Falta de integração, custos elevados de armazenamento e problemas de estoque são alguns desafios logísticos que podem impactar negativamente os resultados da empresa e a experiência dos usuários. Para garantir a eficiência de seus processos logísticos e a adaptação às mudanças do mercado, líderes precisam obter o máximo de conhecimento sobre o assunto e inovar por meio de tecnologias e pessoas.
Neste artigo exploramos todo o universo de processos logísticos, mostrando o que são e como a tecnologia pode ajudar a otimizá-los. Boa leitura!

Veja o que será abordado:
O que são processos logísticos?
Entende-se por processos logísticos todas as atividades que compõem a cadeia de suprimentos de uma empresa, do fornecedor ao cliente final. Envolve, portanto, operações como planejamento estratégico, recebimento de mercadorias, armazenamento de produtos, separação, distribuição, entre outros.
Quais os objetivos dos processos logísticos?
A principal finalidade dos processos logísticos é assegurar que todos os clientes recebam os produtos em perfeitas condições de uso, no tempo combinado. Além disso, os processos também têm como objetivos:
- Maximizar o uso dos espaços, contribuindo para a distribuição inteligente dos produtos nos armazéns;
- Reduzir os custos de operação com armazenagem, transporte e estoque, a fim de gerar maior economia e lucratividade para a empresa;
- Minimizar os prazos de entrega, acelerando as etapas de separação e distribuição dos produtos e o planejamento de rotas.
Quais são os processos logísticos?
Como envolve toda a cadeia de suprimentos, os processos logísticos são compostos por muitas atividades distintas, entre elas:
- Planejamento: são estabelecidas metas, objetivos, estratégias e planos de ação para a empresa assegurar o bom funcionamento da cadeia de suprimentos;
- Recebimento: os produtos são entregues pelos fornecedores e preparados devidamente para compor o estoque;
- Controle de estoque: é feito o gerenciamento de todos os produtos que entram, saem e permanecem estocados;
- Separação: ocorre a seleção dos produtos que compõem os pedidos dos clientes e precisam ser entregues;
- Embalagem: os produtos são preparados para a viagem, a fim de impedir avarias ou qualquer outro dano material;
- Distribuição: é definido o melhor tipo de transporte e rotas, bem como realizada a alocação dos produtos nos veículos;
- Transporte: ocorre o controle de prazos e entregas, o envio das mercadorias e a gestão dos documentos fiscais e de transporte.
Quais são os principais desafios da logística?
Assim como em qualquer outra atividade de gestão, a logística também possui desafios. No caso do Brasil, por exemplo, esses obstáculos se concentram muito nas condições precárias das estradas, falta de incentivos fiscais, segurança e dependência ao modal rodoviário.
Além disso, a logística também possui desafios gerenciais internos que, se não solucionados, podem impactar seriamente o lucro e a experiência dos clientes. É o caso de:
- Controle de estoques: a ausência de tecnologia e inovação pode fazer muitas vezes com que a gestão das mercadorias ocorra de modo irregular;
- Planejamento e otimização de rotas: a falta de conhecimento, experiência ou até mesmo disponibilidade impedem que os profissionais planejem as rotas corretamente;
- Gestão de frotas: a ausência de uma cultura voltada para manutenção e bom uso dos ativos pode fazer com que a empresa arque com altos custos com veículo e transporte;
- Falta de integração dos processos logísticos: a falta de comunicação entre os setores prejudica a visibilidade das operações, limitando a tomada de decisão estratégica;
- Gestão da informação: o não uso dos dados pode fazer com que líderes não reconheçam a atual realidade da empresa, e quais gargalos a impedem de alcançar resultados melhores;
Acompanhar as mudanças de mercado e adaptar as operações internas, a fim de garantir mais sustentabilidade e minimizar os impactos socioambientais, também são pontos que tornam a logística ainda mais desafiadora.
LEIA MAIS | Logística 4.0: confira 6 benefícios da inovação na área de logística
Como a tecnologia ajuda a otimizar os processos logísticos?
Embora a logística tenha desafios, líderes podem tornar a prática mais simples ao adotar boas tecnologias. Isso porque as ferramentas tecnológicas e modernas proporcionam benefícios que o trabalho manual geralmente não consegue. Algumas das principais vantagens, são:
Melhora a visibilidade da cadeia de suprimentos
Tecnologias integradas garantem que os dados, departamentos e usuários fiquem concentrados em um só lugar, permitindo aos líderes uma visão mais abrangente acerca das operações da cadeia de suprimentos.
Reduz custos
Por meio de ferramentas tecnológicas, líderes também conseguem automatizar processos que até então exigiam muito tempo e mão de obra humana. Essa automatização, por sua vez, reduz os custos logísticos e a incidência de desperdícios, erros e retrabalhos (que também se tornam custosos).

Aumenta a eficiência dos processos logísticos
Ao automatizar as atividades, é possível ainda melhorar a eficiência logística, garantindo à empresa um retorno muito mais positivo e expressivo quanto à satisfação do cliente e competitividade.
MATERIAIS GRATUITOS | Baixe agora mesmo nossos modelos de checklist para Transporte e Logística
Otimiza a análise e a gestão de dados
A integração dos dados, que ocorre por meio de soluções tecnológicas, permite que gestores acessem, analisem e gerenciem os dados com muito mais praticidade. Isso beneficia a gestão logística, que começa a ser baseada apenas em informações reais e de qualidade.
Facilita a tomada de decisão
O acesso quase instantâneo às informações possibilita que os profissionais obtenham insights e elaborem estratégias inteligentes mais rápido. Isso, por sua vez, contribui para a competitividade empresarial.
Como otimizar processos logísticos com o Checklist Fácil?
O Checklist Fácil é uma das soluções que podem ajudar na logística e padronização de processos porque realiza a coleta de dados e geração de insights a partir da digitalização de auditorias e inspeções.
Os líderes conseguem acessar as informações acerca de toda a sua cadeia de suprimentos e, em cima desses dados, tomar decisões que ajudam a eliminar gargalos e otimizar processos.
Algumas das principais funcionalidades para o transporte e logística, são:
- Checklist por imagem, indicando o local exato para inspeções;
- Identificação de reincidências, a partir do registro das não conformidades;
- Assinatura digital, gerando mais eficiência na transmissão de documentos eletrônicos e execução de processos;
- GPS, para monitorar data, hora e localização dos motoristas.
Não dependa de métodos ultrapassados para controlar a logística na sua empresa. Otimize processos logísticos com o Checklist Fácil. Faça um teste grátis!