Entenda por quê é importante desenvolver um checklist para motoristas de transportadoras

Quer saber quais são os benefícios do uso de checklist para motoristas de transportadoras? Confira este artigo!

Tempo de leitura: 4 minutos
Entenda por quê é importante desenvolver um checklist para motoristas de transportadoras

Dirigir pelo Brasil transportando cargas é uma tarefa muito importante. O motorista leva, em seu caminhão, itens de consumo ou de primeira necessidade, que serão distribuídos em todas as regiões do país. Entretanto, a função não é simples e requer muita atenção aos procedimentos de segurança. Por isso, o uso de um checklist por motoristas de transportadoras traz inúmeros benefícios e garante a prestação de um serviço com mais prudência.

Diversos procedimentos devem ser adotados pelo condutor antes e durante a viagem, como checagem das condições de tráfego (freios, pneus, combustível, óleo, entre outras), da documentação adequada, tanto do caminhão quanto da carga a ser transportada, e ainda a verificação dos itens levados e do peso permitido pela legislação brasileira.

Também é necessário que o motorista esteja em boas condições de saúde, com os exames toxicológicos em dia e sem sinais de cansaço. As operações feitas por transportadoras seguem uma rotina de checagem que pode ser otimizada com o uso de um checklist.

A utilização desse tipo de ferramenta facilita processos e garante mais qualidade ao serviço prestado, minimizando erros e tornando o negócio ainda mais lucrativo.

Segurança para o motorista e a transportadora

O principal benefício do checklist tem relação com a segurança do motorista. Dirigir requer muita atenção, prudência e respeito às regras de trânsito. Além disso, necessita de veículos em excelente condições de uso.

O caminhão de transporte de carga é extremamente valioso, não somente pelo custo que tem para aquisição e manutenção, como também pelo valor da carga transportada e, principalmente, pela vida do condutor e de outras pessoas que seguem em seus veículos pelas estradas do país.

Por isso, contar apenas com a memória para conferir se todos os itens de segurança estão em dia não é recomendado. É muito importante utilizar um checklist para ter certeza de que o veículo está apto a rodar. Um defeito mecânico pode ser fatal, provocar acidentes graves e ainda colocar a perder toda a carga transportada.

A segurança deve ser a principal preocupação do motorista e da empresa de transporte. Também é muito importante estar com os seguros em dia, tanto do veículo quanto da carga.

A ocorrência de qualquer tipo de problema terá prejuízos grandes, e o seguro, mesmo tendo custo, minimiza o impacto negativo de situações relacionadas ao extravio ou dano de mercadoria ou problemas mecânicos com os veículos.

Eficiência no transporte e na entrega das mercadorias

Antes de pegar a estrada, é muito importante que o motorista de transportadoras faça a conferência das mercadorias. Isso garante eficiência no transporte e na sua entrega.

Acompanhado de um supervisor de logística, o funcionário deve averiguar toda a documentação referente aos itens transportados, checar se a pesagem do veículo carregado está adequada e se os produtos estão em condições apropriadas para o transporte. As embalagens devem ser firmes e precisam estar bem fechadas, para evitar quebras.

O inventário precisa ser bem feito para que não haja risco de, ao chegar ao local de destino, o receptor da mercadoria dê falta de algum produto solicitado. O prejuízo, nesse caso, é enorme, pois toda a logística de transporte terá que ser refeita para que o erro seja reparado. Além dos custos, haverá empenho de tempo que poderia ser utilizado no transporte de outras mercadorias a outros clientes.

Melhoria no monitoramento

O uso da tecnologia é muito importante para auxiliar ainda no monitoramento do transporte. Rastrear o veículo em tempo real garante mais tranquilidade não apenas ao motorista, mas também ao dono da transportadora e ao cliente que receberá a mercadoria.

O acompanhamento online via checklist permite que todos saibam onde o caminhão está a cada momento, e se as paradas definidas previamente estão sendo cumpridas ou se ocorreu algum tipo de imprevisto. O sistema de gestão garante ainda o monitoramento contra roubos e possíveis ataques ao caminhão, o que, infelizmente, pode ocorrer durante o tráfego pelas rodovias.

Outra vantagem do monitoramento é poder avisar ao cliente a ocorrência de possíveis atrasos ou imprevistos durante a viagem. Como as cargas transportadas têm alto valor, o não cumprimento de prazos estabelecidos, por qualquer que seja o motivo, pode gerar situações de estresse e, por isso, essa comunicação rápida e transparente é essencial.

Avaliação da saúde do condutor

O checklist pode ser usado não apenas para controle do veículo e da mercadoria, mas também para avaliar a saúde do motorista. Antes de pegar a estrada, ele deve passar por exames toxicológicos periódicos, estar descansado, bem alimentado e sem nenhum problema de saúde.

Garantir a resposta a todas essas perguntas e ter relatórios gerados em tempo real sobre a situação de cada condutor auxilia o gestor da transportadora a manter o controle sobre os funcionários.

Essa avaliação é extremamente importante e garante a segurança de todos os envolvidos no processo de transporte. E, como muitas vezes a transportadora tem um grande número de funcionários, otimizar o armazenamento e a análise desses dados é muito importante e promove, além de mais qualidade, mais agilidade na avaliação de resultados.

A tecnologia é uma grande aliada das empresas atualmente, e seu papel tende a crescer cada vez mais no auxílio da otimização de processos, na melhoria da qualidade do serviço, e na agilidade e no aumento da produtividade e do lucro. Manter um checklist para motoristas de transportadoras, como falamos acima, traz inúmeros benefícios.

Além de garantir mais segurança a todos os envolvidos no processo de transporte (motorista, supervisor, dono de transportadora e cliente que receberá a mercadoria), minimiza possíveis erros e garante um serviço prestado com mais eficiência.

Quanto maior a empresa for, mais necessária será essa informatização de procedimentos, mas mesmo transportadoras menores têm muito a se beneficiar desse tipo de serviço. Quanto mais aprimorado for o trabalho desenvolvido pela empresa, mais ela tende a se destacar no mercado, conquistar a confiança dos clientes e crescer.

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência com o uso do checklist para motoristas de transportadoras? Deixe um comentário no post e entre para a conversa!

Quer saber mais sobre como o nosso sistema de checklist digital e automatizado pode ajudar na gestão da sua empresa? Então, entre em contato conosco!

Especialista em Produto em Checklist Fácil
Especialista na solução Checklist Fácil, procuro colocar em cada conteúdo minha experiência e conhecimento. Assim, ajudo as empresas e seus colaboradores a terem mais qualidade e eficiência no trabalho.
Luciana Silva

Posts Relacionados

One Reply to “Entenda por quê é importante desenvolver um checklist para motoristas de transportadoras”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *