Como a tecnologia ajuda a elevar o padrão de qualidade industrial

O padrão de qualidade industrial é determinante para as empresas, pois afeta diretamente a lucratividade da mesma. Quanto melhor a qualidade, melhores os resultados, Por isso, confira como o software líder na América Latina pode ajudar nessa tarefa!

Tempo de leitura: 8 minutos
Tecnologia para elevar o padrão de qualidade industrial

O trabalho para elevar o padrão de qualidade industrial é árduo, mas necessário. Sem ele, a perda das empresas é significativa, afetando seriamente sua lucratividade.

Sabendo disso, hoje vamos abordar um pouco a importância da tecnologia no processo industrial. Junto a isso, mostraremos algumas funcionalidades do Checklist Fácil que podem ajudar a garantir os padrões de qualidade, bem como exemplos de empresas que se beneficiam com o uso de nosso software.

Com esta leitura, você vai entender por que somos a solução de checklist digital líder na América Latina e como podemos potencializar a eficiência operacional do seu negócio. Confira!

Por que a tecnologia deve ser uma aliada para elevar o padrão de qualidade industrial?

O conceito de indústria 4.0 fala bastante sobre a aplicação de tecnologias, softwares e ferramentas de automação, com o objetivo de melhorar o padrão de qualidade industrial. 

Essas ferramentas visam otimizar a forma de trabalho e organizar os processos industriais internos, para fornecer cada vez mais qualidade ao trabalho executado. Afinal de contas, o preço que se paga por não implementar tais ações é muito alto.

A tecnologia ajuda a evitar erros como:

  • Perda de insumos;
  • Falhas na produção;
  • Erros humanos;
  • Defeitos em maquinários;
  • Falha na comunicação entre equipes;
  • Ocorrências e acidentes de trabalho.

Não lidar com estes erros de gestão prejudica a eficiência operacional das empresas e pode paralisar todo o processo de produção, levando, consequentemente, a uma perda financeira significativa.

Ou seja, estes erros custam muito caro para a indústria. Isso, no fim das contas, pode ser a diferença entre manter as portas abertas ou não.

Logo, justamente por refletir no lucro da empresa, é que o setor de qualidade deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade básica. E foi por este motivo que a tecnologia se tornou a aliada número um da indústria. 

Com ela, é possível contornar todas as dificuldades encontradas no processo de produção e elevar o padrão de qualidade industrial. Principalmente porque a inovação ajuda a padronizar os procedimentos, reduzindo falhas, não conformidades e desvios que afetam o trabalho como um todo. 

Então confira, a seguir, como o software Checklist Fácil pode melhorar os resultados da sua indústria e gerar uma maior eficiência operacional, chegando a gerar até 25% de otimização das horas trabalhadas das equipes.

Checklist Fácil: um software para melhorar o padrão de qualidade industrial

As auditorias e checagens são um dos processos mais importantes para garantir e elevar o padrão de qualidade industrial. Com estas verificações as empresas identificam e corrigem rapidamente os erros encontrados.

Portanto, nada mais útil do que contar com uma ferramenta digital completa para executar este trabalho.

Sabendo da importância dessa atividade, desenvolvemos um software para aplicação de checklist online com uma metodologia própria e extremamente eficiente, que leva em consideração 4 pilares.

São eles:

  1. Entender as dores dos clientes: Aprendemos com os nossos clientes e constantemente verificamos o mercado Tudo isso para compreender melhor a dinâmica e as particularidades de cada negócio;
  2. Entregar as soluções: Nosso processo de implementação leva em conta todas as dores consideradas na etapa anterior. Com isso, trazemos orientações específicas e eficazes sobre como utilizar a ferramenta da melhor maneira, visando atingir os objetivos determinados pelos nossos clientes;
  3. Expandir os resultados: Orientamos a estruturação e a digitalização dos processos de outros setores da sua empresa, para alcançar resultados ainda melhores na eficiência operacional do seu negócio, através da tecnologia;
  4. Acompanhar a evolução: Analisamos constantemente as métricas de uso dos nossos clientes, visando aumentar as possibilidades do sistema, com recursos que otimizam os processos e as estratégias.

Então, aliando estes pilares a uma tecnologia de alto valor, criamos uma ferramenta que já se transformou na solução mais utilizada em toda a América Latina, sendo utilizada por pequenas, médias e grandes empresas em 14 países.

Confira agora algumas das funcionalidades do Checklist Fácil que auxiliam as indústrias a digitalizar e controlar seus processos e garantir uma maior qualidade em auditorias e checklists internos.

Auditorias com mídia

Com o Checklist Fácil é possível aplicar auditorias de forma digital, através de tablets e celulares, e incluir mídias no processo de averiguação.

Fotos, vídeos ou até mesmo áudios podem ser inseridos na avaliação de determinado item, para dar mais credibilidade à análise e fornecer uma comprovação eficaz daquilo que está sendo auditado, seja um ambiente, uma pessoa, um equipamento ou maquinário e até mesmo um veículo.

Plano de ação

Os erros mais comuns na indústria geram perdas significativas. Logo, a melhor forma de corrigir estas falhas e eventuais inconformidades durante as auditorias, é estipulando rapidamente um Plano de Ação.

Com o Checklist Fácil, é possível determinar quem serão os responsáveis e os prazos para execução destas correções, o que melhora todo o processo produtivo,elevando o padrão de qualidade industrial.

Além disso, os Planos de Ação no Checklist Fácil seguem o modelo 5W2H, um dos melhores métodos para garantir a qualidade operacional.

Trata-se de uma ferramenta para gerenciamento da qualidade e a sua estrutura consiste em um checklist de perguntas que precisam ser respondidas para sistematizar as tarefas. São elas: 

  • O que será feito?
  • Por que será feito?
  • Onde será feito?
  • Por quem será feito?
  • Quando será feito?
  • Como será feito?
  • Quanto custará?

Ao responder todas essas perguntas no Plano de Ação, não sobra espaço para dúvidas ou erros, uma vez que todas as variáveis são consideradas e abordadas para solucionar a ocorrência de forma eficiente.

Categorização de produtos

A desordem pode ser um dos principais problemas das indústrias, pois leva à uma enorme falta de otimização do trabalho da equipe. E como você sabe, tempo é dinheiro.

Por isso, sabendo que esta é uma dor bastante frequente neste setor, desenvolvemos uma forma de categorizar os produtos, para as equipes ganharem mais produtividade. 

Essa funcionalidade permite criar um banco de dados completo com uma listagem dos produtos e descrição dos mesmos, e dividi-los em categorias. Além disso, é possível identificá-los através do seu código de barras ou criar um QR Code específico para determinadas categorias, o que facilita o trabalho dos auditores.

Na aplicação de checklist, através da leitura de código de barras ou QR Code desses produtos, o auditor responsável tem acesso às informações do banco de dados e pode validar o que será auditado.

Essa funcionalidade é essencial para elevar o padrão de qualidade na indústria, pois melhora o dia a dia dos colaboradores, tornando seu trabalho mais ágil e reduzindo os erros durante o processo.

Workflow

No módulo de workflow, a ferramenta Checklist Fácil permite criar fluxos de trabalho em etapas e numa sequência pré definida. Também podem ser definidos os responsáveis e prazos por cada parte do processo, melhorando assim a comunicação entre as equipes e reduzindo falhas.

Essa funcionalidade ajuda a elevar o padrão de qualidade da indústria, uma vez que garante a correta cadência das auditorias.

Neste vídeo mostramos como criar um Workflow no módulo adicional do Checklist Fácil. Confira:

Penalidades por reincidência

Uma das funcionalidades mais utilizadas nas indústrias são as penalidades por reincidência. Esse tipo de ação é fundamental para os gestores garantirem a correta execução das atividades, em todos os setores que passam por auditoria.

Funciona da seguinte forma: quando houver atrasos na execução ou caso sejam identificados itens reincidentes de não conformidade, haverá um desconto na pontuação daquele checklist aplicado.

Isso significa que, cada vez que uma checagem for realizada onde as reincidências ocorram, a pontuação daquela auditoria será menor.

Essa funcionalidade é extremamente útil para gestores e coordenadores na tomada de decisões estratégicas, pois facilita a detecção de erros recorrentes. 

Com ela, fica mais fácil identificar setores com maiores problemas para conseguir, de fato, entender o que está acontecendo e buscar soluções a partir daí.

Relatórios

Naturalmente, a melhor maneira de tomar decisões corretas e estratégicas é focando nos relatórios, números e resultados.

Sabendo disso, para tornar o software Checklist Fácil ainda mais eficiente para a indústria, desenvolvemos dashboards personalizados e relatórios completos dos checklists. Todos os dados são agregados em tempo real, à medida que as auditorias realizadas são sincronizadas no sistema.

Estes dados podem ser exportados para diferentes formatos, auxiliando o compartilhamento e análise das informações. 

Também não existe limite de aplicações ou de arquivamento de dados. Sua empresa pode aplicar quantos checklists quiser que nós garantimos a disponibilidade dessas informações na plataforma.

Portanto, para os gestores melhorarem o padrão de qualidade industrial e tomarem decisões mais assertivas, basta acessar a ferramenta e ter em mãos todas as informações fundamentais das operações.

Confira também estes conteúdos de empresas que conseguiram melhorar seus relatórios e a consolidação de seus dados, utilizando o Checklist Fácil:

Empresas que elevaram seu padrão de qualidade com o Checklist Fácil

Confira agora alguns dos clientes do Checklist Fácil que viram suas operações melhorarem com o uso de nossa solução!

Unilever

Com uma operação gigantesca no Brasil, esta multinacional precisava encontrar uma ferramenta que ajudasse a elevar seu padrão de qualidade industrial e ganhar agilidade nos processos. Sendo assim, eles encontraram no Checklist Fácil a solução que ia de encontro com suas necessidades. 

A Bruna Arruda, que trabalha como analista no setor de operações e distribuição, relatou o seguinte:

Checklist Fácil é uma ferramenta que desperta várias possibilidades de controle, agilidade de informações e ainda mais segurança dos dados, tanto para evidenciações de processos e atividades diárias, quanto para consultas imprescindíveis de auditorias. 

O software agrega um valor imensurável no dia a dia operacional, com velocidade, dinâmicas e flexibilidade de utilização.

Saint-Gobain

Por projetar, fabricar e distribuir materiais e soluções para construções de alta performance, que se aplicam nos mais variados setores, a Saint-Gobain buscou uma solução para automatizar seus processos e melhorar seu padrão de qualidade.

Entrevistamos Marina Parpinelli, que nos conta o seguinte:

Checklist Fácil é um sistema flexível e de fácil utilização que permite criar checklists para qualquer processo da fábrica.

Conseguimos automatizar muitos processos que utilizavam papéis e planilhas, gerando maior produtividade para os times.

Cimcop

Focada no mercado de construção pesada e civil, a CIMCOP S/A atua no mercado brasileiro e um de seus compromissos é garantir a qualidade dos seus serviços, cuidando da saúde e segurança das pessoas e atendendo os requisitos legais.

Sendo assim, o Marco Tullio Neto nos conta como foi importante a implementação do Checklist Fácil para eliminar gargalos internos e aumentar a produtividade da equipe, elevando a qualidade da empresa como um todo. Confira:

A simplicidade da plataforma permitiu que nós mesmos fizéssemos os formulários eletrônicos da forma como precisávamos. Com isso, a adaptação da equipe foi rápida e muito assertiva. 

Eliminamos gargalos terríveis e processos físicos que dependiam de apenas um controlador, e se acumulavam diariamente. 

A parametrização do checklist eletrônico ainda nos rendeu um bom ganho de qualidade da informação. 

Por todas essas razões, recomendo fortemente a Checklist Fácil, para quem precisa digitalizar processos e ganhar eficiência de forma rápida, prática e assertiva.

O Checklist Fácil

Software líder na América Latina, o Checklist Fácil permitiu a aplicação de mais de 10 milhões de auditorias de qualidade em todo o mundo.

Utilizando a nossa solução para indústria, você pode otimizar em 25% as horas trabalhadas das equipes e obter 204% de ROI em até três anos, já pensou? É tempo de sobra para as equipes se dedicarem a atividades mais estratégicas, resultando em eficiência operacional para o seu negócio!

Então, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores para saber como o Checklist Fácil eleva o padrão de qualidade industrial e torne-se mais um cliente satisfeito.

Faça como as grandes indústrias nacionais e internacionais e conheça a nossa solução!

Siga-me
Produtora de Conteúdo em Checklist Fácil
Especialista em marketing estratégico e comunicação em mídias digitais, sou fã de viagens, aventuras, culturas diferentes, além de ler e escrever!
Lilian Sulzbacher
Siga-me

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *