Manutenção prescritiva: entenda o conceito inovador para a indústria

Indústrias que querem garantir a confiabilidade de máquinas e equipamentos, e potencializar seus resultados, precisam aplicar a manutenção prescritiva.
Atualizado em: 28 de julho de 2023
Tempo de leitura: 3 minutos

Quando se fala em manutenção de ativos, temos como base quatro tipos principais: as manutenções preventiva, preditiva, corretiva e detectiva. Entretanto, no contexto da Indústria 4.0, surgiu um novo conceito que vem atraindo a atenção de muitos gestores e que promete ser uma revolução para a indústria: a manutenção prescritiva

Neste artigo, desvendamos esse conceito inovador, explicando qual sua diferença para outros tipos de manutenção e como implementar essa modalidade. 

Esperamos que goste. Boa leitura!

O que é manutenção prescritiva?

A manutenção prescritiva é uma estratégia de manutenção que visa prolongar a vida útil dos ativos e eliminar a incidência de falhas por meio da análise avançada de equipamentos.

Assemelha-se à manutenção preditiva e detectiva, que prevê falhas e faz diagnósticos em fases iniciais, mas diferencia-se pelo uso de tecnologias inovadoras como Inteligência Artificial e Machine Learning (Aprendizado das Máquinas) para fazer análises mais precisas, prescrever recomendações e gerar relatórios para o setor.

Por usar tecnologias de última geração e um maior volume de dados, a manutenção prescritiva é uma modalidade de manutenção mais moderna e inteligente da atualidade. 

Em qual contexto surgiu?

A origem da manutenção prescritiva se deu junto à Indústria 4.0, conceito que trata da integração de novas ferramentas tecnológicas para automatizar processos, melhorar o desempenho de máquinas e reduzir riscos de acidentes no parque fabril.

A manutenção prescritiva veio para complementar as estratégias do setor de manutenção. E não apenas para indicar possíveis falhas, mas também para apresentar soluções que realmente impedem esses problemas.

Onde se aplica?

A manutenção prescritiva se aplica em todo parque fabril. Qualquer equipamento — seja de criticidade baixa, média ou alta — pode ser analisado e receber diagnósticos de ferramentas inteligentes. Isso, por sua vez, auxilia gestores no planejamento e na programação das atividades de manutenção, impedindo que os problemas em potencial se concretizem.   

LEIA TAMBÉM | Gestão de manutenção industrial: conheça 5 ações essenciais

Diferenças entre a manutenção prescritiva e outras manutenções industriais

A principal diferença entre a manutenção prescritiva e as outras manutenções industriais está no uso de tecnologias.

A manutenção corretiva é uma modalidade que só se aplica após a ocorrência de falhas e erros. Já a manutenção preventiva tem caráter preventivo e, portanto, é planejada com antecedência para evitar que as falhas se instalem no parque fabril. Ambos os modelos são antigos, e não requerem muito o uso de tecnologias mais avançadas.

Já a manutenção preditiva atua na identificação das falhas, por meio de análise de sintomas, enquanto a manutenção detectiva serve para apontar diagnósticos de falhas em fases iniciais. Ambas usam tecnologias, mas essas são mais simples, como é o caso de sensores.

A manutenção prescritiva vai além de todas as manutenções acima. Ela não só identifica problemas possíveis de acontecer, como também apresenta as estratégias necessárias para o setor impedir a ocorrência desses problemas. 

Quais os benefícios da manutenção prescritiva para a indústria?

A indústria tem muito a ganhar com a manutenção prescritiva, a começar pela gestão mais inteligente de seus ativos e a otimização do parque fabril. Fora isso, outros benefícios que merecem destaque, são:

  • Tomada de decisão ágil: o diagnóstico e as recomendações fazem com que o gestor atue de forma mais rápida para impedir ou solucionar um problema;
  • Acesso a dados e relatórios de manutenção confiáveis: todos os históricos relacionados à manutenção são salvos automaticamente;
  • Maior confiabilidade e potência de máquinas: ao identificar e impedir possíveis falhas, o gestor consegue aumentar a confiabilidade do parque fabril e o potencial dos ativos;
  • Automação de processos: muitas das atividades de manutenção são automatizadas pelas ferramentas, como é o caso de acionar ordens de serviço e gerar relatórios; 
  • Aumento na qualidade de seus produtos e serviços: a maior segurança e a continuidade do parque fabril fazem com que a indústria aumenta a qualidade de seus processos e produtos;
  • Redução de custos e paradas não programadas: uma vez que as máquinas funcionam perfeitamente, a indústria reduz o risco de paradas não programadas e os altos custos de manutenção corretiva. 

Por que a manutenção prescritiva vai revolucionar a indústria?

Não é de hoje que a indústria recorre a tecnologias para melhorar a manutenção de seus ativos, mas o conceito de manutenção prescritiva eleva a prática a outro nível. 



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Com a aplicação dessa estratégia, o setor se torna mais ágil para diagnosticar e resolver problemas, e isso por si só impacta positivamente a forma com que a indústria produz e entrega seus produtos.

Chegará o momento em que o chão de fábrica não irá mais sofrer com paradas não programadas. A continuidade e confiabilidade dos ativos fará com que as operações da indústria sejam uma verdadeira potência.    

Como implementar a manutenção prescritiva? 

A primeira etapa para implementar a manutenção prescritiva consiste em planejar corretamente os outros tipos de manutenção. Afinal, a manutenção prescritiva funciona como um complemento às estratégias.

Depois disso, é necessário que a indústria se mantenha atualizada acerca das inovações tecnológicas. É preciso investir em ferramentas inteligentes, capazes de fazer o diagnóstico dos equipamentos, entregar recomendações precisas para resolução dos problemas e gerar relatórios indicando todas as informações sobre os reparos.

Investir em soluções, como o Checklist Fácil, que permite criar checklists personalizados para qualquer processo de fábrica, inclusive a manutenção, também é interessante. Peça uma demonstração da ferramenta e teste todas as funcionalidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança