Por que a metrologia é essencial para a eficiência na indústria?

A metrologia contribui para garantir a continuidade do parque fabril, reduzir os custos de operação, melhorar a eficiência produtiva e ampliar a competitividade da indústria.
Atualizado em: 31 de janeiro de 2024
Tempo de leitura: 7 minutos

Aumentar a qualidade e a geração de valor da produção precisa estar no topo da lista de prioridades de qualquer indústria. É por meio disso que a empresa vai conseguir assegurar a satisfação de seus cliente e ampliar sua competitividade. A metrologia industrial é uma ciência de medição que pode ajudar nesses objetivos.

A sua indústria já aplica a metrologia industrial? Nesse artigo explicamos o que trata a metrologia, quais seus benefícios e o passo a passo para sua implementação! 

O que é metrologia e qual é a sua importância para a indústria?

A metrologia nada mais é do que a ciência que se preocupa com todos os aspectos teóricos e práticos relacionados à medição. Seu objetivo é assegurar a autenticidade nos processos de medidas, a fim de reduzir erros e incertezas relacionadas à temperatura, pressão, volume, entre outros.

A ciência da metrologia possui um papel muito importante para o crescimento empresarial. Primeiramente, porque ajuda a garantir a qualidade de todos os produtos e processos, segundo porque melhora a reputação da marca, garante a melhoria contínua e assegura um ambiente de trabalho mais saudável e livre de riscos.

Tipos de metrologia

A metrologia se divide em três modalidades: metrologia legal, metrologia científica e metrologia industrial. Cada uma dessas ciências é dedicada a um campo específico, possuindo suas próprias características e atribuições.

A metrologia legal é destinada à medição de equipamentos que envolvem as transações comerciais. É o caso de balanças de supermercados, bombas de combustível, medidores de energia, entre outros. O objetivo dessa ciência é certificar a proteção dos consumidores, bem como garantir mais segurança na prática comercial.

Metrologia científica

Já a metrologia científica é voltada para o desenvolvimento e a manutenção dos padrões de medidas. Ou seja, é a área que realiza experimentos, pesquisas e inovações para determinar novos métodos de medição que ajudam a obter resultados cada vez mais precisos.

Metrologia industrial

A metrologia industrial, por outro lado, é responsável pela aplicação de processos de medidas aos equipamentos usados na fabricação de produtos. O objetivo dessa ciência é assegurar o bom funcionamento e confiabilidade dos ativos, assim como aumentar a segurança dos trabalhadores.

Vale destacar que a metrologia industrial é uma importante ferramenta utilizada nas auditorias e inspeções para verificar se os instrumentos de medição estão calibrados, e se as medidas adotadas pela empresa estão sendo realizadas com a precisão exigida pelos padrões e normas estabelecidos.

LEIA TAMBÉM | O que é indústria 4.0 e quais seus impactos no setor

Normas e órgão regulamentadores

A indústria precisa seguir uma série de normas regulamentadoras para garantir a qualidade de seus processos e a segurança dos trabalhadores. É o caso de normas, como a NR 9, que estabelece requisitos para assegurar que o ambiente esteja em condições ideais para não comprometer a saúde ou a segurança.

Também há a NR 11, que determina regras e recomendação de segurança para as atividades laborais de transporte, manuseio e armazenamento de cargas e a NR 26, que descreve as regras para a correta sinalização de segurança para a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.  

A falta de cumprimento dessas e outras normas importantes pode impactar a segurança e a produtividade do parque fabril, deixando a empresa exposta e vulnerável a riscos de:

  • Explosões;
  • Falhas em equipamentos;
  • Emissão de gases e poluentes prejudiciais para a saúde humana e biodiversidade;
  • Acidentes pessoais.

A metrologia é uma ciência indispensável para a indústria aumentar a confiabilidade dos processos de medição e das máquinas e equipamentos. Impacta a segurança do ambiente de trabalho, mas também contribui para o desempenho contínuo das atividades. 

Como a metrologia está presente em diferentes setores da indústria?

Por ser uma ciência que ajuda na eficiência operacional, a metrologia se aplica nos mais diferentes setores da indústria. No ramo automotivo, por exemplo, os processos de medidas são utilizados para afirmar o encaixe perfeito das peças e o bom funcionamento dos veículos. No caso da indústria de alimentos, sua função é medir a qualidade dos alimentos que chegam até a mesa do consumidor.

Já no setor aeronáutico, a metrologia desempenha um papel indispensável para garantir que peças, como asas e motores, estejam em perfeito estado de conservação e dentro das normas e regulamentações. Na indústria farmacêutica, a ciência é aplicada para confirmar a qualidade das medicações, bem como a quantidade ideal de ingredientes ativos usados na fabricação dos remédios.

Já no setor de eletrônicos, a metrologia serve para medir dimensões, placas de circuitos e outros componentes básicos que asseguram o funcionamento de aparelhos e dispositivos tecnológicos.

Independentemente do setor industrial, a ciência de medição precisa ser aplicada para a indústria firmar a qualidade e a geração de valor dos seus processos produtivos.

Benefícios da metrologia industrial

A metrologia industrial pode contribuir de muitas formas na indústria, a começar pela autenticidade dos processos de medição que ajudam assegurar a confiabilidade das máquinas. No entanto, as vantagens não se limitam unicamente a isso. Se aplicada corretamente, a ciência pode contribuir com a empresa das seguintes formas: 

Garantia da qualidade dos produtos

A metrologia industrial permite que a indústria realize medições mais precisas acerca de seus processos e materiais usados na fabricação de produtos. O que, consequentemente, ajuda a garantir a qualidade dos itens fabricados e entregues ao consumidor.

Melhoria da eficiência dos processos

Instrumentos de medição podem ser usados na identificação de falhas e erros, que geralmente impedem a indústria de ter um melhor desempenho na produção. O gestor pode, então, utilizar desses resultados para elaborar e implementar ações corretivas para melhorar a eficiência operacional.

Redução de custos

Com o apoio da metrologia industrial, pode-se também detectar gargalos, desperdícios e perdas de materiais que impactam diretamente o financeiro da empresa. Afinal, esse conhecimento bastante útil para a aplicação de medidas que ajudam na redução de custos.



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Aumento da segurança

Uma vez que a metrologia aumenta a confiabilidade das máquinas e equipamentos, a indústria consegue reforçar a segurança laboral no ambiente de trabalho e o bem-estar de seus colaboradores. Isso minimiza também a ocorrência de processos ou ações judiciais relacionadas a acidentes no ambiente de trabalho. 

Conformidade com as regulamentações

A ciência também contribui para a indústria se manter em conformidade com as normas e regulamentações, evitando problemas jurídicos e financeiros decorrentes do não cumprimento das regras.

Maior competitividade

Ao assegurar a autenticidade dos processos de medição e o bom funcionamento de máquinas e equipamentos, a empresa consegue melhorar a sua eficiência operacional significativamente. O que, por sua vez, ajuda a ampliar a sua competitividade.

A importância da metrologia para a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes

Imagine que a indústria precisa fabricar um lote de mil unidades de um produto. Toda essa operação deve ocorrer de forma contínua, pois o cliente exige que os itens sigam um mesmo padrão de qualidade.

Para seguir as exigências do cliente, a indústria precisa garantir que todas as máquinas e equipamentos críticos estejam funcionando. E nesse caso, será necessário realizar medições em cada um desses ativos para detectar possíveis problemas e desvios que possam vir a prejudicar a fabricação dos produtos.

Mas se a empresa não aplicar a metrologia, ela não consegue identificar esses problemas em potencial, nem assegurar a geração de valor de seus processos. Máquinas e equipamentos podem apresentar defeitos durante a fabricação, e o resultado disso pode ser devastador. Isto significa que, além de afetar a qualidade dos itens, a empresa pode gerar insatisfação ao cliente, que pode cancelar o pedido e migrar para uma concorrente.

Assegurar a continuidade das máquinas e equipamentos é fundamental para a empresa entregar qualidade em seus processos e produtos, e garantir a satisfação dos clientes. A medição desempenha um papel muito importante para assegurar essa continuidade. 

Passos para priorizar e implementar a metrologia nas empresas

Embora a implementação da metrologia não seja difícil, o processo exige o cumprimento de uma sequência de etapas. Para que a sua indústria tenha sucesso na aplicação dessa metrologia, preparamos um passo a passo simples que pode ajudar. Confira!

1- Identifique processos e áreas que serão beneficiadas com a metrologia

Todas as áreas da empresa podem se beneficiar com a ciência de medição, mas é importante priorizar os processos mais críticos, a fim de assegurar o funcionamento das operações que impactam diretamente a qualidade dos produtos e o valor dos serviços. 

2- Selecione uma equipe responsável para liderar o projeto

É necessário que os profissionais encarregados pelas medições tenham conhecimento técnico sobre o assunto, além de experiência comprovada nas áreas e processos que serão aplicados à metrologia. Isso é importante para evitar a ocorrência de atrasos ou até mesmo erros na aplicação. 

3- Estabeleça padrões e procedimentos para a medição e calibração de instrumentos

É fundamental estabelecer padrões e procedimentos para assegurar que as atividades relacionadas à medição sigam as principais normas e regulações. Qualquer prática indevida pode prejudicar os resultados de medidas, e como consequência, afetar o desempenho das máquinas. 

4- Adquira  instrumentos de medição adequados

Medidores de vazão, termômetros industriais, calibradores, manômetros, medidores de nível, analisadores de gases, entre outros. Disponibilize todos os instrumentos necessários para a equipe aplicar a medição, e certifique que os mesmos funcionem e atendam todos os requisitos. 

5- Monitore e avalie o desempenho da metrologia

Avaliar os números é importante para identificar oportunidades de melhoria e ajustes no processo de medição. Faça a coleta e o monitoramento dos dados para reconhecer como foi o desempenho da aplicação, e em seguida aponte todos os gargalos. 

7- Busque a melhoria contínua nos processos de medição e calibração

A melhor forma de garantir a qualidade dos produtos e serviços é por meio do aprimoramento contínuo de máquinas e equipamentos, o que só é possível com processos de medição e calibração. Assim sendo, aplique a cultura de melhoria contínua dentro do chão de fábrica, e certifique que cada colaborador está comprometido a buscar essa melhoria. 

Como a metrologia pode contribuir para a redução de custos na indústria?

Assim como aumentar a geração de valor da produção, os gestores também são responsáveis por buscar formas de reduzir custos na indústria. Essa tarefa tende a ser complexa na maioria das vezes, visto que o profissional precisa lidar com questões voltadas para:

  • Aumento de custos de matéria prima e mão de obra;
  • Dificuldade para inovar e implementar novas tecnologias;
  • Cumprir uma série de regularidades e obrigações.

Porém, a metrologia pode contribuir para a redução de custos, uma vez que permite detectar problemas e desvios de produção (que geram prejuízos), realizar uma produção mais enxuta e consciente, e reduzir os gastos com energia e estoque (já que otimiza fluxos de trabalho e processos).   

Além disso, temos também o caso das auditorias de qualidade. A metrologia pode ser usada pelos auditores para avaliar a conformidade dos processos industriais, impedindo que a indústria arque com custos ligados à ações judiciais (provenientes de acidentes ligados ao trabalho) ou até mesmo desperdícios.

LEIA TAMBÉM | O que é Gestão Industrial? Veja 9 passos para aplicar no seu negócio

A relação entre metrologia e transformação digital

A metrologia é uma importante ferramenta para a indústria melhorar seus processos de fabricação e aumentar a qualidade dos seus produtos. No entanto, o sucesso de sua aplicação depende muito das tecnologias usadas para realizar as medições e controlar os assuntos ligados ao chão de fábrica.

Até pouco tempo, a metrologia, as auditorias de qualidade, manutenção dos equipamentos e a análise dos resultados eram operações realizadas manualmente. Mas agora, existem alternativas inovadoras que tornam todos os processos mais simples, como é o caso do Checklist Fácil

O Checklist Fácil é uma solução completa para auditorias e inspeções de qualidade, padronização de medições, não conformidades e prevenção de perdas. Por meio da ferramenta, a indústria é capaz de ampliar o controle sobre seus processos industriais, digitalizando informações e tarefas que antes tomavam muito tempo do gestor.

Além disso, a tecnologia também é bem útil para o gerenciamento das equipes, das matérias-primas e da própria manutenção de ativos industriais. Aplique a metrologia em seus processos e assegure a transformação digital da sua empresa com o Checklist Fácil. Peça uma demonstração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.