O que é inspeção e como realizar de forma estratégica na sua empresa

A inspeção é uma prática que deve fazer parte do cotidiano das empresas, pois ajuda a identificar as não conformidades e tratá-las o quanto antes.
Atualizado em: 11 de abril de 2024
Tempo de leitura: 11 minutos

A sua empresa tem hábito de realizar processos de inspeção de forma regular? Essa prática é uma das responsáveis por trazer mais segurança para o ambiente de trabalho e otimizar toda a produtividade da organização.

Você viu que a ChecklistFácil agora possui versões narradas dos artigos do nosso blog? Ao clicar no play abaixo, você poderá ouvir esse conteúdo narrado por uma pessoa de verdade! O cadastro é super rápido (apenas seu email e pronto) e prometemos não enviar SPAM para a sua caixa – qualquer material enviado estará diretamente relacionado com os serviços que oferecemos aqui. Que tal ouvir o conteúdo e nos dizer o que achou? 😀

No entanto, ainda é comum ver quem não dá a devida importância para ela — muitas vezes por desconhecimento dos seus benefícios. Por isso, entender quais são os tipos e como ela atua em uma empresa é essencial para aplicá-la de forma estratégica.

Pensando nisso, neste artigo você vai entender tudo sobre a prática. Vamos explicar o que é inspeção, os seus tipos, como colocar em prática e, também, seus benefícios. Quer saber mais? Então, acompanhe a leitura!

O que é inspeção?

A inspeção é um tipo de checagem que elenca itens para serem verificados a partir de um apanhado de regras. O seu objetivo é identificar se as condições para a execução das tarefas estão em conformidade com o padrão de qualidade. 

Dessa forma, trata-se de uma ação que se relaciona diretamente com a implementação e a padronização de processos. Além disso, ela é imprescindível para manter a qualidade nos serviços e a segurança na produção. 

Por isso, a execução dessas checagens é importante para garantir que todas as fases de um processo, os equipamentos e o ambiente estejam em pleno funcionamento. 

Consequentemente, a inspeção serve para reduzir erros, enganos, riscos e, até mesmo, acidentes de trabalho

Qual o objetivo da inspeção?

O seu principal objetivo é averiguar se a empresa segue os pré-requisitos para a execução do trabalho de forma segura. Ela avalia os serviços desenvolvidos, produtos e equipamentos utilizados, assim como o próprio ambiente de trabalho. Ela é uma etapa necessária dentro das exigências de controle de risco.

Qual a importância da inspeção?

Para os profissionais da empresa, a sua importância está concentrada em manter o ambiente de trabalho seguro e confiável para que essas pessoas possam desenvolver suas atividades da melhor forma. Para a empresa, além de garantir que seus colaboradores estarão bem, possuem menos chances de terem problemas com acidentes de trabalho e passivos trabalhistas.

O que é inspeção industrial?

A inspeção industrial ou inspeção de fabricação, é a verificação de segurança e qualidade de todo o processo, produtos utilizados e entrega final da fabricação ao longo do seu ciclo até chegar no cliente final. Garantindo assim não somente a segurança dos trabalhadores, como também do consumidor final. 

Como fazer uma inspeção?

Para fazer uma inspeção é preciso seguir uma estratégia clara e alinhada à sua realidade.

Alguns dos critérios essenciais são:

  1. O que será inspecionado? 
  2. Qual a periodicidade?
  3. Objetivo da inspeção: 
    1. Segurança;
    2. Qualidade;
    3. Manutenção;
    4. Gerenciamento de riscos.

Na primeira questão, a equipe deve definir os itens centrais da inspeção. Nesse cenário, podemos incluir os processos da empresa, os ambientes, os equipamentos e, também, os recursos humanos.

Já no segundo item, o seu objetivo é definir a frequência das inspeções. Elas podem ser diárias, semanais, mensais e assim por diante. A periodicidade irá depender do tipo de material que precisa de checagem. Os EPIs, por exemplo, demandam uma regularidade semanal, se não diária.

Por fim, também é preciso definir o objetivo. A inspeção pode ter intuito de trazer uma maior segurança, agregar mais qualidade aos processos e garantir a manutenção do ambiente de trabalho e seus equipamentos.

Assim, feito esse mapeamento geral, é hora de identificar o que será verificado em cada item. A meta é possibilitar que as não conformidades sejam facilmente reconhecidas. Neste contexto, ter processos estruturados é essencial para montar a sua lista de inspeção.

Após identificar todos esses elementos, é importante criar um documento que será a base da sua inspeção. Um checklist funciona muito bem para essa atividade, pois você faz a conferência dos itens e confirma cada um deles no seu material.

Quais os tipos de inspeção?

Há uma série de formas de fazer essas verificações. Por isso, os diferentes tipos de inspeção podem apresentar diferenças entre si — considerando os seus objetivos e a sua periodicidade. Os principais são: 

  • Gerais: Nesses casos, elas normalmente são feitas pela CIPA. A verificação se dá em todos os setores da empresa, analisando aspectos de segurança do trabalho;
  • Parciais: Essas inspeções se concentram em uma área, um equipamento, uma atividade ou um processo da empresa;
  • De rotina: Consistem nas inspeções de segurança que devem ser feitas para garantir o bem-estar dos colaboradores e evitar acidentes;
  • Periódicas: As inspeções periódicas se conectam à manutenção e verificação de equipamentos, ferramentas e instalações; 
  • Eventuais: São feitas de forma esporádica, para observações gerais, e não possuem uma agenda pré-definida; 
  • Especiais: As inspeções especiais são realizadas por especialistas técnicos em conjunto com integrantes da CIPA;
  • Oficiais: São aquelas realizadas por órgãos oficiais.

Qual a periodicidade das inspeções e quando realizar uma inspeção?

Cada tipo de inspeção possui uma periodicidade. São elas:

Inspeção prévia

A inspeção prévia é aquela que acontece antes do início do uso do ambiente de trabalho ou de equipamentos. A sua finalidade é manter as condições de segurança para a realização do trabalho e utilização de equipamentos e espaços.

Inspeção periódica

A inspeção periódica é aquela que acontece com certa frequência dentro da rotina da empresa, pode acontecer de forma diária, semanal, mensal, trimestral e assim por diante. Ela serve para analisar a condição dos equipamentos e é indispensável para a segurança preventiva. 

Entretanto, a inspeção também pode ser qualificada de acordo com os itens necessários para efetuá-la. Nesse cenário, os principais tipos são:

Tipos de inspeção

Inspeção de segurança

A inspeção de segurança consiste em um conjunto de atividades que visam diminuir os riscos de acidentes de trabalho. Assim, funcionam para trazer padrões para identificar situações de risco.

Além disso, uma outra característica interessante das inspeções de segurança é que servem para garantir que a política de trabalho da empresa esteja de acordo com a legislação trabalhista. Assim, também funcionam para evitar problemas jurídicos ao negócio.

Dessa forma, investir na realização regular desse tipo de inspeção é importante para garantir que o trabalho diário seja eficiente e, principalmente, seguro. Consequentemente, pode trazer resultados positivos na produtividade da empresa.

Inspeção sistema de combate a incêndio

A inspeção em sistemas de prevenção a incêndio devem ser feitas com regularidade e por profissionais qualificados. Ela tem como principal objetivo validar se os equipamentos estão funcionando como deveriam e prontos para serem ativados caso aconteça um incêndio. 

Dentre os equipamentos que são inspecionados estão: alarmes de incêndio, detectores de fumaça, hidrantes, extintores, placas e luzes sinalizadoras e chuveiros automáticos. Toda a estrutura influencia na saída das pessoas do local e no controle do fogo e fumaça. 

Inspeção de EPI para Segurança do Trabalho

A inspeção dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual) é realizada regularmente por um profissional de segurança do trabalho, treinado para validar a qualidade e efetividade dos equipamentos utilizados para a realização do trabalho. É mapeado data, hora, possíveis problemas encontrados e providências a serem tomadas. Essa inspeção é acompanhada por um checklist de afazeres. 

Inspeção veicular

Como seu nome adianta, a inspeção veicular visa assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com as leis do código de trânsito. No entanto, engana-se quem pensa que ela funcione apenas para trazer mais segurança.

Embora este seja um de seus principais objetivos, as inspeções de veículos também têm o intuito de reduzir os impactos ambientais dos automóveis — visto que verificam o nível de emissão de gases.

Assim, ele traz benefícios para a sociedade como um todo. Primeiramente pela diminuição de riscos na estrada e, em segundo lugar, pela tentativa de diminuir a poluição.

Inspeção de equipamentos

Por sua vez, a inspeção de equipamentos tem como foco os materiais de trabalho. O seu objetivo é garantir que as máquinas e demais equipamentos de proteção estão, de fato, próprios para uso.

No entanto, é comum encontrar pessoas que confundem esse processo com o de manutenção — porém, há diferenças importantes. Enquanto a inspeção visa averiguar as condições de uso, a manutenção é destinada para os reparos necessários.

Em linhas gerais, quando a inspeção de equipamentos identifica algo fora do padrão, ela encaminha o item para manutenção. Dessa forma, essa prática serve para trazer mais segurança aos colaboradores e aumentar a vida útil dos equipamentos.

Inspeção de qualidade 

Um outro tipo de verificação é a inspeção de qualidade. Ela tem o objetivo de garantir que todo o processo de produção de uma empresa esteja seguindo os padrões exigidos — tanto em nível interno quanto para o mercado.

Além disso, esse tipo de inspeção não é conduzida pelos próprios profissionais da organização. Por isso, é preciso que exista a presença de especialistas externos.

Dessa forma, é importante não confundi-la com o controle de qualidade. Ele, por sua vez, visa avaliar o processo em si — visando aprimorar o próprio sistema de produção.

Inspeção de alimentos

A inspeção de alimentos é o processo de verificar as condições de higiene sanitária das indústrias e empresas que processam esses alimentos. Na inspeção é validado tanto a capacidade da indústria de produzir aqueles alimentos, assim como se eles são liberados e seguros para o consumo humano. 

Para iniciar a inspeção de alimentos é indicado fazer um checklist que confira os itens trazidos pelo BPF – Boas Práticas de Fabricação e a APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle.

Inspeção de produto

Há também a inspeção de produtos. Ele tem uma relação próxima com a inspeção de qualidade que você viu acima. Assim, o seu objetivo é verificar a qualidade de um produto em cada fase de produção.

Dessa forma, esse tipo de prática é fundamental para garantir a sua qualidade. Ademais, também visa trazer uma maior economia para a empresa — com a diminuição de perdas e descartes.

Inspeção predial

Assim como o nome sugere, a inspeção predial é aquela feita em edifícios ou prédios. Ela tem como objetivo verificar as condições técnicas de uso, manutenção, operação e funcionalidade de uma edificação. Ela pode ser feita por profissionais especializados nesses tipos de construções como arquitetos ou engenheiros.

Inspeção sanitária

A inspeção sanitária é um conjunto de procedimentos para verificar se as instalações individuais e coletivas estão cumprindo as regras sanitárias estabelecidas para o setor. A inspeção sanitária permite que a empresa faça as modificações necessárias para entrar na regularidade da área, em tempo para uma nova inspeção.

No caso da inspeção sanitária é de responsabilidade dos funcionários da SUVISA (Superintendência de Vigilância em Saúde) na parte de setores das divisões técnicas.

Inspeção de recebimento

A inspeção de recebimento acontece quando a empresa recebe produtos ou equipamentos, e é necessário avaliar se eles estão dentro das conformidades e exigências solicitadas pelas especificações técnicas contratuais. Ela é imprescindível para garantir a qualidade dos produtos que serão utilizados em produção posteriormente, e para avaliar a qualidade dos fornecedores da empresa. 

Como fazer uma inspeção?

Cada inspeção possui uma metodologia, itens e técnicas particulares. A realização de uma inspeção vai depender da área em que ela está sendo feita, quando e para o quê. Cada uma delas possui regras e normas próprias e devem ser seguidas para a obtenção de certificados caso eles sejam disponibilizados pelas instituições de segurança, qualidade, sanitárias e entre outras.

O que é uma inspeção técnica de segurança?

A inspeção técnica de segurança segue as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (NR MTE), e é fundamental para obter um retrato qualitativo do ambiente laboral, em que é possível elaborar medidas preventivas e corretivas.

Qual a primeira etapa da inspeção?

Antes de iniciar qualquer inspeção, é importante haver um planejamento das suas etapas e passos a serem verificados. Considerando que não há uma só forma para se realizar uma inspeção, faz sentido seguir ao menos um direcionamento básico. 

Plano de inspeção

Dentro do planejamento de inspeção é importante identificar:

  1. As situações de risco de acordo com o trabalho de cada área;
  2. Mapear processos, materiais, equipamentos e procedimentos a serem inspecionados; 
  3. Mapear os possíveis acidentes e doenças que podem acontecer naquele ambiente em determinada atividade;
  4. Ter a possibilidade de sugerir mudanças e medidas preventivas;
  5. Realizar um plano de execução das mudanças necessárias.

Ficha de inspeção

A ficha de inspeção pode ser utilizada como um auxílio para as etapas de verificação de EPIs, auditorias de segurança de trabalho e para o controle de EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva).O ideal é adaptar o seu conteúdo com base na área e no que será inspecionado. 

Para criar uma ficha é necessário ter as seguintes informações:

  • Cabeçalho: deve conter nome da empresa, CNPJ e informações de identificação;
  • Tipo de inspeção: informação para identificar o que está sendo avaliado;
  • Data: período em que a inspeção está sendo feita – dia, mês e ano;
  • Data da próxima inspeção: se for previamente programada; 
  • Local: onde a inspeção será realizada, pode informar a área, setor sala, entre outros;
  • Equipamento: informações de modelo e número de série do equipamento; 
  • Checklists da inspeção: checklist personalizado pelas necessidades da empresa e área inspecionada.

Quais ferramentas utilizar no processo de inspeção? 

A realização regular de inspeções é uma prática muito benéfica para as empresas. Por isso, contar com o suporte de algumas ferramentas pode tornar esse processo mais ágil e eficiente. 

Elencamos, aqui, as principais ferramentas. São elas:

Ficha de inspeção em papel ou relatório de inspeção

Documento para o registro e acompanhamento da inspeção, deve ser feito pela equipe de inspeção e pode funcionar em dois formatos. De forma aberta, em que os responsáveis anotam de forma descritiva o andamento da inspeção ou por meio de formulários, em que o trabalho é apenas o preenchimento das informações previamente definidas. 

Questionários em papel

Os checklists em papel são a listagem impressa dos itens a serem verificados. Neste caso, geralmente, utiliza-se a prancheta como apoio para facilitar o preenchimento no momento da inspeção.

Em empresas menores, onde não há grande quantidade ou alta frequência de verificações, essa prática pode atender no médio prazo. Isso se dá pois o volume de papel não será alto. Porém, a longo prazo, a necessidade de arquivar os registros em papel requer espaço e dificulta a busca por informações específicas.

No entanto, essa opção é mais difícil quando falamos de negócios maiores. Primeiramente, unir as informações de todos os setores leva muito tempo. Em segundo lugar, a quantidade de material diário será muito alta.

Portanto, seja a curto ou a longo prazo, os questionários em papel acabam por ser uma alternativa provisória. Especialmente se pensarmos em otimização de espaço e tempo, podem atender apenas durante um período curto.

Planilhas em Excel

As planilhas em excel ajudam a resolver a questão da digitalização dos dados. Assim, a necessidade do papel fica reduzida. 

Porém, esse recurso pode ter algumas limitações no momento da inspeção. Às vezes, há obstáculos no preenchimento, como editar uma pergunta sem querer, não salvar as respostas automaticamente ou dificultar a adição de anexos.

De todo modo, as tabelas auxiliam na economia de material físico. Entretanto, o gasto para registrar todos os dados ainda é alto — embora seja uma boa ferramenta para começar a organizar a casa.   

Checklist Fácil

Já o Checklist Fácil é a ferramenta completa para as inspeções. Ele foi desenvolvido com uma finalidade: otimizar processos de checagem. Além disso, ele traz funcionalidades como:

  • Tipos de respostas personalizadas;
  • Anexo de mídias;
  • Bloqueio de galeria;
  • Plano de ação;
  • GPS;
  • Agendamentos;
  • Relatórios;
  • Aplicação offline.

Assim, cada um desses diferenciais auxilia na coleta e no armazenamento dos dados. Além disso, com a geração automática de relatórios, a otimização do tempo também é evidente. Dessa forma, a empresa consegue melhorar a eficiência operacional e a produtividade do time.

Portanto, para quem busca aprimorar ainda mais os seus processos de inspeção e, consequentemente, não acumular papéis, o Checklist Fácil é a solução ideal.

Quais os principais benefícios das inspeções? 

Independentemente do tipo adotado, investir em inspeções de forma regular trará uma série de benefícios para sua empresa. Conheça alguns dos principais:

Padronização de processos

Um dos primeiros pontos positivos das inspeções está na padronização de processos. Isso significa trazer uma maior organização para a empresa, em todas as suas fases de produção.

Essa lógica nos processos, além de trazer uma economia de tempo, também será capaz de reduzir falhas. Outro ponto de destaque está em manter um padrão alto de execução de tarefas.

Redução dos acidentes

As inspeções também são um dos fatores responsáveis por reduzir o número de acidentes. Como você viu acima, embora esse seja um processo diferente das manutenções, eles se interligam.

Dessa forma, será responsável por trazer uma maior segurança para o ambiente de trabalho. Assim, reduz as chances de doenças ocupacionais que podem afetar os colaboradores.

Identificação de riscos

Além disso, a inspeção tem um papel fundamental na identificação de riscos. Quando realizada de forma regular e estratégica, esse processo é capaz de reconhecer não conformidades de forma rápida.

Assim, a empresa pode buscar soluções imediatamente. Garantindo, com isso, uma maior segurança do trabalho, além de prolongar a vida útil das máquinas e equipamentos da organização — proporcionando uma redução de custos.

Otimização da produtividade

As inspeções são um elemento essencial para o aumento da produtividade em uma empresa. Isso se dá pois a manutenção dos padrões de qualidade dos equipamentos e a segurança para os trabalhos criam um ambiente propício para a melhor execução de atividades.

A redução dos acidentes também tem um papel importante aqui. Como os trabalhadores estarão mais seguros, os riscos de ficarem afastados do trabalho diminui consideravelmente. Dessa forma, a empresa consegue manter um ritmo de produção alto.

Além disso, essa prática também atua para trazer uma melhor gestão de tempo. O motivo para isso é que um profissional consegue desempenhar suas tarefas com maior agilidade ao contar com os equipamentos corretos e em pleno funcionamento.

Aumento da qualidade

Por fim, as inspeções são elementos essenciais para o aumento da qualidade no processo de produção — e isso vale para todos os tipos. Como ela vai padronizar processos, ajuda a definir os níveis de qualidade em cada um.

Dessa forma, todas as fases de produção de uma empresa estarão de acordo com o planejando. Assim, ela conseguirá atingir um aumento da qualidade de forma estratégica. Além disso, os resultados já poderão ser percebidos no curto prazo.

A inspeção é uma prática com um papel fundamental em uma organização. Quando utilizada de forma regular e com objetivos claros, ela é uma das responsáveis por elevar o padrão de produção e qualidade de uma empresa. 

Outrossim, para atingir uma melhor qualidade nesses resultados, é fundamental contar com um suporte de soluções tecnológicas. Elas serão capazes de trazer uma maior produtividade ao mesmo tempo que reduzem custos com papéis.

Então, se interessou por aplicar inspeções na sua organização? Agende uma demonstração gratuita do Checklist Fácil e entenda como ela vai agir de acordo com a sua realidade.



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança