Como diminuir os impactos ambientais da agricultura?

Reduzir os impactos ambientais da agricultura é um grande desafio. Afinal, requer planejamento, controle e o uso de tecnologias. Para ajudá-lo nessa tarefa, criamos este conteúdo. Nele, damos dicas práticas para você dar o primeiro passo. Vem ver!
Atualizado em: 11 de agosto de 2023
Tempo de leitura: 7 minutos

Reduzir os impactos ambientais da agricultura é essencial para preservar os recursos naturais do planeta. Sem o devido controle sobre o desmatamento e a contaminação de água e solo, por exemplo, podemos ficar sem insumos essenciais a médio e longo prazo.

Mas como diminuir esses danos sem prejudicar a eficiência operacional das atividades e a demanda de cultivos para a alimentação e a bioeconomia? Esse, de fato, é o grande desafio da atualidade. 

Porém, a tecnologia surge como uma alternativa viável e, ao mesmo tempo, eficaz para começar a agir de forma sustentável, melhorando a relação entre agricultura e meio ambiente.

Neste conteúdo, você vai conhecer os principais impactos ambientais da agricultura, bem como boas alternativas para reduzi-los.

Quais são os principais impactos ambientais da agricultura?

Entre os efeitos negativos da agricultura estão a contaminação do solo, da água e do ar. O desmatamento e o uso de agrotóxicos e fertilizantes são as maiores causas disso. Porém, não podemos nos esquecer dos impactos ambientais da agricultura positivos, como a retenção de gases de efeito estufa nos plantios. 

A produção de transgênicos é outro problema grave do setor, porque depende de sementes mais fortes e resistentes que as convencionais. Logo, elas se espalham como se fossem pragas, assumindo o lugar das variedades naturais e mais frágeis.

Consequentemente, há uma perda da biodiversidade, podendo levar, inclusive, ao desaparecimento de algumas espécies. Embora esse tipo de solução seja um artifício fundamental para a indústria de alimentos, as ameaças não param por aí. 

As sementes transgênicas são modificadas para suportarem agrotóxicos mais poderosos. Isso agrava os problemas de contaminação do solo e das águas, uma vez que ambos passam a ser muito mais expostos a esses agentes. 

Podemos destacar mais alguns impactos ambientais da agricultura, como:

  • Uso inadequado de técnicas agrícolas;
  • Derrubada de matas para o plantio;
  • Liberação excessiva de gás carbônico que, aliada à decomposição de restos de cultura, eleva a poluição atmosférica;
  • Uso descontrolado de adubos e defensivos agrícolas;
  • Descarte irregular de resíduos no solo.

A agricultura também tem impactos positivos no meio ambiente?

Como falamos anteriormente, é importante ressaltar que a agricultura não causa apenas consequências negativas. Ela, por exemplo, ajuda a capturar o carbono responsável pelo agravamento do efeito estufa, o que a torna uma aliada na luta contra o aquecimento global.

Além disso, os plantios são responsáveis por boa parte dos alimentos que consumimos. Para se ter uma ideia, A América Latina e o Caribe respondem por 14% da produção global e por 23% das exportações mundiais de produtos agrícolas e pescados. 

Os dados são de um relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que também prevê a chegada do índice de exportações a 25% até 2028. Ou seja: é uma atividade essencial para o planeta! Por esse motivo, vamos entender a seguir o que é possível fazer para mitigar os malefícios agrícolas.

Como diminuir os malefícios da agricultura?

Existem diversas manobras em andamento para corrigir os impactos ambientais da agricultura. Em resumo, podemos mencionar:

  • Plantios ecológicos;
  • Novas tecnologias para o campo;
  • Maior preocupação da população em geral com o meio ambiente. 

O desenvolvimento de manejos ecologicamente corretos é uma solução que vem ganhando cada vez mais força. Tanto é que os produtos orgânicos estão ganhando mais espaço nos supermercados.

Avanços científicos e tecnológicos igualmente podem gerar bons frutos, assim como o aumento da conscientização ambiental. Veja abaixo algumas boas práticas relacionadas à gestão da propriedade e seus insumos que podem ajudar a reduzir os impactos da agricultura no meio ambiente:

Descarte correto das embalagens 

Utilizar defensivos para proteger a lavoura contra doenças e pragas pode ser indispensável para algumas empresas e produtores. Entretanto, se você manusear as embalagens de forma inadequada, poderá contaminar o solo, os recursos hídricos e, até mesmo, os alimentos.

Por isso, um passo fundamental para minimizar os impactos ambientais da agricultura envolve o descarte correto desses recipientes após o uso. Geralmente, esse tipo de produto possui as instruções de procedência no rótulo da embalagem.

Reflorestamento

Tenha em mente que a vegetação densa, como a da floresta, ajuda na fertilidade do solo e reduz as ocorrências de erosão. Além disso, pode recuperar ambientes degradados, protegendo o curso de mananciais.



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Deste modo, há duas opções que você pode seguir: 

  1. Não derrubar a floresta, realizando o plantio apenas em campos abertos;
  2. Promover o reflorestamento de solos que já foram danificados.

Sistema de Plantio Direto (SPD)

O Sistema de Plantio Direto (SPD) é uma técnica que substitui métodos convencionais realizados por máquinas agrícolas. A finalidade é melhorar a conservação natural do solo e evitar a interferência de maquinários, como tratores e arados.

O revolvimento do solo é mínimo, feito somente na linha de semeadura, com a abertura de um sulco na profundidade e largura suficientes para que a tarefa ocorra. Isso auxilia na redução dos impactos ambientais da agricultura, porque evita problemas como:

  • Erosão do solo, que mantém suas propriedades por mais tempo;
  • Gasto excessivo de água, já que as características naturais da terra dispensam grandes volumes de irrigação;
  • Necessidade de combustível para as máquinas;
  • Risco de prejuízos com a seca (porque o solo consegue reter a umidade com mais eficácia).

Manejo Integrado de Pragas (MIP)

Esse sistema de manejo consiste em administrar as pragas, mantendo-as em um nível inofensivo à viabilidade econômica da cultura. Isto é, em vez de utilizar defensivos e agrotóxicos, o agricultor monitora e realiza ações constantes para que as pragas não prejudiquem o plantio.

Para isso, porém, é essencial contar com profissionais especializados em biologia, ecologia e taxonomia. Eles devem ter o conhecimento necessário para manter o equilíbrio entre o ambiente e a cultura

Rotação de culturas

Alternar o cultivo em determinada área de plantio contribui para a fertilidade do solo. A rotação também melhora a drenagem da terra, a diversidade biológica e ajuda no controle de doenças.

Sendo assim, uma dica para reduzir os impactos ambientais da agricultura é justamente evitar, ao máximo, a monocultura

Quais são os desafios e vantagens da agricultura sustentável?

Entre os desafios da sustentabilidade de práticas agrícolas estão o custo elevado de manutenção e os processos mais lentos de cultivo. Também podemos mencionar a dificuldade com o esgotamento dos solos, devido à degradação sofrida ao longo do tempo. As vantagens, porém, podem ser muitas, como:

  • Produção de alimentos mais saudáveis;
  • Otimização da gestão de recursos hídricos;
  • Redução de custos a médio e longo prazo.

Somadas à diminuição dos impactos ambientais da agricultura, práticas sustentáveis no campo proporcionam melhor qualidade de vida aos produtores. Esse modelo de plantio, como vimos no tópico anterior, reduz o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos, causadores de sérios problemas de saúde. 

Qual o papel da tecnologia na redução dos impactos da produção agrícola?

A tecnologia tem o potencial de reduzir efeitos negativos quanto o tema é agricultura e impactos ambientais. O recurso ajuda o produtor a planejar e a tomar melhores decisões, e ainda aumenta a produtividade no campo!

Um sistema de gestão, por exemplo, unifica todas as informações do negócio. Sendo assim, as ações passam a ser realizadas com base em dados reais. Entre as ferramentas que auxiliam nesse gerenciamento, destacamos:

  • Inteligência Artificial;
  • Geolocalização;
  • Big Data. 

Todas elas são capazes de potencializar a atividade agrícola com base em dados. Elas fornecem uma visão analítica e, portanto, oferecem insights prontos para ações mais eficientes. Alguns instrumentos conseguem colher dados como clima, umidade e qualidade nutricional do solo automaticamente. 

E mais: a riqueza de informações permite tratar cada parte da terra de acordo com as necessidades específicas do solo e do plantio. Isso reduz os desperdícios e sobreposições, favorecendo um trabalho mais sustentável. 

Quais são os exemplos de ferramentas que ajudam a minimizar os impactos ambientais da agricultura?

Engana-se quem acredita que somente tecnologias caras e sofisticadas ajudam nessa tarefa. Nada disso! Algumas ferramentas simples conseguem otimizar a gestão e, com isso, preservar o meio ambiente.

Conheça alguns dos equipamentos para possibilitar a digitalização do agronegócio e, muitas vezes, reverter os impactos da produção agrícola em pontos positivos:

Agricultura de precisão

GPS e drones realizam o mapeamento da área de plantio. A exatidão no referenciamento e posicionamento elaboram mapas da lavoura para apoiar a aplicação precisa de insumos

O equipamento fornece dados para que pulverizadores e adubadores realizem seu trabalho. Sem o desperdício de substâncias, podemos afirmar que os impactos negativos da agricultura ao meio ambiente se tornam reduzidos.

Piloto automático agrícola

Foi-se o tempo em que os tratores e demais equipamentos precisavam ser comandados por uma pessoa. Hoje, o controle das máquinas pode ser feito de forma automatizada, com a menor intervenção humana possível.

Essa inovação minimiza as falhas e o tempo de operação, otimizando a produtividade agrícola

Pensando na redução dos impactos ambientais da agricultura, evita-se, por exemplo, que o equipamento mexa no solo mais do que necessário para efetuar o plantio. Ou, então, que seja gasta uma quantidade maior de água durante a irrigação.

Sistema de checklists para atividades agrícolas

Esse tipo de solução ajuda o agricultor a monitorar suas operações com mais eficácia — mesmo que à distância. Além disso, favorece a geração e análise de indicadores para reduzir custos e planejar melhor a atividade.

Um sistema de checklist online, como o Checklist Fácil, permite que o agricultor crie uma lista de verificação para cada etapa da cadeia produtiva. Lembra do que falamos anteriormente sobre embalagens de fertilizantes?

Vamos utilizar novamente este exemplo: é possível determinar um passo a passo para garantir o uso correto desse tipo de produto durante a aplicação, passando pelo uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) por parte do aplicador, e finalizando com a higienização e descarte correto da embalagem.

Por que a tecnologia melhora a relação entre a agricultura e o meio ambiente?

O uso da tecnologia para gerir as atividades rurais é um fator em crescimento no Brasil. De acordo com a pesquisa Agricultura Digital no Brasil — realizada em conjunto pela Embrapa, Sebrae e INPE —, mais de 84% dos agricultores do País disseram usar pelo menos uma ferramenta digital no processo produtivo. 

O recurso mais aplicado é o de obtenção de informações e planejamento das atividades da propriedade, por 66% dos respondentes. É exatamente a função que o Checklist Fácil exerce, já que, com ele, é possível criar listas de verificação para:

  • Controle de qualidade e estocagem dos grãos;
  • Administração das unidades agrícolas;
  • Segurança do Trabalho e cumprimento das Normas Regulamentadoras;
  • Manutenção preventiva de maquinários;
  • Gestão de riscos;
  • Gestão do meio ambiente.

E mais: você garante que todas as orientações estão sendo cumpridas pelos seus colaboradores, visando preservar o meio ambiente como um todo. E, caso algum ponto esteja inadequado, consegue promover orientações e melhorias rapidamente com um plano de ação.

Reduza os impactos ambientais da agricultura com o Checklist Fácil. Adote esse sistema em toda a sua cadeia produtiva, padronizando processos e adotando as melhores práticas em prol da sustentabilidade.

Está esperando o quê? Peça uma demonstração ou faça um teste grátis agora mesmo e veja como podemos ajudar você!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança