Cultura de segurança: benefícios e dicas para implementar na empresa

A cultura de segurança vai além do cumprimento das obrigações legais em segurança do trabalho. A ideia é transformar a prevenção em um valor da empresa.
Atualizado em: 28 de abril de 2023
Tempo de leitura: 7 minutos

Muitas empresas já entenderam que quando falamos em saúde e segurança do trabalho, também estamos falando de eficiência na operação. Estas empresas também entenderam que não basta apenas cumprir as NRs: é preciso ter uma cultura de segurança inserida no plano estratégico da empresa e ir além das medidas obrigatórias de saúde e segurança.

À primeira vista, pode parecer um esforço com resultados a longo prazo, mas veja só a urgência do assunto: dados divulgados pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (Smartlab) mostram um número recorde de acidentes de trabalho no Brasil na última década (2002-2022). Um total de 6.774.543 acidentes foram registrados, resultando em 25.492 mortes. Esse número representa uma morte relacionada ao trabalho a cada 3 horas e 47 minutos, muitas das quais poderiam ter sido evitadas.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que doenças e acidentes de trabalho causem a perda de pelo menos 4% do Produto Interno Bruto (PIB) global. Além de milhões de pessoas prejudicadas e vidas perdidas, este percentual se traduz também em gastos públicos e prejuízos imensuráveis na produtividade das empresas.

Deu para notar por que as empresas precisam olhar mais de perto para a saúde e a segurança do trabalho? Neste artigo você vai conhecer os conceitos relacionados à cultura de segurança, os benefícios para empresas e colaboradores, e como implementá-la em sua organização. Boa leitura!

O que é cultura de segurança?

Cultura de segurança é um conjunto de práticas e valores que garantem um ambiente de trabalho seguro para todos os envolvidos. O objetivo é reduzir os riscos associados ao desempenho das tarefas do dia a dia, para que os trabalhadores possam desempenhar suas funções em um ambiente saudável.

Uma cultura de segurança robusta e bem planejada considera e implementa medidas relacionadas à prevenção de acidentes, conscientização de riscos, treinamentos e capacitações, entre outras.

Vale destacar que a cultura de segurança não é um elemento isolado, faz parte dos valores da empresa e deve envolver todos os colaboradores. Para atingir seus objetivos, ela deve nascer na cultura corporativa e receber a devida atenção da administração.

Qual a importância da cultura de segurança?

Por meio de uma cultura de segurança, as organizações podem transformar boas práticas de saúde e segurança em hábitos internalizados e torná-los parte de suas operações diárias.

Esta é uma iniciativa que trabalha em conjunto para reduzir custos e riscos de acidentes, aumentar a produtividade e construir relacionamentos fortes com os funcionários.

Ao implementar medidas de segurança e bem-estar, as instituições podem melhorar ainda mais seus padrões de segurança ocupacional, cumprir adequadamente suas obrigações legais e evitar multas e penalidades.

Mas, a partir do momento em que se cria uma cultura de prevenção, a organização concentra seus esforços na criação e manutenção de um ambiente seguro que, por consequência, favoreça a alta produtividade e a qualidade das atividades laborais.

Todos os membros da empresas devem ser envolvidos e as práticas devem ser aplicadas no dia a dia e fazer parte da cultura organizacional. Esses esforços incluem treinamento, mudança de hábitos, implementação de práticas seguras e comunicação aberta.

LEIA MAIS | 12 indicadores de segurança do trabalho que você deve acompanhar

Benefícios de uma cultura de segurança e de prevenção

Implementar a cultura de segurança e prevenção pode garantir diversos benefícios para sua empresa. Veja: 

1- Melhoria da produtividade e qualidade do trabalho

Imagine um ambiente em que os colaboradores estejam a todo momento preocupados e apreensivos com sua integridade física e mental, por não se sentirem amparados adequadamente. Ou ainda, um departamento da empresa em que há afastamentos frequentes por lesões ou doenças.

Nenhuma empresa consegue ter alta produtividade se seus colaboradores não estiverem seguros. Além de colocar em risco a integridade física de seus funcionários, a empresa perde muito com afastamentos e até mesmo a rotatividade de seu quadro de colaboradores. Sem falar na produtividade da pessoa acidentada ou que adoeceu no trabalho, que também é afetada.

Por isso, ao implementar uma cultura de prevenção, genuinamente, a segurança deixa de ser uma preocupação e passa a ser uma certeza. Assim, há maior fluidez na produção porque o foco das pessoas colaboradoras estará nas atividades laborais que precisam desenvolver.

2- Fortalecimento da imagem da empresa

Ao investir em uma cultura de segurança bem estruturada, a empresa demonstra seu compromisso com seus colaboradores, a sociedade e o meio ambiente. Esses fatores são altamente valorizados pelos consumidores e podem melhorar sua reputação no mercado.

3- Melhoria no clima organizacional

Se sua empresa preza por manter um bom clima organizacional, já sabe bem como esse fator influencia no desempenho das equipes. A cultura de segurança, enquanto parte da estratégia da organização, promove melhorias na relação entre empresa e pessoas colaboradoras.

Como mencionamos no item 1, a falta de segurança ou o sentimento dessa falta impacta significativamente no desempenho das pessoas que são parte do negócio. Mas, para além disso, se uma empresa não zela por uma cultura de segurança sólida, as relações com seus colaboradores se desgasta com o tempo, bem como a confiança entre as partes.

Afinal, um ambiente de trabalho seguro é um direito legalmente garantido aos trabalhadores. Logo, quando a empresa, além de cumprir a legislação, insere a segurança do trabalho como um pilar importante de sua estratégia, é capaz de obter resultados ainda melhores.

4- Conformidade com as normas e regulamentos

No Brasil, as empresas têm obrigações legais relacionadas à saúde e segurança no trabalho. Alguns exemplos são:

O descumprimento de tais obrigações pode levar a multas e processos trabalhistas, o que pode prejudicar a reputação de uma organização e sua saúde financeira. No entanto, uma empresa que possui uma cultura de segurança e prevenção dificilmente estará em uma dessas situações.

5- Redução do risco de acidentes e doenças

Pode parecer óbvio, mas a redução dos riscos de acidentes e doenças é, sim, um dos maiores benefícios da cultura de segurança e prevenção. Neste caso, quando este objetivo está verdadeiramente inserido na organização, essa redução pode ser ainda mais significativa.

Isso porque as ações de SST deixam de ser apenas uma responsabilidade de equipes como SESMT e CIPA e passam a ser um objetivo coletivo. Quando todos na empresa entendem quais são as medidas de segurança e sabem como agir em situações de imprevisto, os riscos se tornam ainda menores.

LEIA MAIS | Abril verde: recorde de acidentes reforça importância da campanha

6- Otimização de recursos

Além de proteger os trabalhadores, o caráter preventivo da cultura de segurança evita surpresas como máquinas ou setores inteiros parados para manutenção ou correção de algum outro problema.

Com inspeções de segurança, manutenções preventivas e conscientização sobre as boas práticas de segurança, a organização consegue ter maior controle e otimização de seus recursos.

Dicas para implementar e fortalecer a cultura de segurança na empresa

Você já conhece os benefícios de uma cultura de segurança e prevenção para sua empresa, mas talvez ainda não saiba como implementar essa solução. É por isso que indicamos algumas dicas básicas: 

1- Engajamento da liderança

A liderança deve estar totalmente envolvida na implementação e melhoria da cultura de segurança. 

Afinal, os líderes são responsáveis ​​por definir políticas, diretrizes e padrões de conduta, e comunicá-los e orientá-los aos demais membros da organização. Como tal, eles devem ser modelos para a equipe.

2- Criação de políticas de segurança

Definir políticas de segurança eficazes é fundamental para promover um ambiente de trabalho seguro. 

Além disso, você deve garantir que essas diretrizes sejam claras, objetivas, aplicáveis ​​a todas as áreas e colaboradores e atualizadas regularmente. 

Uma vez definidas as políticas de segurança aplicáveis, é importante que todos os funcionários sejam envolvidos no processo e devidamente treinados.

LEIA MAIS | GRC: por que você deve investir em Governança, Riscos e Compliance?

3- Treinamento e capacitação dos colaboradores

Uma comunicação clara e eficaz a respeito das políticas de segurança e prevenção é a melhor maneira de garantir que todos os funcionários estejam engajados quando se trata desse assunto. Por isso, treine sua equipe de trabalho. 

O treinamento pode ser ministrado por meio de workshops, palestras, grupos de discussão etc. Além disso, realizar o DDS e a SIPAT de forma estratégica é uma forma de reforçar o engajamento e a conscientização de todos na organização.

4- Comunicação clara e efetiva

A cultura de segurança é um valor corporativo e deve fazer parte do DNA de uma organização. Para isso, o assunto deve ser discutido, avaliado e promovido em todas as áreas e níveis hierárquicos, incluindo estratégico, operacional e tático. Todos podem (e devem) contribuir para uma empresa mais segura.

Assim, recomendamos que utilize os canais de comunicação que melhor se adequam à sua organização para que a informação chegue a todos os departamentos e seja devidamente compreendida.

5- Monitoramento e avaliações constantes

Uma vez implementada uma cultura de segurança e prevenção, é importante continuar o trabalho de melhoria contínua com base no monitoramento e avaliação contínua das práticas.

Isso permite que você identifique oportunidades de melhoria e mantenha suas políticas de segurança atualizadas para refletir as necessidades de sua organização.

6- Utilização de tecnologias

Os avanços tecnológicos e a criação de ferramentas digitais para a gestão da saúde e segurança ocupacional desempenham um papel importante na prevenção de acidentes e na manutenção de um ambiente de trabalho saudável.

Essas ferramentas nos permitem monitorar, detectar e prever riscos potenciais. Além disso, possibilitam construir um sistema de segurança mais confiável, ágil e robusto.

Portanto, as empresas que desejam ter uma cultura de segurança e prevenção forte devem ver a tecnologia como uma grande aliada. 

7- Otimização de auditorias e inspeções de SST com o Checklist Fácil

Parte fundamental de uma cultura de segurança e prevenção é o monitoramento contínuo das atividades por meio de auditorias e inspeções regulares. 

O Checklist Fácil é a ferramenta mais preparada do mercado para auxiliar nas auditorias de segurança do trabalho, apresentando funcionalidades como: 

  • Checklists totalmente personalizáveis;
  • Aplicativo mobile offline, com sincronização posterior;
  • Checklists por imagem;
  • Opção de incluir mídias (fotos, vídeos, áudio) no processo de checagem;
  • Relatório PDF personalizável;
  • Configuração de campos adicionais;
  • Identificação de equipamentos e unidades por QR Code e código de barras;
  • Plano de ação por item;
  • Relatórios de reincidência;
  • BI integrado;
  • Gestão de agendamentos;
  • Interface intuitiva e muito mais!

Case de sucesso: Telhanorte

A Telhanorte, uma das maiores varejistas de material de construção do país, reduziu em 62% o número de acidentes de trabalho. A empresa registrou 50 ocorrências em seus centros de distribuição em 2020, caindo para 19 no ano seguinte.

O que mudou? A empresa implantou o Checklist Fácil na área de segurança do trabalho. Para Alexsandro Lacerda, supervisor EHS da rede varejista, a ferramenta tornou as fiscalizações mais ágeis e dinâmicas. 

Ele também destaca como a ferramenta pode ajudar as equipes a identificar não conformidades que ameaçam a segurança no ambiente de trabalho. Isso permitiu à empresa reduzir acidentes, licenças médicas e custos relacionados.

Assista ao vídeo abaixo:

Conclusão

A implementação de uma cultura de segurança traz muitos benefícios para uma organização e seus funcionários.

Por exemplo, ajuda a reduzir os índices de acidentes e lesões, aumentar a produtividade, melhorar a imagem da empresa e promover o bem-estar dos colaboradores. Também contribui para a proteção do meio ambiente.

Uma cultura de segurança e prevenção deve ser uma prioridade do seu negócio, independentemente do seu porte ou nicho. Quer saber como o Checklist Fácil pode te ajudar a implementar e monitorar a cultura de segurança do trabalho na sua empresa? Faça um teste gratuito e aproveite tudo o que nossa solução tem a oferecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança