8 vantagens da tecnologia para a segurança no trabalho

Tecnologias como softwares aplicados na Segurança do Trabalho têm o poder de otimizar ações de prevenção e diminuir indicadores negativos nas empresas.
Atualizado em: 22 de maio de 2023
Tempo de leitura: 7 minutos

Engana-se quem acha que a área de SST não gera tantos dados e indicadores como outros setores da empresa. Na verdade, estas informações precisam ser controladas em tempo real, e estarem disponíveis para gestores, auditores e fiscais de órgãos regulamentadores. E para gerenciar esse fluxo de dados em uma operação, a empresa pode e deve contar com tecnologias para segurança do trabalho

Afinal, é através da tecnologia e da automação de processos que os profissionais de SST podem planejar, aplicar e monitorar ações de prevenção de acidentes e demais ocorrências. E quando se trata da proteção e do bem-estar dos colaboradores, a empresa que busca por um software para gestão de saúde e segurança do trabalho, por exemplo, precisa levar em conta a confiabilidade da solução. 

Neste artigo, vamos abordar os benefícios da tecnologia para o setor de segurança do trabalho. Acompanhe!

O papel da tecnologia na Segurança do Trabalho 

Com a enorme responsabilidade que envolve cuidar da saúde e segurança dos trabalhadores de uma empresa, é quase impossível imaginar um cenário sem a aplicação da tecnologia no dia a dia de um profissional de SST. Afinal, a quantidade de normas e boas práticas a seguir exige que a equipe esteja atenta o tempo todo ao menor sinal de não conformidade.

As auditorias e inspeções são rotineiras e mandatórias, assim como a cultura prevencionista da empresa deve ser. Neste cenário, a tecnologia auxilia empresas na missão de resguardar a saúde dos colaboradores, seja qual for o cargo que desempenham. Assim, é possível controlar riscos à segurança rastreando as não conformidades de suas rotinas.

Por meio de um software para segurança do trabalho, por exemplo, os profissionais de SST podem monitorar operações, certificando-se de que normas regulamentadoras (NRs) estão sendo cumpridas. Além disso, por centralizar dados em um único ambiente, o sistema favorece a padronização de procedimentos, o que tende a facilitar auditorias e inspeções.

Dessa maneira, é possível antecipar problemas e elaborar planos de ação em resposta às não conformidades, assegurando o bem-estar do colaborador. Isso também é importante do ponto de vista jurídico, uma vez que evita multas e penalidades legais em decorrência do descumprimento de normas regulamentadoras. 

8 benefícios da utilização de tecnologia em segurança do trabalho 

Segundo o relatório do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, o Brasil registrou mais de 612 mil acidentes de trabalho em 2022, sendo 2,5 mil acidentes seguidos de óbito. Neste contexto, a implementação de uma estratégia tecnológica para controle desses processos é uma forma eficiente de combater números preocupantes de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no Brasil. Confira as principais vantagens:

Identificação de problemas 

Como falamos, uma das principais vantagens das soluções tecnológicas para segurança do trabalho é a detecção de não conformidades, uma vez que é preciso verificar se as normas estão sendo obedecidas — desde o controle de equipamentos e manutenções em dia, até a utilização correta desses recursos e cumprimento de boas práticas.

Como tecnologias que promovem a padronização de processos, fica mais fácil aplicar essas rotinas e perceber onde, quando e por quem as regras estão sendo quebradas. As inspeções também são facilitadas, e os erros são apontados em tempo real na conferência de itens.  

Com a aplicação de um checklist digital, por exemplo, é possível apontar um erro fotografando a evidência de uma não conformidade, como em equipamentos. Isso ajuda os técnicos na resolução rápida de problemas, liberando máquinas e equipamentos o mais ágil possível.

Assim, ao longo de da inspeção, o técnico deve responder às questões do checklist relativo àquele equipamento, mostrando por meio de imagens quaisquer inconformidades, rapidamente sinalizando a necessidade de manutenção, tudo de forma totalmente online e integrada.  

Gestão de normas de segurança 

Toda empresa precisa estar atenta às normas de segurança do trabalho generalistas e aquelas relacionadas as suas respectivas atividades econômicas. Por exemplo, a NR 6 é a norma que estabelece diretrizes para o uso correto de Equipamento de Uso Individual (EPI). Para controlar um grande volume de EPIs, o que é natural em empresas maiores, a tecnologia é uma grande aliada. 

Assim, a disponibilidade e o uso adequado desses itens também pode ser controlada por meio de software. Isso não se aplica somente aos EPIs, mas também a todas as ferramentas de auxílio e proteção especificadas por Normas Regulamentadoras.

No caso do Checklist Fácil, também é possível elaborar bancos de dados com listagens de acessórios divididas por categorias, o que reforça ainda mais o controle desses recursos. Isso agiliza o trabalho dos auditores, uma vez que podem recorrer à leitura em código de barras para acessar dados de cada equipamento e validá-lo.  

Assim, a equipe de saúde e segurança do trabalho tem maior controle sobre seu estoque, garantindo que os equipamentos estejam em condições de uso. 

Prevenção de acidentes 

Em uma solução completa como o Checklist Fácil, há padronização de informações e tudo é inserido no sistema por meio de um formulário pré-definido. Isso significa que profissionais não podem pular etapas ou deixá-las em branco, como muitas vezes acontece com controles manuais, ainda feitos e papel.

Isso evita problemas em auditorias e fiscalizações, mas, principalmente, assegura o cumprimento de todos os requisitos para funcionamento, sem que nenhuma etapa seja deixada para trás. A tendência, portanto, é a diminuição de acidentes.

A aplicação do Checklist Fácil garante também que as manutenções sejam feitas no tempo certo, pois é possível parametrizar o sistema para a aplicação de checklists periódicos. Os técnicos não perdem as datas de revisão e a empresa passa a ter manutenções e inspeções sempre em dia.  

Aumento da eficiência operacional

Se tudo ocorre de forma satisfatória a partir do uso de software para segurança do trabalho, as paradas para manutenções corretivas — que são mais demoradas e onerosas — deixam de ser frequentes. Afinal, muitas falhas acabam acontecendo por processos mal estruturados, seja de manutenção não programada ou até de inspeções vencidas.  

Com auxílio da tecnologia, até o tempo de trabalho é otimizado com uso da automação, que agiliza procedimentos e evita falhas. Além disso, relembrando o primeiro item, a partir da rápida identificação de problemas, também é possível resolvê-los de forma mais ágil.  

A automação também otimiza o tempo dos inspetores na elaboração de relatórios, já que os dados são computados em tempo real. A partir de dashboards personalizáveis, fica mais simples visualizar e controlar prazos e atrasos.  

A partir desses relatórios, os gestores podem verificar as aplicações realizadas. Se for o caso, o próprio sistema pode emitir alertas para os responsáveis na identificação de problemas ou sinalizações feitas pelos inspetores.  

Aplicação de práticas sustentáveis 

A automação traz para a rotina a digitalização de tarefas, e isso reduz significativamente o consumo de papel. Como já abordamos, o preenchimento de listas e verificações, bem como inspeções e auditorias manuais, exigem o consumo exacerbado de papel.

Além de dispor de espaço para arquivamento físico desses documentos, a prática não é aliada aos principais conceitos de sustentabilidade, tão importantes para os dias de hoje, principalmente quando se fala em ESG.  

Manter tudo em um software mantém documentos em nuvem, que podem ser acessados de onde e quando o gestor precisar, inclusive em tempo real, com a utilização do aplicativo para inspeção de segurança no trabalho. A facilidade vem com um ganho fundamental: encerra os gastos com papel.  

Segurança da informação  

Como é criptografado em nuvem, uma solução personalizável para as rotinas de segurança do trabalho, como o Checklist Fácil, evita o risco de vazamento ou perda de dados. Além disso, não é preciso que a empresa despenda seu dinheiro com parques tecnológicos complexos, uma vez que o armazenamento é na própria nuvem.  

Dessa maneira, mesmo auditorias em campo sem acesso à internet podem ser sincronizadas no sistema posteriormente, de forma automática, assim que o acesso à internet for reestabelecido. 

A gestão eletrônica de dados também simplifica o envio de informações ao eSocial, o sistema do governo federal para registro de informações administrativas dos trabalhadores.

Por meio de um sistema eletrônico, é possível gerenciar com maior facilidade as principais rotinas de SST, incluindo seus documentos e laudos, tais como:

Geração de insights de performance para tomadas de decisão

A partir de relatórios, é possível verificar indicadores em relação aos itens verificados. A equipe de SST pode personalizar seus dashboards de acordo com o que faz sentido para sua operação.  

Ainda, o software permite a visualização de um ranking comparativo entre unidades auditadas, por período, questionário, departamento ou região escolhida. Assim, os gestores tem visão ampla sobre medidas que devem ser adotadas para eliminação de riscos.  

Penalização em avaliações 

Uma forma de estabelecer o sucesso das medidas preventivas de SST é atribuindo notas ao item avaliado. Com o Checklist Fácil, é possível definir descontos nas notas finais de checklists aplicados.  

Isso pode acontecer em alguns casos específicos, entre eles, a penalidade por agendamento atrasado de uma inspeção de segurança.

Outro ponto importante é a reincidência do erro, quando a não conformidade é identificada constantemente, indicando que não foi aplicado um plano de ação efetivo em relação a ela.  

O mesmo desconto na nota final também pode ocorrer quando um item do checklist é identificado como não conforme, isto é, quando está fora dos padrões estabelecidos.  

Essas penalidades ajudam a gestão de ações em prol da segurança do trabalho, pois certificam que os processos estão de acordo com o que é estipulado em NRs, além de eliminar problemas ao máximo. 

A pontuação mais baixa, portanto, indica os setores ou processos que precisam ser revistos para melhorar a segurança no trabalho da organização. 

Como escolher a tecnologia certa para a Segurança do Trabalho na empresa? 

Todo software tem como objetivo simplificar a gestão. Quando um software é muito complicado para utilizar, ele perde seu potencial na operação, já que os próprios colaboradores não saberão como extrair as melhores funcionalidades. 

Por isso, além da aplicação da tecnologia, é preciso verificar também se sua interface é fácil e intuitiva para mexer. 

Outro ponto importante é a agilidade. Por melhores que sejam as funcionalidades de uma tecnologia, ela precisa ser ágil, evitando entraves e paradas que podem custar na operação — assim, otimizando os controles através da agilidade na rotina.  

Como usar o Checklist Fácil para promover segurança do trabalho? 

O Checklist Fácil é um software criado em metodologia própria, que pode ser aplicado em segurança do trabalho na aplicação de checklists e planos de ação em auditorias e inspeções de segurança. Trata-se de uma solução para automatizar os mais diversos tipos de vistorias e processos, ambientes e até pessoas.  

Tudo isso atua na redução de custos, minimização de erros e, consequentemente, uma operação mais fluida e segura para todos os envolvidos — com dados gerados e analisados em tempo real, permitindo a extração de relatórios e criação de dashboards para SST. 

O software da Checklist Fácil conta com mais de 150 funcionalidades para controlar ao máximo suas auditorias e garantir a segurança das operações. Entre elas, as principais são: 

  • Checklist por imagem; 
  • Personalização de checklist de acordo com NRs; 
  • Agendamento de vistorias; 
  • Workflow; 
  • Categorização de equipamentos e itens; 
  • Aplicativo para utilização offline; 
  • Aplicação de penalidades nas avaliações; 
  • Aplicação de pesquisas de satisfação aos colaboradores; 
  • Extração de relatórios; 
  • Criação de dashboards customizados.

O que está esperando? Entre em contato com um de nossos consultores e agende uma demonstração do Checklist Fácil, a solução que tem tudo o que você precisa para otimizar a área de SST com tecnologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança