A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) é um recurso utilizado na criação de sistemas para simular a inteligência humana na execução de determinadas tarefas. Utilizada em diversas áreas, a IA é capaz de reconhecer padrões, apoiar tomadas de decisão com análise de dados e possibilitar automação, otimização e inovação em processos complexos.
——————————————————————————————————————–
A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia revolucionária que está moldando profundamente o nosso futuro. Possui aplicações bastante diversificadas, desde assistentes virtuais até a solução de desafios globais.
Na indústria, a IA está desempenhando um papel transformador, redefinindo processos, aumentando a eficiência e impulsionando a inovação. Desse modo, empresas que adotam a IA e outras tecnologias estão na vanguarda da revolução industrial 4.0, posicionando-se para alcançar maior produtividade, qualidade e competitividade.
Nesse sentido, pesquisas revelam que a Inteligência Artificial tem um grande potencial em qualquer segmento de mercado. Estudos da Gartner, por exemplo, estimam que mais de 80% das empresas em todo o mundo já terão utilizado recursos de IA até 2026.
Então, quer entender mais sobre o uso da IA na indústria, no varejo e em qualquer outro ramo de atuação? Faça a leitura completa para conferir exemplos práticos e recursos capazes de facilitar rotinas profissionais com uma das tecnologias avançadas mais visadas entre as organizações.
O que é Inteligência Artificial?
Inteligência artificial (IA) é uma área da ciência da computação que se dedica a criar máquinas capazes de aprender, raciocinar, tomar decisões autônomas e realizar tarefas que, normalmente, requerem inteligência humana.
Esta tecnologia utiliza algoritmos avançados e grandes volumes de dados para criar modelos e tomar decisões inteligentes, promovendo eficiência e economizando tempo. Assim, podemos classificar a IA em três tipos principais:
IA fraca, estreita ou especializada
Projetada para executar tarefas específicas, como reconhecimento de fala, diagnósticos médicos ou carros autônomos, ou seja, é o tipo de IA que mais temos contato nos dias de hoje. A IA fraca, estreita ou especializada corresponde, por exemplo, a assistentes virtuais e sistemas que fazem recomendações personalizadas com base no histórico do usuário, como streamings de filmes, séries e músicas.
IA forte, ou geral
Em teoria, é capaz de replicar plenamente a inteligência humana. A IA forte ou geral, porém, ainda está sendo objeto de estudo e debate. Até então, esse tipo de IA não foi desenvolvido a ponto de ser equivalente ou superior à inteligência humana, capaz de aprender e resolver problemas em diversos domínios de forma autônoma.
IA Superinteligência
A IA Superinteligência, por sua vez, é ainda mais hipotética. A ideia é que este tipo de IA supere a capacidade intelectual humana e ultrapasse significativamente a inteligência de qualquer ser humano em todas as áreas e tarefas.
Vale ressaltar que a IA fraca é a forma predominante de IA atualmente, amplamente utilizada em diversas aplicações do nosso cotidiano. As IAs forte e Superinteligência são conceitos teóricos que estão sendo discutidos no campo da pesquisa em Inteligência Artificial e ainda não foram alcançados na prática.
Quais são as principais aplicações de IA nas empresas?
A IA está presente em inúmeras áreas da nossa vida cotidiana, muitas vezes de forma imperceptível. Aqui estão algumas das principais aplicações da IA que você pode encontrar:
Comércio, varejo e serviços
Há diferentes possibilidades de uso da Inteligência Artificial em empresas que lidam diretamente com o público. Entre elas, estão:
- Assistentes Virtuais: assim como a Siri da Apple, a Alexa da Amazon e o Google Assistant, que são exemplos de IA fraca, diversas marcas utilizam assistentes virtuais de IA buscando qualidade nas interações com o cliente. Respondem a comandos de voz, realizam pesquisas e fornecem informações em tempo real;
- Recomendações personalizadas: grandes plataformas utilizam IA para recomendar produtos com base nas preferências de cada usuário, inclusive integrando dados de lojas físicas e e-commerces. Quanto mais você interage com as marcas, mais precisas se tornam as recomendações;
- Execução no Ponto de Venda (PDV): há diversas opções de tecnologias que auxiliam equipes de trade marketing a terem o controle sobre a exposição de produtos em loja, utilizando IA no reconhecimento de imagem para fornecer velocidade e precisão às análises de registros visuais das prateleiras.
Indústrias
O uso de Inteligência Artificial na indústria está ligado à automação de diversos processos, como:
- Previsão de demanda: análises de grandes volumes e histórico de dados permite que operações se adequem a variações de mercado, preparando equipes para gerir estoque e necessidades de produção com antecipação para reduzir perdas e desperdícios ou evitar indisponibilidades;
- Controle de qualidade: a IA agiliza atividades de rotina em departamentos de controle de qualidade por meio de visão computacional — identificando defeitos em produtos ao analisar imagens da produção — ou automatizando checagens nas operações (a partir da integração com dispositivos de Internet das Coisas, por exemplo);
- Manutenção: por meio de análises de padrões de funcionamento de máquinas e equipamentos, a Inteligência Artificial pode ser utilizada para controles de manutenção, favorecendo um bom planejamento para prolongar a vida útil desses itens com manutenções preventivas e preditivas;
- Saúde e Segurança no Trabalho: mais uma vez, valendo-se de recursos de reconhecimento de imagem por IA, é possível agregar velocidade e precisão com tecnologia nas verificações de segurança, em inspeções de uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs) ou ainda checagens de sinalização em ambientes de trabalho, por exemplo.
Logística
A IA também pode ser aplicada no planejamento e execução de processos logísticos. Entre os casos de mais destaque, estão:
- Otimização de rotas: a partir de algoritmos e dados em tempo real sobre condições de tráfego, a IA consegue promover ajustes dinâmicos de rotas. Dessa forma, determina trajetos mais eficientes, reduzindo custos e tempo de transporte para uma gestão de frotas eficiente;
- Previsão de demanda: da mesma forma que na indústria, sistemas que dispõem de Inteligência Artificial auxiliam empresas de logística a prevenirem-se contra excessos ou falta de produtos, proporcionando informações alinhadas a sazonalidades e controles de inventário;
- Análise de documentos para compliance: a IA analisa dados e documentos em busca de conformidade com regulamentações. Nesse sentido, ela ajuda a evitar penalidades e a manter padrões de qualidade em recebimentos e entregas;
- Carros Autônomos: empresas automobilísticas estão investindo pesadamente na criação de carros autônomos que usam a IA para dirigir de forma segura e eficiente, reduzindo os acidentes nas estradas.
Saúde e Medicina
A IA está revolucionando o setor de saúde, ajudando em diagnósticos mais precisos, identificação de padrões em exames médicos e até mesmo na descoberta de novos medicamentos e tratamentos.
- Diagnóstico por imagem: é possível identificar sinais de doenças a partir da análise de imagens de exames, apoiando pareceres médicos com rapidez;
- Chatbots: assistentes virtuais facilitam a atuação médica coletando informações iniciais para os atendimentos, perguntando ao paciente sobre sintomas, histórico familiar e tratamentos;
- Manutenção de equipamentos hospitalares: a IA pode prever falhas em equipamentos médicos, como máquinas de ressonância magnética e tomografia, permitindo a manutenção antes que ocorram problemas para evitar interrupções na realização de procedimentos;
- Assistência robótica: robôs cirúrgicos controlados por Inteligência Artificial reduzem erros humanos e apoiam o trabalho de médicos durante cirurgias.
Agroindústria
A IA é utilizada na análise de dados agrícolas, ajudando os agricultores a otimizarem suas colheitas, economizar recursos e aumentar a produtividade em atividades como:
- Previsão do clima: a leitura de dados meteorológicos com IA possibilita a tomada de decisão informada de agricultores sobre o planejamento de plantio e colheita;
- Agricultura de precisão: com drones, sensores e análises de solo, algoritmos de IA são capazes de processar dados para orientar definições como quantidade ideal de fertilizantes e nutrientes, intervenções necessárias e controle efetivo de doenças e pragas em qualquer tipo de cultivo;
- Irrigação inteligente: sensores de umidade integrados a recursos de Inteligência Artificial minimizam o desperdício de água e maximizam a produtividade com ajustes automáticos de sistemas de irrigação, para que as plantas recebam a quantidade ideal de água.
Como implementar a Inteligência Artificial na sua organização?
Não há uma receita de bolo para direcionar a implementação da Inteligência Artificial nas empresas. Conforme você pôde comprovar acima, há diferentes casos de uso e a IA pode ser incorporada a vários tipos de rotina.
Porém, seguir um passo a passo certamente irá fazer com que você cumpra essa missão com êxito. Confira na sequência:
1. Conheça bem os processos
Assegure-se de que o seu negócio possui processos bem mapeados, e saiba detalhadamente o que deve ser realizado no dia a dia. Essa avaliação inicial é determinante para detectar oportunidades de uso da Inteligência Artificial ou de qualquer outro tipo de tecnologia em uma corporação.
2. Defina metas e objetivos
Conhecendo os processos, fica mais fácil de saber aonde se quer chegar. Em outras palavras, esse é o momento de estabelecer metas e objetivos, pensando no que é esperado da IA em questão de otimização de trabalho.
Por exemplo: redução do tempo de auditorias internas com criação automatizada de formulários, velocidade no preenchimento de checklists com reconhecimento de imagem etc. Se for possível, faça estimativas sobre o impacto esperado do novo recurso.
3. Opte por tecnologias alinhadas às suas necessidades
Equilibre o valor disponível para investimento ao levantamento realizado nos passos anteriores. Há opções no mercado de softwares para gestão de processos que oferecem funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial.
5. Integre a IA a outros sistemas
Lembre-se sempre de que a IA não resolve problemas sozinha. Sendo assim, é determinante compreender essa tecnologia como um meio para aprimorar a gestão de dados, e o mais recomendado é integrá-la a outras soluções para potencializar resultados.
O Checklist Fácil, por exemplo, é um software que já conta com essa possibilidade. Além de estar integrado ao ChatGPT, a ferramenta pode ser conectada a diversos outros sistemas via API. Nesse sentido, a integração com o Power BI e com o Zapier são algumas das mais procuradas.
6. Colete e analise dados continuamente
Colaborar com a obtenção de dados e estabelecer uma cultura de inteligência na operação é o principal valor que a IA pode entregar em uma operação. Por isso, avalie os cenários e aproveite os insumos que esse a tecnologia pode entregar nas rotinas.
A rapidez com que esse tipo de recurso consegue operacionalizar algumas atividades representa um ganho expressivo para acelerar a melhoria contínua de processos e resultados.
Então, confira um resumo com todos os passos anteriores para garantir que nada seja esquecido ao longo do processo:
Quais são os benefícios da IA para as empresas?
A indústria sempre buscou inovações que impulsionassem a produtividade e a eficiência em suas operações. Com o avanço exponencial da IA, essa tecnologia se tornou uma ferramenta poderosa para impulsionar a transformação digital, mas não só nas fábricas como em todos os processos da cadeia de suprimentos.
Não é exagero dizer, portanto, que a IA, aliada a outras tecnologias da Indústria 4.0, está redefinindo a gestão de processos industriais, permitindo que as empresas alcancem novos níveis de excelência e competitividade. Acompanhe, a seguir, alguns exemplos de vantagens que essa tecnologia proporciona às organizações.
Automação inteligente
A IA possibilita a automação inteligente de processos. Na indústria, por exemplo, robôs com essa capacidade podem executar tarefas complexas com precisão, aumentando a velocidade de produção e reduzindo erros.
Além disso, em qualquer tipo de empresa, isso libera a mão de obra humana para se concentrar em atividades mais estratégicas e criativas.
Otimização da cadeia de suprimentos
A IA é capaz de analisar enormes conjuntos de dados em tempo real e, assim, otimizar a gestão da cadeia de suprimentos. Com previsões mais precisas de demanda e estoque, as empresas podem evitar excessos e faltas de produtos, melhorando a eficiência e a satisfação do cliente.
Manutenção preditiva
Por meio da análise de dados de sensores e monitoramento de equipamentos, a IA permite que as empresas adotem a manutenção preditiva. Isso porque, com a ajuda da tecnologia, a identificação dos problemas acontece antes mesmo de ocorrerem falhas, possibilitando reparos proativos e reduzindo o tempo de inatividade da produção.
Controle de qualidade aperfeiçoado
A IA pode analisar imagens e dados em tempo real para garantir um controle de qualidade mais rigoroso. A detecção precoce de defeitos ou variações na produção permite correções imediatas, garantindo a entrega de produtos com excelência aos clientes.
BAIXE GRÁTIS: Kit Estratégico para Automação de Processos
Economia de papel
O uso de Inteligência Artificial também pode reduzir o consumo de papel, dependendo do tipo de aplicação. Por exemplo: com auditorias digitais, por meio do Checklist Fácil, esse tipo de tecnologia é direcionado à criação e preenchimento automatizado de formulários.
Dessa forma, com a digitalização dos processos de qualquer tipo de checagem, já se comprovou uma média de redução de 80 mil folhas de papel por ano. A Milplan Engenharia é prova disso: após a implementação do sistema, a empresa conquistou ganhos como:
- Economia de 100 mil impressões em papel;
- Mais de um milhão de litros de água poupados;
- 276 kg de carbono não emitidos;
- Mais de 10 árvores preservadas;
- R$ 26 mil reais economizados.
Quais são os impactos da IA no mercado?
O futuro da indústria com a IA é promissor e repleto de oportunidades, como por exemplo:
Fábricas inteligentes
A IA está impulsionando o conceito de “Fábricas Inteligentes”, onde máquinas, sistemas e humanos colaboram em tempo real para otimizar a produção e a tomada de decisões.
IA na manufatura aditiva
A combinação de IA com a manufatura aditiva (impressão 3D) está permitindo a criação de peças personalizadas e designs complexos, ampliando as possibilidades de fabricação.
Cadeia de suprimentos autônoma
A IA tem o potencial de tornar a cadeia de suprimentos autônoma, com a capacidade de se adaptar e reagir às mudanças do mercado de forma proativa.
IA e sustentabilidade
A IA pode auxiliar as indústrias a adotarem práticas mais sustentáveis, otimizando o uso de recursos e minimizando o impacto ambiental.
Como o Checklist Fácil leva a IA para as empresas?
O Checklist Fácil é um sistema do Grupo Softplan, reconhecido como uma solução completa para digitalizar operações, coletar e gerir dados em qualquer tipo de negócio ou departamento.
A partir da metodologia de aplicação de checklists digitais, com diferentes padrões de respostas e mais de 150 funcionalidades, a ferramenta viabiliza a metrificação das atividades, e a IA acelera ainda mais esse processo.
O software oferece essa tecnologia para gerar formulários completos em segundos. Com isso, as equipes não precisam perder tempo criando os checklists, e podem aproveitar os itens sugeridos pela Inteligência Artificial de forma integral ou customizando as perguntas de acordo com as necessidades da operação.
Outra opção é o preenchimento automático de checklists por meio da leitura de imagens, coletando dados com o recurso de visão computacional. Esse tipo de funcionalidade é aplicável em diversos cenários, como:
- Controle de indicadores de qualidade, avaliando produtos de acordo com os padrões de excelência estabelecidos em indústrias, por exemplo;
- Execução no ponto de venda, no caso do varejo, para validar a disposição dos produtos seguindo planogramas e estratégias de trade marketing;
- Inspeções de segurança, para checar o uso de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPCs e EPIs), ou mesmo placas de sinalização, limpeza e organização de ambientes para prevenir acidentes de trabalho.
Por que o Checklist Fácil com Inteligência Artificial é a melhor solução para gestão de processos?
Um dos diferenciais do Checklist Fácil é a capacidade do sistema de se adaptar a diversas realidades e cenários. A solução é utilizada por mais de 1.700 clientes em áreas como:
- Gestão da qualidade;
- Saúde e Segurança do Trabalho;
- Meio ambiente;
- Prevenção de perdas;
- Produção;
- Marketing e vendas;
- Operações logísticas;
- Administrativo.
Mais de 100 milhões de checklists já foram aplicados com o software, e a integração com Inteligência Artificial tende a impulsionar esse número.
Com isso, indústrias economizaram mais de 3 bilhões de reais corrigindo erros e melhorando continuamente as operações. Empresas de varejo e de logística, por sua vez, somaram a economia de bilhões de reais.
O Checklist Fácil possui recursos como plano de ação, workflows automatizados, inclusão de mídias de diferentes formatos (sem limite de armazenamento), tipos de usuários, departamentalização e uma série de funcionalidades para apoiar tomadas de decisão baseadas em dados e evidências.
Quer conhecer tudo que o sistema pode fazer pela sua operação? Agende agora uma demonstração e fale com um especialista em eficiência operacional.
Onde usar IA?
A Inteligência Artificial pode ser utilizada em diversas áreas, como automação de processos, atendimento ao cliente, otimização de logística, análise de dados e previsões, personalização de produtos e controle de qualidade. Sendo assim, vários segmentos de mercado podem aproveitar suas vantagens, como saúde, alimentação, agroindústria e logística.
Qual é a IA mais usada?
O ChatGPT é a ferramenta de Inteligência Artificial mais usada no mundo, com mais de 14,5 bilhões de acessos. Na sequência do ranking, estão Character.ai (com 3,8 bilhões), QuillBot (com 1,1 bilhão), Mid Journey (500, 4 milhões) e Bard (242,6 milhões).
Quais são os três tipos de IA?
Os três tipos de IA se resumem em IA forte ou Inteligência Artificial Geral (AGI), Inteligência Artificial Limita (ANI) ou IA fraca e Superinteligência (ASI).
Quais são as ferramentas de IA do Google?
As ferramentas de OpenAI do Google mais conhecidas são STT (Spech to Text), Google Natural Language e Dialogflow, além do próprio Bard.
Quais são as quatro principais aplicações de IA?
As aplicações mais comuns de IA são aprendizado de máquina (machine learning), processamento de linguagem natural (Natural Language Processing), visão computacional (computer vision) e robótica inteligente.