Dirigir pelo Brasil transportando cargas é uma tarefa muito importante. O motorista leva, em seu caminhão, itens de consumo ou de primeira necessidade, que serão distribuídos em todas as regiões do país. Entretanto, a função não é simples e requer muita atenção aos procedimentos de segurança. Por isso, o uso de um checklist por motoristas de transportadoras traz inúmeros benefícios e garante a prestação de um serviço com mais prudência.
Diversos procedimentos devem ser adotados pelo condutor antes e durante a viagem, como checagem das condições de tráfego (freios, pneus, combustível, óleo, entre outras), da documentação adequada, tanto do caminhão quanto da carga a ser transportada, e ainda a verificação dos itens levados e do peso permitido pela legislação brasileira.
Também é necessário que o motorista esteja em boas condições de saúde, com os exames toxicológicos em dia e sem sinais de cansaço. As operações feitas por transportadoras seguem uma rotina de checagem que pode ser otimizada com o uso de um checklist.
.png)
A utilização desse tipo de ferramenta facilita processos e garante mais qualidade ao serviço prestado, minimizando erros e tornando o negócio ainda mais lucrativo.
Segurança para o motorista e a transportadora
O principal benefício do checklist tem relação com a segurança do motorista. Dirigir requer muita atenção, prudência e respeito às regras de trânsito. Além disso, necessita de veículos em excelente condições de uso.
O caminhão de transporte de carga é extremamente valioso, não somente pelo custo que tem para aquisição e manutenção, como também pelo valor da carga transportada e, principalmente, pela vida do condutor e de outras pessoas que seguem em seus veículos pelas estradas do país.
Por isso, contar apenas com a memória para conferir se todos os itens de segurança estão em dia não é recomendado. É muito importante utilizar um checklist para ter certeza de que o veículo está apto a rodar. Um defeito mecânico pode ser fatal, provocar acidentes graves e ainda colocar a perder toda a carga transportada.
A segurança deve ser a principal preocupação do motorista e da empresa de transporte. Também é muito importante estar com os seguros em dia, tanto do veículo quanto da carga.
A ocorrência de qualquer tipo de problema terá prejuízos grandes, e o seguro, mesmo tendo custo, minimiza o impacto negativo de situações relacionadas ao extravio ou dano de mercadoria ou problemas mecânicos com os veículos.
Eficiência no transporte e na entrega das mercadorias
Antes de pegar a estrada, é muito importante que o motorista de transportadoras faça a conferência das mercadorias. Isso garante eficiência no transporte e na sua entrega.
Acompanhado de um supervisor de logística, o funcionário deve averiguar toda a documentação referente aos itens transportados, checar se a pesagem do veículo carregado está adequada e se os produtos estão em condições apropriadas para o transporte. As embalagens devem ser firmes e precisam estar bem fechadas, para evitar quebras.
O inventário precisa ser bem feito para que não haja risco de, ao chegar ao local de destino, o receptor da mercadoria dê falta de algum produto solicitado. O prejuízo, nesse caso, é enorme, pois toda a logística de transporte terá que ser refeita para que o erro seja reparado. Além dos custos, haverá empenho de tempo que poderia ser utilizado no transporte de outras mercadorias a outros clientes.

Melhoria no monitoramento
O uso da tecnologia é muito importante para auxiliar ainda no monitoramento do transporte. Rastrear o veículo em tempo real garante mais tranquilidade não apenas ao motorista, mas também ao dono da transportadora e ao cliente que receberá a mercadoria.
O acompanhamento online via checklist permite que todos saibam onde o caminhão está a cada momento, e se as paradas definidas previamente estão sendo cumpridas ou se ocorreu algum tipo de imprevisto. O sistema de gestão garante ainda o monitoramento contra roubos e possíveis ataques ao caminhão, o que, infelizmente, pode ocorrer durante o tráfego pelas rodovias.
Outra vantagem do monitoramento é poder avisar ao cliente a ocorrência de possíveis atrasos ou imprevistos durante a viagem. Como as cargas transportadas têm alto valor, o não cumprimento de prazos estabelecidos, por qualquer que seja o motivo, pode gerar situações de estresse e, por isso, essa comunicação rápida e transparente é essencial.
Avaliação da saúde do condutor
O checklist pode ser usado não apenas para controle do veículo e da mercadoria, mas também para avaliar a saúde do motorista. Antes de pegar a estrada, ele deve passar por exames toxicológicos periódicos, estar descansado, bem alimentado e sem nenhum problema de saúde.
Garantir a resposta a todas essas perguntas e ter relatórios gerados em tempo real sobre a situação de cada condutor auxilia o gestor da transportadora a manter o controle sobre os funcionários.
Essa avaliação é extremamente importante e garante a segurança de todos os envolvidos no processo de transporte. E, como muitas vezes a transportadora tem um grande número de funcionários, otimizar o armazenamento e a análise desses dados é muito importante e promove, além de mais qualidade, mais agilidade na avaliação de resultados.
A tecnologia é uma grande aliada das empresas atualmente, e seu papel tende a crescer cada vez mais no auxílio da otimização de processos, na melhoria da qualidade do serviço, e na agilidade e no aumento da produtividade e do lucro. Manter um checklist para motoristas de transportadoras, como falamos acima, traz inúmeros benefícios.
Além de garantir mais segurança a todos os envolvidos no processo de transporte (motorista, supervisor, dono de transportadora e cliente que receberá a mercadoria), minimiza possíveis erros e garante um serviço prestado com mais eficiência.
Quanto maior a empresa for, mais necessária será essa informatização de procedimentos, mas mesmo transportadoras menores têm muito a se beneficiar desse tipo de serviço. Quanto mais aprimorado for o trabalho desenvolvido pela empresa, mais ela tende a se destacar no mercado, conquistar a confiança dos clientes e crescer.
Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência com o uso do checklist para motoristas de transportadoras? Deixe um comentário no post e entre para a conversa!
Quer saber mais sobre como o nosso sistema de checklist digital e automatizado pode ajudar na gestão da sua empresa? Então, entre em contato conosco!
Uma resposta
O check list sempre deve ser feito independente da situação.