A segurança do trabalho nas empresas é um desafio que muitos gerentes e diretores enfrentam com os seus funcionários, já que envolve uma série de elementos que dificultam o cumprimento das normas.
No entanto, uma solução para esse problema é a implementação de um checklist. A ferramenta é uma excelente alternativa para garantir que todos os procedimentos de segurança sejam realizados.
Entenda os desafios da segurança no trabalho na empresa
Há dois fatores principais que tornam a segurança do trabalho na empresa um verdadeiro desafio. São eles os aspectos culturais e os comportamentais.
Fatores culturais
A importância de agir conforme as normas de segurança deve estar presente na mentalidade de todos os colaboradores. Por isso, é importante educar o funcionário a respeito dos procedimentos diários e pontuais que ele deve cumprir para garantir a segurança individual e coletiva.
Fatores comportamentais
Os fatores comportamentais dependem diretamente da colaboração dos funcionários. Quando um desvio de segurança é identificado, é importante que a empresa corrija o comportamento dos colaboradores envolvidos — fortalecendo, assim, a cultura de hábitos seguros.
Para garantir o cumprimento das normas de segurança, a empresa pode realizar auditorias de rotina e verificações pontuais de execução. Assim, é possível antecipar falhas e, ao mesmo tempo, realizar ações corretivas quando algum desvio de segurança é identificado.
Saiba como funcionam as inspeções
As inspeções devem ocorrer rotineiramente nas instalações da empresa, a fim de verificar o cumprimento das Normas Regulamentadoras (NRs). São elas:
- utilização correta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
- disponibilidade e utilização de ferramentas próprias para as atividades executadas;
- adequação das estações de trabalho.
Há, também, as inspeções relacionadas à execução de determinadas atividades, que visam garantir que os funcionários estejam aptos a realizar a tarefa. Isso inclui perigos inerentes, tais como:
- trabalhos em altura;
- confinamento;
- contato com produtos químicos;
- ambientes com temperaturas elevadas.
Além do uso correto dos equipamentos de segurança, os profissionais envolvidos na execução do trabalho devem ser treinados e certificados. As informações recolhidas devem ser registradas por meio de formulários previamente.
Entenda por que utilizar a Checklist Fácil para a segurança do trabalho na empresa
Para garantir que as normas de segurança sejam cumpridas, muitas organizações optam pela implementação de um checklist. Assim, além de garantir que o trabalhador não seja lesado, a empresa também evita consequências negativas por descumprimento das normas ou pelo comportamento indevido dos colaboradores.
Confira os benefícios de utilizar a Checklist Fácil
A implementação dessa ferramenta na empresa garante uma série de benefícios. Confira alguns deles!
1. Detecta riscos
Identificar os múltiplos riscos envolvidos em uma operação é um trabalho árduo, já que é preciso verificar não apenas se os trabalhadores estão cumprindo as normas, mas também se todos os equipamentos estão com a manutenção em dia e funcionando normalmente.
As inspeções rotineiras são fundamentais para detectar falhas relacionadas à segurança. O uso da Checklist Fácil permite que o inspetor faça uma conferência completa, já que lista todos os itens que devem ser conferidos.
2. Verifica o cumprimento das normas de segurança
O cumprimento das normas é outro desafio comum nas empresas, já que envolve os fatores culturais e comportamentais que listamos acima.
A ferramenta também ajuda na inspeção do cumprimento de normas de segurança, como o uso correto de EPIs, disponibilidade e uso correto de ferramentas de auxílio, cumprimentos dos procedimentos de segurança, entre outros.
3. Evita o risco de acidentes
Acidentes de trabalho podem ocorrer por uma série de elementos — e, muitas vezes, podem ocorrer por pequenos detalhes que não foram inspecionados corretamente.
Um dos principais propósitos das inspeções é, justamente, prevenir que ocorram acidentes de trabalho. Por isso, o uso da ferramenta é fundamental para que a verificação seja eficiente.
4. Mantém o foco na operação
Muitas falhas ocorrem em função de processos mal estruturados. As inspeções rotineiras garantem procedimentos ágeis, mas seguros. Assim, além de garantir a segurança do trabalho na empresa, o checklist permite que todas as etapas do processo sejam realizadas com sucesso.
5. Aumenta a eficiência operacional
A ineficiência de determinado setor é, muitas vezes, causada pela falta de ações preventivas. Como a ferramenta lista todas as tarefas que devem ser executadas, o checklist também aumenta a eficiência operacional e evita dispersões.
6. Promove a segurança dos trabalhadores
Como mencionamos, aspectos culturais e comportamentais são dois elementos que influenciam muito na segurança no trabalho nas empresas. Por isso, é preciso educar e corrigir os funcionários sempre que algo ocorre fora das conformidades.
As inspeções rotineiras, aliadas ao uso da Checklist Fácil, são fundamentais para garantir a segurança dos trabalhadores — já que a ferramenta não só aumenta o cumprimento das normas de proteção individual, como verifica se todos os equipamentos utilizados na operação estão aptos para uso.
7. Garante a execução das auditorias
Com a ferramenta, é possível programar e monitorar as auditorias, o que garante que as inspeções sejam realizadas dentro dos espaços de tempo ideais.
8. Reduz o consumo de papel
Por se tratar de uma ferramenta digital, o software reduz o consumo de papel. Além de reduzir custos para a empresa, o meio ambiente agradece.
9. Otimiza o tempo dos inspetores
Um grande benefício do software da Checklist Fácil é que ele automatiza tarefas, o que otimiza o tempo dos inspetores na elaboração de relatórios — já que os dados são compilados em tempo real.
10. Permite o armazenamento seguro dos dados
O software possibilita o armazenamento criptografado em nuvem, evitando o risco de vazamento ou a perda de dados.
11. Registra os dados de inspeção
A ferramenta permite o registro automático de informações de inspeção, tais como: nome do usuário que a realizou, unidade inspecionada, data e horário da inspeção, geolocalização inicial e final e pontuação.
12. Garante o registro de evidências
O software ainda permite que o inspetor registre, por meio de fotos, áudios e vídeos, evidências que comprovam a conformidade ou não dos procedimentos de segurança.
13. Agiliza a comunicação entre os responsáveis
Com o uso da ferramenta de Planos de Ações, o software permite uma comunicação mais ágil com os responsáveis, que providenciarão as medidas corretivas necessárias.
14. Gera indicadores
O software também gera indicadores do cumprimento dos itens verificados. Isso permite que medidas mais abrangentes sejam realizadas.
15. Promove maior visibilidade do processo
Com o software, é possível disponibilizar informações para determinados usuários. Isso possibilita uma maior visibilidade do processo e permite que ajustes sejam realizados futuramente para otimizar e aumentar a eficiência dos procedimentos.
Como vimos, o uso de um software de checklists é fundamental para garantir a segurança do trabalho na empresa. Ele é um importante aliado nas inspeções rotineiras, que verificam o cumprimento das Normas Reguladoras.
E então, gostou do nosso artigo? Gostaria de saber mais sobre a Checklist Fácil? Não perca mais tempo e solicite uma demonstração agora mesmo!