O que é apontamento de produção e qual sua importância para a eficiência da indústria?

Ter uma visão ampla do andamento do processo produtivo possibilita realizar ações corretivas e melhorias na fabricação de produtos, alguns dos benefícios do apontamento de produção.
Atualizado em: 31 de janeiro de 2024
Tempo de leitura: 5 minutos

Apontamento de produção é o registro de informações relevantes do início ao fim da fabricação de um produto. É uma forma de rastreá-lo, monitorá-lo e agir sobre qualquer tipo de ocorrência no decorrer da fabricação.

Este é um processo muito importante para qualquer indústria porque dá uma visão ampla sobre tudo o que ocorre no andamento da produção. Dessa forma, é possível realizar ações corretivas e melhorias para otimização de custos e melhor aproveitamento de recursos.

Quer entender mais sobre apontamento de produção e como ele funciona? Acompanhe este artigo!

O que é apontamento de produção?

Apontamento de produção nada mais é que o registro organizado de todos os processos, atividades e informações da produção de um produto em uma fábrica. Entre estes registros podem estar dados sobre tempo de produção, materiais utilizados, tempo de paradas programadas e não programadas, produtividade e disponibilidade de equipamentos, entre outros.

O objetivo é monitorar cada fase do processo produtivo e ter mais controle sobre a qualidade, os recursos utilizados, perdas, entre outros pontos importantes;

Em outras palavras, a partir do apontamento de produção, gestores e supervisores têm total controle e acesso às informações sobre o que acontece com um produto, desde seu planejamento até o momento em que ele sai da fábrica.

Além disso, o apontamento de produção permite análises mais detalhadas dos processos produtivos porque mantém um registro preciso e confiável de cada etapa da fabricação de um produto.

Dessa forma, a empresa pode promover melhorias, otimizar recursos e tomar decisões com base em dados precisos e concretos.

LEIA MAIS | Controle de equipamentos: o que é e como fazer?

Como funciona o apontamento de produção em uma fábrica?

As etapas do apontamento de produção podem variar de indústria para indústria e de acordo com o tipo de apontamento executado por cada uma delas. De todo modo, há alguns registros comuns no apontamento de toda fábrica:

  • Identificação de cada etapa dos processos produtivos, dando uma visão clara de toda a operação, recursos utilizados e tempo gasto em cada etapa;
  • Registro de materiais consumidos em toda a fabricação do produto final;
  • Registro da mão de obra, como a identificação dos operadores, horas trabalhadas, entrada e saída do posto, entre outros;
  • Levantamento de indicadores de produtividade e disponibilidade de máquinas e equipamentos, bem como da qualidade da produção de cada um;
  • Entre outros.

Todos esses dados são captados, em tempo real ou de forma retroativa, e passam por processamento e análise para embasar ações corretivas, preventivas e de melhoria contínua.

O apontamento de produção também ajuda a manter registros necessários para demonstração de conformidades em inspeções ou auditorias externas.

Tipos de apontamento de produção

O apontamento de produção pode ser realizado por meio de tecnologias inovadoras, mas este não é o único modo de realizá-lo. Conheça os tipos de apontamentos de produção a seguir.

Apontamento de produção retroativo

No apontamento retroativo, como o termo já nos diz, as informações do ciclo produtivo são registradas após a conclusão das atividades ou ocorrências. Neste caso, os próprios profissionais que lidam com essas atividades realizam os registros em planilhas para controle das informações.

Em geral, as fábricas que aplicam o apontamento retroativo ainda não possuem recursos para investir em sistemas para digitalizar esse processo de coleta e registro de dados, ou não tem a percepção do quão ineficiente é realizar esta atividade manualmente.

Um dos principais fatores que contribuem para esta ineficiência é a demora em detectar problemas e agir rapidamente sobre eles. Como não há acompanhamento em tempo real, rotinas de manutenção, ajustes e correção da qualidade de produtos ficam prejudicadas.

Mas o apontamento retroativo também pode ser aplicado para situações em que há necessidade de conferência ou correção de alguma falha na coleta de informações.

Apontamento de produção em tempo real

O apontamento de produção em tempo real é aquele em que os dados coletados na produção são disponibilizados para consulta e monitoramento imediatamente.

Isso significa maior controle e precisão de informações, além de mais agilidade nas tomadas de decisão durante todo o ciclo produtivo.



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

E como esses dados são organizados e disponibilizados em tempo real? Por meio da integração de tecnologias como automação industrial, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Machine Learning e sistemas de gestão, a exemplo dos ERPs e do Sistema MES.

Através de dispositivos inteligentes, como os sensores IoT, é possível saber em tempo real quando uma máquina apresenta algum problema. O Sistema MES recebe, processa e exibe esta informação captada pelo sensor, fornecendo outros indicadores como o OEE daquele equipamento.

LEIA MAIS | 12 perguntas e respostas sobre como a IoT funciona na prática

Por que o apontamento de produção é tão importante para a indústria?

Já imaginou o impacto que uma informação perdida ou incorreta pode ocasionar pontualmente e em longo prazo numa produção? Toda informação que possa antecipar problemas e suas soluções, otimizar recursos e melhorar continuamente os processos produtivos é bastante valiosa para as empresas.

Saiba mais sobre esses principais pontos que fazem do apontamento de produção algo essencial para uma fábrica:

Otimização de recursos e controle de custos

Tempo desperdiçado com imprevistos como máquinas paradas ou produção de baixa qualidade, por exemplo, significa perda no faturamento da empresa. Com uma visão ampla do andamento da produção, é possível monitorar essas variantes e identificar oportunidades de melhorias como redução de custos e desperdícios.

Monitoramento de desempenho e produtividade

A partir dos registros do apontamento de produção, a gestão tem uma visão ampla sobre a produtividade e o desempenho das equipes e dos equipamentos no chão de fábrica. Dessa forma, é possível identificar gargalos na produção e agir sobre eles para aumentar a eficiência da operação como um todo.

Melhoria contínua de processos e qualidade dos produtos

Falhas, desvios e outros problemas na produção podem resultar em produtos fora do padrão de qualidade e insatisfação do consumidor, além do desperdício de materiais, mão-de-obra, tempo e outros recursos.

Entretanto, a partir do momento em que a gestão passa a ter controle em tempo real de todo o andamento da produção, fica mais fácil identificar erros e promover melhoria contínua para aperfeiçoar e otimizar ainda mais os processos produtivos.

LEIA MAIS | Padronização de processos: tudo o que você precisa saber para implementar na sua empresa

Como implantar o apontamento de produção?

Empresas que decidem otimizar seus processos terão ganhos importantes na eficiência de suas operações, sem dúvida alguma. Contudo, para que esses benefícios sejam bem aproveitados, é necessário ter planejamento e uma visão clara dos passos para a implantação do apontamento de produção. Veja algumas dicas:

Defina objetivos e indicadores para acompanhamento

Planeje os indicadores mais importantes para monitorar e quais os objetivos desse monitoramento. Isso é essencial para que se saiba o que fazer com as informações expostas no sistema de gestão escolhido.

Escolha como quer controlar todos os dados da produção

Planilhas, softwares, sensores… escolher o tipo de apontamento de produção, em tempo real ou retroativo, é um passo importante porque vai definir o nível de controle que a gestão terá sobre o que acontece no chão de fábrica. Considere o orçamento disponível, mas tenha em mente que o retorno sobre o investimento em tecnologia pode trazer ganhos muito maiores a longo prazo.

Treine e engaje sua equipe

Para que o apontamento de produção funcione plenamente, todas as pessoas envolvidas na produção e na gestão precisam entender sua importância, seu funcionamento e seus benefícios. Igualmente, caso a empresa opte por usar sistemas ERP ou MES, por exemplo, deve-se certificar de que todos receberam treinamento para operá-los.

Integre, colete dados, faça ajustes

Após planejar, escolher suas tecnologias e treinar a equipe, é hora de integrar o apontamento de produção ao fluxo de trabalho e coletar os primeiros dados para análises e comparações futuras. A partir dessa primeira coleta, já é possível notar oportunidades de melhoria e desvios que precisam de correção.

Monitore e analise resultados continuamente

O processo de apontamento de produção é contínuo. À medida que as análises das informações acontecem, é possível realizar melhorias na operação, aprender com os indicadores e buscar novas formas de otimizar a produção, sempre buscando o máximo de eficiência operacional.

Seja por meio de planilhas ou sistemas de gestão, o apontamento de produção pode gerar resultados ainda melhores com o Checklist Fácil, o software de formulários digitais e planos de ação mais completo do mercado.

Checklist Fácil é uma ferramenta que padroniza e otimiza processos de auditoria e inspeções, tornando-os digitais e gerando relatórios em tempo real durante a coleta de dados.

A ferramenta eleva o nível de confiabilidade e precisão de informações coletadas em inspeções para gestão de manutenções, gestão de ativos, controle de qualidade, entre outras aplicações para a Indústria e demais segmentos do mercado.

E por falar em confiabilidade de informações, o Checklist Fácil possui integração com sensores inteligentes, o que significa muito mais eficiência para a sua empresa!

Conheça tudo sobre as mais de 150 funcionalidades do Checklist Fácil e peça uma demonstração para entender na prática os benefícios da ferramenta para a eficiência operacional da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança