Entenda porque o checklist para lojas é indispensável

Neste artigo, vamos detalhar a importância de checklists para lojas e mostrar para quê esse recurso é utilizado, além de 3 passos simples para implementá-lo. Clique aqui e confira!

Tempo de leitura: 7 minutos
dois homens fazendo verificação de checklists para loja

O uso de checklists para lojas faz uma grande diferença, tanto para quem gerencia os negócios quanto para a sua equipe de trabalho. Essa é uma importante ferramenta, que garante a padronização do estabelecimento para oferecer a melhor experiência para consumidores.

Esse recurso oferece uma série de vantagens e otimiza as operações administrativas da empresa, o que facilita também a análise de resultados e o desenvolvimento de planos de ação – que, consequentemente, otimizam resultados e metas.

Neste artigo, vamos explicar quais são os benefícios de utilizar um checklist para lojas, o que deve ser incluído nesse tipo de documento e quais resultados você pode esperar ao implementar essa ferramenta na rotina da sua empresa. Continue a leitura e confira!

Para que serve um checklist de loja?

Como você já deve saber, o checklist é uma folha de verificação para a realização e o resultado de uma determinada atividade. No setor de comércio, lojas e varejo, essa ferramenta pode ser utilizada principalmente para inspeções e padronização de processos.

Para gerentes ou responsáveis por uma loja, o checklist é necessário para garantir que o estabelecimento esteja sempre de acordo com o esperado, seja em termos de limpeza, organização ou disposição de itens.

A rotina comercial é muitas vezes corrida e cheia de desafios para a gestão, mesmo com treinamentos e instruções diretas para os colaboradores. Assim, uma lista de verificação se torna a forma mais prática e eficiente de otimizar o tempo e a produtividade de uma loja.

Com a aplicação desse recurso, já é possível ver mudanças no dia a dia, mas, com a implementação de inspeções diárias, os benefícios para a organização passam a ser de curto, médio e longo prazo.

Porque utilizar um checklist para a sua loja

O checklist online é um recurso completo e ideal para elevar o seu estabelecimento a outro patamar. Isso é válido tanto para o lançamento de um e-commerce, quanto para a gestão de estoque de uma loja de roupas ou o acompanhamento das não conformidades de uma loja de conveniência.

Além disso, as listas de verificação oferecem uma série de vantagens para manter a sua empresa em ordem. Veja algumas delas:

Organização

Essa ferramenta lista todos os itens que devem ser verificados, e por isso ela se torna uma aliada fundamental para organizar processos. Como a desorganização gera falta de produtividade e prejudica os resultados e indicativos de qualquer loja, esse é o primeiro benefício de destaque.

Com ele, é possível, por exemplo, listar qual é a periodicidade de cada subdivisão que deve ser verificada — de forma diária, semanal, mensal, semestral ou anual. Além disso, também é viável especificar quais tarefas devem ser executadas para garantir o bom funcionamento da loja.

Automatização de processos

Através de um software de checklist, as inspeções periódicas são potencializadas e facilitam a consolidação de dados relevantes para a loja. Assim, o levantamento das informações coletadas durante o processo de verificação é feito de forma automática e padronizada, o que facilita análises posteriores de desempenho.

Redução de erros

Por utilizar um formato padronizado, o checklist diminui a incidência de erros quando comparado a métodos alternativos, como planilhas e formulários de preenchimento manual. Sua configuração personalizável e intuitiva permite uma verificação mais assertiva, que pode evitar uma série de falhas e refações.

Aumento de produtividade

Como a ferramenta de checklist é facilmente configurada e preenchida, torna-se mais fácil para as pessoas que trabalham na loja fazerem as verificações. Além disso, a própria lista já auxilia na gestão de processos, porque exibe os itens que devem ser analisados detalhadamente. 

Dessa forma, manter uma rotina de checklists na sua loja é sinônimo de sucesso para atingir metas e melhorar os seus resultados.

Principais aplicações de checklist para lojas 

O setor comercial utiliza checklists para diferentes finalidades no cotidiano de suas operações. Em geral, configura-se um formulário direcionado para cada subdivisão, de modo que todos os itens possam ser avaliados com cuidado. Abaixo, explicamos quais são os principais checklists para lojas e como eles podem ser aplicados na sua rotina.

Verificação de início do dia

Para quem é gerente de loja, essa é uma prática muito interessante para trabalhar a equipe. Através de reuniões curtas e objetivas, essa folha de verificação tem o objetivo de averiguar os seguintes pontos:

  • Como estão os resultados da semana?
  • A loja vai bater as metas esperadas?
  • Quais setores estão desempenhando melhor e quais precisam de mais atenção na reposição e organização de produtos? 
  • Quais serão as próximas ações promocionais?
  • Tiveram reclamações de algum cliente desde a última reunião?
  • Alguém não veio trabalhar? Como essa pessoa será substituída?

Com um checklist direcionado, é possível estabelecer uma rotina de 10 a 15 minutos diários para alinhar esses tópicos e manter o time da loja sempre motivado e a par de como está o andamento de processos. Isso garante uma equipe mais unida, produtiva e engajada com o seu trabalho.

Atividades de abertura da loja

Esse checklist é fundamental e deve ser executado diariamente. Todos os funcionários da loja precisam estar em sincronia para, por exemplo, certificar que as posições de uma promoção estejam de acordo com o planejado antes de receber clientes. Por isso, é válido verificar outras questões, como:

  • A fachada da loja está limpa, sem lixo ou cartazes rasgados?
  • Existem ações do comercial programadas para o dia/semana? Como está o estoque, local da promoção e preços para isso?
  • Como está a exposição dos produtos em oferta?
  • Qual será a estratégia de reposição do dia? 
  • Como está a operação dos equipamentos da loja?

Através da apuração desses itens, garante-se a organização do estabelecimento, o que evita problemas ao longo do dia de trabalho porque qualquer falha identificada pode ser solucionada rapidamente antes da abertura da loja.

Frente de caixa

Esse checklist avalia aspectos como a apresentação e organização da loja, atendimento ao consumidor e agilidade ao fechar a venda. Além de observar se o estabelecimento segue os padrões esperados, também é possível monitorar as dificuldades e não conformidades do cotidiano do estabelecimento. Alguns itens importantes para se certificar são:

  • Houve algum cancelamento de produto ou cupom?
  • Como está a organização do espaço de PDV?
  • As sacolas estão arrumadas e prontas para uso?
  • Como está a condição e organização de produtos para entrega?

Outra forma de analisar se a frente de caixa opera conforme as expectativas é coletando uma breve pesquisa de satisfação do cliente por meio de um software integrado com o checklist.

Limpeza e manutenção da loja

Outro elemento importante para garantir que a experiência do cliente seja positiva é a limpeza e manutenção da loja. O checklist vai assegurar que o estabelecimento obedeça todas as normas sanitárias para que o local permaneça limpo e em boas condições de higiene. Isso inclui verificar aspectos como:

  • A limpeza geral do local, incluindo o chão e balcões;
  • Armazenamento de produtos;
  • A higienização de equipamentos e ferramentas utilizadas na loja;
  • Condições dos banheiros;
  • Aparência e higiene dos funcionários.

O checklist de limpeza pode ser feito com uma periodicidade flexível, estabelecendo-se tarefas para manutenção diária da loja e verificações mais rigorosas a cada 30 dias.

Gestão de estoque

É fundamental manter um bom controle de estoque para evitar danos e perdas de mercadoria. O checklist vai auxiliar o estabelecimento com a gestão de estoque, verificando aspectos como:

  • Os produtos estão armazenados da forma correta?
  • A temperatura do local está adequada para armazenar os produtos?
  • Como está a logística de recebimento de produtos?
  • Como os procedimentos de entrada e retirada de produtos do estoque estão sendo feitos?
  • Qual é a validade dos produtos em estoque?

Um controle eficiente das mercadorias que entram e saem é essencial para garantir que o produto mantenha a sua integridade até chegar às mãos do consumidor.

Segurança no trabalho

Outro aspecto que merece atenção de checklists no setor é a segurança no trabalho, que inclui uma série de elementos, tais como:

  • O correto armazenamento dos produtos na loja;
  • Presença de saídas e luzes de emergência, extintores de incêndio, alarmes, entre outros;
  • Uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) por parte dos funcionários;
  • O cumprimento das normas de segurança por parte dos funcionários ao manusear produtos na loja;
  • Presença de sinalização adequada, indicando acessos restritos aos funcionários, cuidado ao trafegar, entre outros.

Assim, além de cumprir com as normas e protocolos de segurança, o estabelecimento também previne acidentes de trabalho e evita que os próprios consumidores sejam lesados de qualquer forma.

Como implementar checklists de loja na sua rotina

Agora que você já sabe as formas que um checklist para lojas pode trazer mais resultados, chegou o momento de ir além. Uma das maiores vantagens de utilizar listas de verificação é que a sua aplicação é muito simples e objetiva. Veja 3 passos para isso:

1. Estabeleça um padrão

O primeiro passo é criar um documento padronizado para ser seguido, o que deve ser feito por pessoas responsáveis pela loja, seja gerente, representante do caixa, vendas ou atendimento. 

Isso é muito importante para unir as necessidades e visões de todos os envolvidos em processos do dia a dia, e por esse motivo é preciso criar uma sequência lógica e fácil para estabelecer uma rotina de verificações. 

Outro fator fundamental é manter cada item especificado para que a aplicação do checklist seja prática e acessível para coletar e analisar dados posteriormente.

2. Defina uma frequência para a sua loja

Para atingir as metas esperadas, é essencial manter a constância nas ações do seu estabelecimento. A rotina comercial se torna muito mais eficiente quando a gerência e os funcionários se comprometem a realizar verificações diárias, porque assim é possível manter as atividades em conformidade.

3. Use um aplicativo de checklists

Uma forma de melhorar ainda mais a eficiência operacional da sua loja é elaborar uma estratégia para analisar e monitorar os dados de aplicação de checklists de forma digital. Com um aplicativo dedicado em gerar resultados e melhoria contínua, essa tarefa se torna mais simples e prática.

A Checklist Fácil é uma empresa líder na América Latina no desenvolvimento de soluções para checklists online, que padronizam processos e potencializam atividades essenciais. Com a geração de indicadores e relatórios, essa é a plataforma ideal para transformar a rotina da sua loja!

Veja algumas funcionalidades do nosso software que podem auxiliar a elaboração e o monitoramento dos seus checklists:

  • Compilação de dados de forma automática;
  • Operações online e offline;
  • Acesso remoto pelo aplicativo;
  • Geração automática de relatórios gerenciais;
gráfico de reincidências para checklist de loja
  • Relatório de reincidências;
  • Planos de ação personalizáveis;
plano de ação para checklist de loja
  • Status de soluções aplicadas;
status da solução para checklist de loja
  • Controle de Rankings de aplicações;
ranking de soluções para checklist de loja
  • Registro de mídias para conferência e monitoramento;
  • Dashboard personalizado;
dashboard personalizado para checklist de loja
  • Suporte técnico de qualidade.

Com o Checklist Fácil, a sua loja terá um funcionamento ainda melhor de forma descomplicada, otimizando o tempo dos funcionários e facilitando dados e informações importantes para auxiliar na sua tomada de decisão.

Para saber como gerar mais resultados com excelência através do nosso software, agende uma demonstração gratuita e descubra como levar a produtividade do seu estabelecimento para outro patamar!

Redatora especialista em Branding e Sistemas de Informação. Apaixonada por livros intrigantes, pessoas envolventes e um bom cafezinho compartilhado ☕
Theodora Falabretti

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *