Como um checklist de vistoria veicular pode otimizar sua gestão de frotas?

O checklist de vistoria veicular é uma ferramenta que otimiza o processo de verificação dos inúmeros requisitos necessários para manter a frota funcionando em pleno desempenho e segurança.
Atualizado em: 15 de agosto de 2023
Tempo de leitura: 5 minutos

Qual é a empresa que não deseja garantir os melhores resultados em performance para seus veículos, não é mesmo? Maior disponibilidade e redução de custos estão entre os indicadores-chave da gestão e controle de frotas. E quem lida diretamente com isso, precisa estar atento às ferramentas modernas do mercado para alcançar essas metas. O checklist para vistoria veicular é uma delas!

De modo geral, um checklist para vistoria veicular nada mais é que uma lista em que se verifica, item por item, o estado de peças, dispositivos de segurança, documentos e as condições físicas do veículo — que deve passar por vistoria em ocasiões específicas, de acordo com o artigo 123 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Por isso, se você atua no segmento de locação de veículos, ou mesmo é empresa com frota própria — seja embarcador, transportadora, etc. — precisa ficar de olho na vistoria veicular, além de compreender como a aplicação de um checklist acontece nesse contexto. Assim, será possível aumentar o tempo de operação dos seus veículos, otimizar a segurança e evitar riscos.

Como um checklist pode ajudar a sua gestão de frotas?

No setor de transporte e logística, em que há diversos processos relacionados à cadeia de suprimentos, quanto melhor for definido e padronizado o fluxo de trabalho, mais produtiva e ágil é a operação.

É por isso que, com a aplicação de um checklist, os colaboradores se sentem mais seguros para trabalhar, e os gestores podem tomar decisões mais precisas, a partir do monitoramento de processos. Assim, é possível aplicar checklists em:

  • Gestão de equipes externas;
  • Inspeção de avarias;
  • Vistorias técnicas;
  • Controle de carga e descarga;
  • Controle operacional;
  • Facilities;
  • Gestão de rotas;
  • Manutenção de frota.

Uma coisa é certa: com um veículo parado, na garagem, à espera de manutenção ou com problemas de inspeção, o prejuízo para o negócio é muito grande. É preciso estar com a frota sempre à disposição.

Benefícios do checklist para vistoria veicular

Um checklist para vistoria veicular torna o processo de avaliação e liberação de veículos de uma frota muito mais rápido, seguro e eficiente. Principalmente porque as inspeções de rotina contribuirão enormemente para a identificação de problemas e reparos em tempo hábil.

Assim, evita-se a quebra do veículo, manutenções corretivas onerosas, além de todos os prejuízos em consequência da má conservação. Quando é chegado o momento de vistoria, o trabalho não é penoso, uma vez que a empresa passa a ter uma cultura de conservação, segurança e qualidade institucionalizadas em seus processos, através da ferramenta.

Com uma gestão de frota veicular mais organizada, irregularidades em documentações, custos altos de manutenção, solicitações de peças para reposição em cima da hora e acidentes são fortemente mitigados.

Por que é importante realizar a vistoria veicular?

Um checklist de vistoria veicular é usado para avaliar as condições de um veículo. É a tarefa que identifica problemas mecânicos que podem causar acidentes, ou ainda acarretar em tempo de inatividade operacional.

O checklist, portanto, é de extrema importância em diversas situações, e pode ser usado tanto ao longo das verificações pré-partida, bem como em inspeções regulares. No caso da vistoria veicular, existe uma obrigação fiscal determinada pelo artigo 123 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Portanto, a vistoria é obrigatória em:



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.
  • Transferência da propriedade do veículo; 
  • Mudança de município do proprietário;
  • Característica do veículo alterada; 
  • Mudança na categoria do automóvel.  

Assim, a vistoria prévia é uma rotina comum em empresas com frota própria, em que é realizado um check-up completo das condições do veículo para mantê-lo sempre atualizado e em bom funcionamento.

Na vistoria, vale conferir a documentação do veículo, compará-la com as características reais do carro, bem como avaliar chassi, ano, modelo, motorização, tipo de combustível, itens de série e opcionais, placa, quilometragem, entre outros.

É por isso que a vistoria veicular é tão presente na rotina de quem possui frota própria. E os deslizes não podem ser cometidos, porque o fluxo de caixa da empresa depende de um veículo em boas condições para operar, bem como suas obrigações fiscais em dia.

Leia também:

O que fazer para passar na vistoria do DETRAN?

Antes de ir até o DETRAN ou receber o responsável pela vistoria veicular na sua empresa, é preciso estar com todos os documentos em dia. Tenha em mãos o Certificado de Registro de Veículos (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Também é preciso quitar multas e impostos, como IPVA e DPVAT. Depois, é só comparecer ao setor de prontuário do DETRAN da sua cidade e solicitar o preenchimento do formulário do RENAVAM, bem como agendamento da vistoria. 

Vale destacar que, no caso de transferência dos documentos do veículo, o prazo para fazer é de 30 dias — a contar da data de venda registrada no documento CRV, conforme o Código de Trânsito Nacional. 

Além disso, há uma série de recomendações que deve ser observada para empresas que lidam com gestão de frota, como veremos adiante.

Como implementar checklist para vistoria veicular?

O maior problema de qualquer inspeção é a papelada. A burocratização de informações leva a operação a lentidão, bem como gera erros e retrabalhos. Ainda assim, mesmo atualmente, muitas vistorias são feitas usando papel e prancheta.

Isso gera risco de perda de dados, bem como tomadas de decisão erradas, uma vez que os dados não estão corretos, ou mesmo faltantes.

Um sistema de checklist eletrônico para essa operação resolve esses problemas, uma vez que centraliza dados em um só local, mantendo-os sempre atualizados e com possibilidade de acesso ao histórico para monitoramento e extração de informações, que geram relatórios e dashboards.

Assim, um checklist para vistoria veicular auxilia o gestor de frota em suas inspeções regulares, promovendo a segurança e clareza na identificação de problemas, além de agilidade na correção de não conformidades, garantindo que nenhum veículo fique fora de operação por muito tempo.

Inclusive, é possível aplicar e acompanhar a vistoria veicular por meio de dispositivos móveis, uma vez que, alocado em nuvem, o sistema para checklist eletrônico pode ser acessado por meio de aplicativo!

Essas são as principais vantagens do Checklist Fácil — sistema para checklist personalizável que pode ser aplicado para as mais diversas finalidades, dentro dos mais diferentes negócios. Se o que você deseja é padronização, agilidade, monitoramento e resultados, pode contar com esse sistema.

LEIA MAIS | 7 critérios para escolher o melhor sistema de gestão de frotas

Como o Checklist Fácil pode ser aplicado na vistoria de veículos?

Para acompanhar o que acontece com cada veículo da sua frota, bem como todo procedimento envolvido, é preciso criar rotinas bem definidas.

Como falamos, um checklist online ajuda nesse controle, pois permite criar listas de verificação com todos os itens que precisam ser checados nas devidas inspeções que sua frota precisa executar.  

Com o Checklist Fácil, você pode otimizar sua operação como um todo, assegurando boas práticas na utilização dos veículos, bem como seu estado geral, ajudando na aprovação da vistoria veicular.

Isso acontece por meio de funcionalidades que agregam quando o assunto é controle de dados e rotinas de inspeção. Vamos conhece-las?

  • Checklist por imagem: Possibilita criar áreas no checklist utilizando uma imagem e inserir os pontos (perguntas) que precisam ser auditados através desta;
  • Preenchimento de OCR: Durante a aplicação do checklist, é possível fazer a leitura de itens do tipo placa de automóvel. Este dado que for lido preencherá o campo da pergunta, otimizando o preenchimento;
  • Dashboard personalizados: Os gráficos e relatórios são gerados de acordo com as suas necessidades, facilitando o controle.

O que deve ter no seu checklist de vistoria veicular?

Em conclusão, para que você não esqueça nenhum dos principais itens, trouxemos aqui algumas sugestões do que mais é avaliado em uma vistoria veicular. Acrescente ao seu checklist:

  • Buzina;  
  • Espelhos retrovisores da parte interna e externa;  
  • Faróis dianteiros da cor branca e amarela;  
  • Faroletes;  
  • Limpador de para-brisa;  
  • Lanterna de marcha a ré;  
  • Lanternas traseiras de cor vermelha;  
  • Lanternas que apontam a direção;  
  • Lanterna que ilumina a placa;  
  • Para-choques dianteiros e traseiros;
  • Pneu;
  • Estepe;
  • Prazo de validade do extintor de incêndio (quando houver no veículo);
  • Cintos de segurança;
  • Cor dos faróis;
  • Freios;
  • Protetores das rodas traseiras (em caso de caminhões).

Agora que você já sabe o que é um checklist de vistoria veicular, quais são os itens que agregam durante as inspeções e como automatizar esse processo, é só agendar uma demonstração com um de nossos consultores para otimizar sua gestão de frota e alcançar os melhores resultados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança