Segurança, saúde e meio ambiente (SSMA): o que é e como colocar em prática?

Segurança, saúde e meio ambiente, mais conhecida como SSMA, envolve o conjunto de políticas de uma empresa nessas áreas. Você já estruturou os seus processos? Saiba como fazer isso!

ícone autor blogpost Marina ícone data de postagem e atualização19/06/2020 ícone data de postagem e atualização23/07/2020 ícone comentários0 comentários ícone categoria principal Indústrias ícone tempo de leitura 4 minutos
Share This Post  : 

SSMA é uma sigla que se refere à Segurança, Saúde e Meio ambiente, em inglês, é conhecida como Health, Safety and Environment ou HSE. Ela abrange as políticas adotadas pelas empresas, com o objetivo de se adequar às normas e aos padrões exigidos por lei. 

Em organizações maiores, inclusive, SSMA é um departamento. Assim, os colaboradores da área são responsáveis por organizar aspectos como:

Independente do tamanho do seu negócio, segurança, saúde e meio ambiente são frentes fundamentais no dia a dia da indústria. Por isso, demonstramos a relevância de investir em SSMA e elencamos algumas ações que você não pode deixar de lado! Confira!

Por que focar em SSMA?

Com uma pandemia em curso, as ações de SSMA se tornaram ainda mais importantes. Isso se deve a dois principais fatores: garantir a segurança dos trabalhadores e cumprir com as medidas de prevenção ao coronavírus.

Aliás, considerando o cenário atual, as atualizações das diretrizes são feitas em um curto espaço de tempo. Portanto, o atraso para colocá-las em funcionamento, gera riscos e implicações irreversíveis.

Para que as ações sejam bem sucedidas, é preciso definir e padronizar os processos. Isso vai possibilitar que as intervenções sejam pontuais e controladas. Além disso, aumenta a produtividade e a eficiência operacional, já que todos os envolvidos têm tarefas bem estabelecidas.

Então, se você ainda não se aprofundou nas práticas de SSMA, essa é a hora de correr atrás do prejuízo! Entenda, agora, quais são os pontos mais importantes em segurança, saúde e meio ambiente e comece a implementação no seu negócio!

A Segurança em SSMA

Ao falar em segurança, relacionamos diretamente com prevenção. Por isso, implementar medidas que evitem riscos, acidentes e contaminações é uma estratégia muito eficaz. Uma forma efetiva de fazer isso é por meio de checklists eletrônicos.

Assim, ao estruturar listas de verificação para os processos, você tem dois ganhos imediatos: define os procedimentos e evita o esquecimento de etapas. Nessa área, pular um passo pode trazer consequências para a operação como um todo.

Mas, como determinar os checklists necessários para garantir a segurança? Selecionamos alguns exemplos de aplicação para te ajudar nessa tarefa!

Uso de EPIs

As principais práticas em SSMA envolvem os equipamentos de proteção individual (EPIs). Vários pontos merecem atenção em relação a isso:

  • seleção de itens de acordo com as atividades realizadas;
  • colocação e retirada dos equipamentos;
  • uso correto;
  • armazenamento adequado;
  • higienização específica;
  • descarte apropriado.

Desse modo, para garantir que todo o processo de utilização dos equipamentos esteja de acordo, é possível criar um único checklist que aborde todas as áreas ou fazer questionários específicos para cara verificação. O importante é escolher o formato que seja mais funcional para o seu negócio.

Prevenção de acidentes

Outro aspecto de destaque na área de SSMA é a prevenção de acidentes. Para isso, selecionamos alguns processos importantes que ajudam a evitar imprevistos:

  • manutenção e conservação de maquinário;
  • manuseio de equipamentos;
  • treinamento de equipes;
  • definição de planos de emergência;
  • cumprimento das normativas relacionadas ao exercício da profissão.

Sabemos que as normas regulamentadoras, as notas técnicas e protocolos da ANVISA e a legislação como um todo, apresenta critérios específicos em relação a cada um dos itens. Além disso, no contexto atual, as atualizações ocorrem com uma frequência ainda maior.

Por isso, quando você já possui todo o seu processo digitalizado e estruturado, é muito mais fácil alterar pontualmente o que for necessário. Isso garante que a sua empresa permaneça regularizada e que o estabelecimento está cada vez mais seguro para os colaboradores.

Controle de riscos

Você pode até não ter se dado conta, mas a transparência entre processos e auditorias, ou seja, entre os protocolos de segurança e a situação real, é o segredo de um ambiente de baixo risco.

Por exemplo, vamos imaginar que a verificação da parte elétrica das máquinas é realizada por meio de questionários impressos. Como saber o real estado da fiação apenas pela descrição? Há um alinhamento adequado entre os critérios do auditor e do supervisor?

Para evitar esse tipo de incompatibilidade, é interessante que se tenham imagens para maior detalhamento dos casos, certo? Com um software de checklist, você consegue configurar o anexo de imagens como obrigatório.

Assim, a medida em que se tem mais informações, com maior riqueza de detalhes sobre a situação real do equipamento, o controle de riscos é feito de forma mais precisa eficaz.  

A Saúde em SSMA

Muitos aspectos já abordados na parte de segurança em SSMA também são relevantes para a saúde. Isso porque essas áreas andam juntas quando se trata da integridade e do bem-estar dos funcionários.

No entanto, além dos itens já citados, há, ainda, adequações relacionadas à ergonomia e à saúde mental dos colaboradores. Vale destacar que os dois cenários exigem a estrutura e a verificação dos processos relacionados.

Ao pensarmos na ergonomia, é preciso analisar estação de trabalho de cada integrante da equipe, levando em conta as atividades desenvolvidas. Aliás, fatores como tempo sentado ou em pé, circulação por áreas restritas, movimentos repetitivos, tudo isso influencia na hora de estabelecer os padrões.

Em termos de saúde mental, um local de trabalho agradável é um dos requisitos básicos. Outras condições igualmente relevantes consistem em: cultura de feedbacks constantes, incentivo ao crescimento, apoio à evolução e consideração pela vida pessoal dos profissionais.

Por fim, com o reconhecimento da COVID-19 como doença ocupacional, também é responsabilidade das empresas manter um local higienizado e seguro, além de orientar todo o time sobre as medidas de prevenção.

O Meio Ambiente em SSMA

As ações em SSMA voltadas ao meio ambiente variam de empresa para empresa. Porém, pontos comuns que devem ser considerados em qualquer indústria são:

  • práticas que reduzem o impacto ambiental em qualquer âmbito;
  • descarte adequado dos lixos;
  • tratamento de resíduos químicos;
  • consumo consciente de água;
  • digitalização de processos.

Todos esses cuidados devem seguir diretrizes bem definidas, coerentes com o posicionamento da empresa, principalmente, em termos de sustentabilidade. Para além disso, o cumprimento rígido das leis ambientais é essencial para evitar penalizações e contribuir com a preservação do local.

Depois que as definições foram feitas, a checagem deve ser realizada periodicamente. Aliás, esses processos também vão envolver questões de saúde e segurança, portanto, ao cumprir adequadamente os itens, o padrão de qualidade é elevado, a segurança é reforçada e o meio ambiente é protegido. 

Benefícios de investir em SSMA

Como você deve ter percebido, segurança, saúde e meio ambiente estão relacionados em vários procedimentos. Portanto, estabelecer processos e padronizá-los traz vantagens para todas as áreas.

Assim, os benefícios de maior destaque envolvem a transparência no registro das auditorias, a visão geral das atividades e o monitoramento do status dos processos. Com a ajuda de checklists, as verificações são mais eficientes e detalhadas.

Gostou de entender mais sobre as ações de SSMA? Quer saber mais sobre como a Checklist Fácil pode ajudar a padronizar esses processos na sua empresa? Solicite uma demonstração!

Marina

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *