda porque um sistema de checklist é ideal para promover a saúde e a segurança no dia a dia. Acompanhe!

Software para segurança do trabalho: por que optar por um checklist eletrônico?

Existem vários produtos disponíveis no mercado que podem ser utilizados na segurança do trabalho. Porém, por se tratar de uma área na qual uma única falha pode gerar consequências sérias, um checklist eletrônico é a melhor opção.

Listar, detalhadamente, todas as etapas e as tarefas é um diferencial. Desse modo, tudo o que precisa ser cumprido é registrado. Aliás, isso reduz as chances de falhas e esquecimentos.

Outro ponto de destaque é a padronização dos processos. Ao definir todos os itens da lista de verificação, a aplicação diária permite identificar lacunas e pontos de melhoria. Assim, com a rotina, a operação é aperfeiçoada constantemente.

Como um software para segurança do trabalho, o Checklist Fácil permite realizar auditorias completas na sua empresa. Além disso, toda a criação dos checklists é personalizável, o que garante que o questionário seja construído exatamente como o seu negócio precisa.

agende uma demonstração para conhecer um software para segurança do trabalho

Vamos entender as funcionalidades indispensáveis em um software para segurança do trabalho? Confira algumas das ações que podem ser feitas com o Checklist Fácil para cumprir as normas regulamentadoras e proteger os funcionários!

O que não pode faltar em um software para segurança do trabalho?

Quando falamos sobre segurança, estamos falando sobre gerenciamento de riscos, controle de perdas e, principalmente, prevenção de acidentes. Portanto, quanto mais completa for a sua checagem, mais chances de organizar um processo de qualidade.

Por isso, destacamos 5 recursos que são fundamentais para auditorias de segurança do trabalho. Elas vão te ajudar a manter um ambiente livre de perigos e a alimentar o clima de bem-estar nas estações de trabalho. Vamos lá?

Checklists personalizados     

Se você nunca criou um checklist antes, é muito útil ter um ponto de partida. Por isso, oferecemos modelos de questionários em nosso blog e, também, disponibilizamos no sistema. 

Com a rotina da aplicação, você começa a identificar pontos que poderiam ser adicionados ou retirados. Essa situação acontece porque cada realidade de trabalho tem as suas especificidades. Por isso, personalizar os seus checklists é essencial.

Assim, ao selecionar um software para segurança do trabalho, vale priorizar um sistema versátil e customizável. No Checklist Fácil, é possível definir, na criação de cada item de um checklist:

  • tipos de resposta (avaliativas, múltipla escolha, texto, localização, código de barras etc);
  • anotações;
  • planos de ação;
  • imagem;
  • assinatura;
  • relação de obrigatoriedade de acordo com o tipo de resposta;
  • e mais.

Dessa forma, você consegue construir a sua lista de verificação de acordo com o contexto da sua empresa. Assim, dá para considerar a organização do ambiente, da equipe, do produto e/ou serviço e entre outras variáveis possíveis.

Agendamento de auditorias

Com o agendamento de inspeções no software para segurança do trabalho, você previne esquecimentos e otimiza a padronização de processos. 

Agendamento no Checklist Fácil

Nas configurações do agendamento, você define o usuário, a unidade, o questionário, a frequência, o período e os horários inicial e final. Dessa maneira, há inúmeras possibilidades de organização, para que as inspeções sejam cumpridas adequadamente.

Por exemplo, no cenário atual de coronavírus, os cuidados com limpeza e desinfecção se tornaram tarefas ainda mais importantes, em qualquer operação. Assim, a higienização de EPIs precisa ser realizada diariamente. 

Esse processo tem de ser rigoroso, afinal, o risco de contaminação é muito alto. Para garantir a frequência da aplicação, basta configurar um agendamento diário, com horário pré-definido.

Assim, toda a verificação dos equipamentos é realizada e registrada no sistema. Dessa forma, os colaboradores estão seguros, a empresa cumpre as normas da vigilância sanitária e o monitoramento possibilita o avanço nos processos.

Assinatura digital do supervisor

Em muitas empresas, há relações hierárquicas nas equipes, criando fluxos de aprovação e validação. Assim, a assinatura digital do supervisor é necessária para finalizar a aplicação do checklist.

Dessa forma, o auditor realiza toda a checagem e submete à aprovação. No questionário, podem ser inseridas imagens, comentários ou vídeos comprovando as respostas que foram dadas. Além disso, planos de ação podem ser ativados por item, no momento da inspeção.

Com a validação realizada, o supervisor assina o checklist e o processo de checagem é encerrado. Essa funcionalidade é muito útil em um software para segurança do trabalho, pois a conferência reduz ainda mais a possibilidade de erros.

Relação de obrigatoriedade

Utilizar a configuração de obrigatoriedade permite que as não conformidades sejam identificadas com mais precisão. Inclusive, isso facilita o reconhecimento de problemas, auxiliando na organização e padronização do processo analisado.

relação de obrigatoriedade no software para segurança do trabalho - Checklist Fácil

Ao criar um checklist para segurança do trabalho, você pode, por exemplo, criar a seguinte pergunta: Os funcionários estão utilizando os EPIs de maneira correta?. Ativando a configuração de obrigatoriedade de imagem para respostas sim ou não, fica fácil de verificar como o uso está sendo feito.

Aliás, com essa estrutura, as inadequações são identificadas e podem servir de insumo para um treinamento aos colaboradores. Desse modo, o supervisor já tem, em mãos, os pontos de melhoria e consegue focar em uma capacitação qualificada e efetiva para o seu público.

Relatórios

O último recurso que destacamos como essencial em um software para segurança do trabalho são os relatórios. A visão geral permite acompanhar a eficiência operacional dos processos. Além disso, o histórico possibilita análises mais profundas de cada período.

Assim, com a coleta de cada procedimento realizado na empresa, a tomada de decisão melhora significativamente. Isso acontece porque os gargalos são identificados com facilidade e os pontos de atuação são claros.

Portanto, os dados centralizados e o acesso simplificado torna a operação mais produtiva e eficiente. De igual maneira, a avaliação e reorganização dos processos têm maior embasamento. Como consequência, os resultados podem ser analisados no detalhe, considerando as interferências de cada período.

Quer conhecer um software para segurança do trabalho ideal?

E aí, esses recursos fariam a diferença para você? A Checklist Fácil tem mais de 100 funcionalidades para te ajudar na padronização de processos de segurança do trabalho, utilizando checklists e planos de ação.

Com mais de 10 milhões de checklists já aplicados, somos líderes de mercado na América Latina. Que tal fazer como Unilever, Renault, Walmart e Polishop e investir em um produto que vai transformar a eficiência operacional do seu negócio? Então peça já uma demonstração!

Marina

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *