Por que o SaaS é a escolha certa para modernizar a empresa?

Empresas que querem abraçar a transformação digital precisam investir em soluções SaaS, tecnologia que oferece recursos e funcionalidades inovadoras em nuvem.
Atualizado em: 22 de maio de 2023
Tempo de leitura: 8 minutos

A nuvem é o futuro e as empresas que querem acompanhar a transformação digital precisam investir em um modelo de solução como o SaaS.

Sua empresa deseja em migrar para este tipo de inovação? Se a resposta é “sim”, você precisa ficar atento ao seguinte ponto: escolher o modelo de solução em nuvem ideal para o seu negócio. 

Atualmente, existem três tipos de tecnologia: 

  • SaaS (Software as a Service);
  • PaaS (Platform as a Service);
  • IaaS (Infrastructure as a Service).

Quando se trata dessas soluções, pode-se dizer que o assunto é abrangente e complexo. Por isso, reservamos este artigo para tratar especificamente da tecnologia SaaS — softwares como serviço —, e esclarecer, de maneira simples, como ela pode ajudar a transformar a sua empresa.

Esperamos que goste da leitura!

O que é SaaS e como funciona?

SaaS, também conhecido como Software as a Service, é um modelo de negócio que disponibiliza sistemas como serviço em nuvem. Ou seja, ao invés de você adquirir e hospedar softwares em um servidor local na empresa, você apenas paga uma taxa de assinatura para acessar as funcionalidades da solução pela internet.

Desde que surgiu com a proposta de otimizar o dia a dia empresarial e reduzir os custos com TI, as soluções SaaS têm ganhado bastante popularidade. Segundo o Gartner, atualmente a indústria de SaaS vale mais de US$ 145 bilhões.

Diferente do PaaS, que oferece plataformas de hospedagem e implementação de hardware e software pela internet, e do IaaS, que entrega uma infraestrutura de TI como serviço, o SaaS é o modelo preferido dos usuários porque a sua contratação é prática e menos custosa. Afinal, não demanda tanto investimento inicial, conhecimento técnico ou suporte.

Quais são os benefícios do SaaS para as empresas?

Um dos diferenciais mais atrativos do SaaS é que ele proporciona mobilidade para a empresa atuar onde quiser e quando quiser, basta que os seus dispositivos eletrônicos (computador, notebook, tablet, etc.) estejam conectados à rede. Esse ponto favorece muito a competitividade empresarial, uma vez que não existem mais barreiras limitando a atuação dos líderes e das equipes.

Outros benefícios que merecem destaque, envolvem:

  • Flexibilidade: é possível escolher, contratar ou até mesmo anular recursos da solução com base nas necessidades da empresa, não exigindo investimentos em hardware ou softwares adicionais; 
  • Redução de custos: a empresa consegue reduzir seus custos com TI, uma vez que não existe mais necessidade de adquirir softwares e hardwares, nem se preocupar com manutenções ou pagar por licenciamentos;
  • Segurança: as equipes podem atuar dentro de um ambiente que fornece protocolos e medidas de segurança testadas e robustas para proteger os dados.

LEIA TAMBÉM | Software de gestão: por que a sua empresa precisa de um?

Como escolher o SaaS ideal para a minha empresa?

Existem muitos provedores SaaS disponíveis, por isso é muito importante estar atento na hora de escolher a solução, para não correr o risco de investir em uma ferramenta insuficiente e incapaz de suprir as demandas.

Abaixo, veja algumas dicas que podem ajudá-lo a tomar uma decisão inteligente:  

  • Verifique as funcionalidades: ninguém quer investir em uma solução que não entrega o que promete. Portanto, não esqueça de verificar todas as funcionalidades disponíveis para assegurar que os recursos do provedor atendem às necessidades do seu negócio.
  • Certifique que o provedor oferece suporte ao cliente: por se tratar de uma tecnologia nova, vai chegar o momento em que a sua equipe terá dúvidas ou precisará resolver problemas técnicos. Nesse momento, é muito importante contar com um suporte especializado para solucionar as adversidades.
  • Analise o custo-benefício: para evitar qualquer tipo de rombo orçamentário, é preciso analisar se o valor da contratação cabe no planejamento financeiro da empresa, e, principalmente, se o preço pago pelos serviços condiz com o que será entregue.

Quais são os custos associados ao uso de um Software as a Service?

Como o SaaS trata de um software como serviço, a empresa precisa arcar com alguns custos associados ao seu uso. O principal deles envolve a mensalidade ou taxa anual, que vai garantir que os usuários autorizados tenham permissão para acessar todos os recursos entregues pelo provedor.

Caso a empresa precise integrar a solução a outros sistemas de TI, pode ser que precise arcar com custos adicionais relacionados a essa integração. Da mesma forma, se precisar personalizar a ferramenta para atender alguma necessidade específica, terá que pagar um valor específico referente a essa mudança. Tudo isso vai depender, é claro, do pacote de vantagens que os provedores oferecem aos seus clientes.

A migração de um software já existente para um software SaaS também pode gerar um custo extra, e caso a empresa queira oferecer um treinamento para a equipe aprender mais detalhes sobre o uso da tecnologia, será necessário pagar um valor pela prestação desse serviço.

Embora em um primeiro momento isso pareça muito, a verdade é que, quando comparado às altas taxas de licenciamento e à aquisição de outros softwares, os custos gerados pelo uso de SaaS são bem inferiores.  

Como garantir a segurança dos dados com o uso de SaaS?

Em pesquisa, a Fortinet divulgou que o Brasil sofreu cerca de 103,16 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2022. Esse número assusta e gera preocupação nos líderes, que querem migrar para o ambiente em rede, mas não sabem necessariamente como se proteger contra esses ataques. 

As ações recomendadas para garantir a segurança dos dados com o uso de SaaS são simples. No entanto, é preciso que os responsáveis pelo setor de TI ou pela empresa estejam realmente dispostos a colocá-las em prática. Algumas delas, envolvem:

  • Escolher um provedor confiável;
  • Reforçar as senhas;
  • Gerenciar as permissões de acesso;
  • Manter os backups regulares;
  • Fazer as atualizações;
  • Monitorar as atividades da conta.   

Vantagens e desvantagens de um software as a service?

Flexibilidade, geração de economia, baixo custo inicial, atualizações automáticas, segurança. Os benefícios entregues pelo SaaS são realmente interessantes, mas não podemos esquecer que, assim como qualquer outra tecnologia, os softwares como serviços também possuem desvantagens. 

A principal delas, por exemplo, está na dependência do de internet. Se durante o seu uso o software apresentar instabilidade ou ocorrerem falhas na conexão, a empresa terá que esperar o sistema (ou a internet) voltar ao normal para dar sequência às suas atividades. Por isso, é importante procurar por serviços que oferecem sincronização do offline para o online.

Outro ponto desfavorável é o limite de personalizações, mas isso vai depender do pacote ofertado. As soluções SaaS já possuem recursos padrão em sua infraestrutura, então se a empresa quiser algo novo, precisará pagar um valor extra por isso ou então se adaptar às funcionalidades já entregues pela ferramenta.

Reforçando: a pesquisa e a comparação entre SaaS ajuda a encontrar a melhor solução para cada negócio.

Quais são as tendências atuais em SaaS?

Devido à ação de muitos criminosos, evolução constante da tecnologia e vazamento de dados, houve um aumento significativo da demanda por soluções de segurança cibernética e inteligência artificial. 

As soluções SaaS fornecem controle de acessos granulares, costumam ter várias camadas de segurança e são gerenciadas por equipes que trabalham constantemente para identificar vulnerabilidades. Portanto, segundo especialistas, a tendência é que cada vez mais empresas diminuam a adoção da nuvem pública para priorizar o uso das soluções SaaS. 

Já a inteligência artificial atua de forma muito mais precisa para identificar padrões e movimentações suspeitas nos ambientes em rede. Além de que — por aprender continuamente — torna-se capaz de entregar ferramentas cada vez mais objetivas, aumentando a segurança de dados, sistemas e aplicações. Nesse sentido, o esperado é que a IA esteja cada vez mais presente nas soluções em nuvem.

Como o SaaS pode melhorar a eficiência da minha empresa?

Tecnologias como o SaaS, que proporcionam uma variedade de recursos em nuvem, podem auxiliar na produtividade e performance das equipes porque as funcionalidades ficam disponíveis instantaneamente. Aquela coisa de precisar comprar, instalar um novo software e fazer isso em todos os computadores não existe mais. Se precisar de uma ferramenta nova, basta adquirir o recurso dentro da própria solução, e pronto.

Além da agilidade em obter novos recursos, as soluções em SaaS geralmente são projetadas para ser intuitivas e fáceis de usar. Isso significa que as equipes podem aprender rapidamente, gerando mais eficiência quanto a adaptação à ferramenta e desempenho das tarefas. 

A possibilidade de acessar as funcionalidades de qualquer lugar e hora também é um ponto positivo. As atividades podem ser realizadas remotamente, com os integrantes da equipe trabalhando home office ou até mesmo em viagens. 

Como o SaaS pode ajudar minha empresa a crescer?

A possibilidade de acessar ferramentas e recursos inovadores sem precisar adquirir softwares e hardwares novos contribuem para a empresa sempre modernizar suas operações e se manter à frente no mercado.

O acesso simultâneo às funcionalidades, dados e relatórios também proporcionam aos líderes e às equipes um trabalho muito mais colaborativo, favorecendo a execução de projetos, o cumprimento de prazos e a tomada de decisão.

Além disso, a empresa ainda pode ampliar a sua carteira de clientes, uma vez que pode oferecer e desempenhar todas as atividades de qualquer lugar do mundo. Basta que tenha um dispositivo conectado à internet e permissão de acesso à solução SaaS.

Exemplos de Software as a Service

Existem diferentes modelos de Software as a Service, cada um destinado a um nicho de negócio ou departamento específico. Abaixo, veja alguns exemplos e quais seus principais recursos: 

SaaS CRM

O SaaS CRM é uma solução que foca na gestão do relacionamento com o cliente. As funcionalidades entregues pela tecnologia têm como proposta trazer mais eficiência para as equipes de atendimento, marketing e vendas, além de melhorar a experiência do cliente com a marca. Os principais recursos, envolvem: 

  • Gestão de contratos;
  • Gestão de vendas
  • Automação de campanhas de marketing
  • Análise de dados;
  • Suporte.   

SaaS ERP

Já o SaaS ERP é uma ferramenta que integra os setores e foca na gestão empresarial. Seu objetivo é concentrar dados, processos e indicadores da empresa em um só lugar, ampliando, assim, a visibilidade do gestor sobre os negócios. Entre as principais funcionalidades da solução, destacam-se: 

  • Gestão financeira;
  • Controle de estoque;
  • Gestão de produção;
  • Controle de compras;
  • Gestão de vendas.

SaaS para gestão financeira

Esse tipo de SaaS é projetado para ajudar a empresa a gerenciar melhor as suas finanças. Por isso, todos os recursos entregues pela tecnologia são destinados, apenas, para o setor financeiro. Aqui temos funcionalidades, como:

  • Faturamento e cobrança;
  • Gestão de contas a pagar e receber;
  • Conciliações bancárias;
  • Orçamentos e previsões;
  • Fluxo de caixa;
  • Relatórios financeiros.

SaaS para gerenciamento de projetos

O SaaS gerenciamento de projetos é uma solução que ajuda a empresa a acompanhar o desempenho dos seus projetos, a gerenciar seus recursos e alocar tarefas. O objetivo da tecnologia é trazer mais eficiência na execução das atividades e potencializar a colaboração e o trabalho em equipe. Alguns dos recursos mais importantes, incluem:

  • Controle de tarefas;
  • Monitoramento de projetos;
  • Gestão de recursos.

SaaS para marketing digital

Já o SaaS marketing digital é direcionado às equipes que trabalham com o desenvolvimento de estratégias e ações de marketing para gerar, atrair e converter leads, bem como fidelizar clientes. O foco, aqui, é monitorar o comportamento do público-alvo e o desempenho das campanhas, a fim de identificar pontos fortes e necessidades de melhorias. Entre as principais funcionalidades, temos:

  • Automação de marketing;
  • Controle de mídias sociais;
  • Gestão de conteúdo.

SaaS para atendimento ao cliente

O SaaS atendimento ao cliente é uma solução que a empresa usa para prestar suporte ao cliente e ajudar com problemas, perguntas ou reclamações. Toda a comunicação é feita por meio da ferramenta, que pode incluir recursos, como:

  • Chat;
  • Telefone;
  • E-mail. 

SaaS para auditoria e inspeção

Esse tipo de SaaS tem como foco facilitar o trabalho dos profissionais que realizam auditoria e inspeções. Geralmente, as funcionalidades que integram a ferramenta consistem em:

  • Criação e gerenciamento de checklist;
  • Agendamento e programação
  • Emissão de relatórios;
  • Análise de dados.

SaaS de checklist

Seguindo quase a mesma linha do SaaS anterior, temos as soluções que focam na criação e no gerenciamento de listas, como é o caso do Checklist Fácil. O objetivo dessas ferramentas é ampliar o controle da empresa acerca de seus projetos, auditorias, inspeções e conformidades regulatórias, a fim de melhorar a execução sobre todas as atividades.

Os principais recursos entregues pelo Checklist Fácil, incluiem:

  • Modelos de checklists prontos, personalizáveis;
  • Checklists por imagem;
  • QR Code e código de barra;
  • Registro de mídia;
  • Plano de ação;
  • Relatório de reincidência;
  • Gestão de agendamentos.

Quais soluções SaaS a sua empresa gostaria de ter? E que tal contratar um SaaS que auxilie sua empresas em mais de uma área? Caso o objetivo seja melhorar a gestão, agende uma demonstração do Checklist Fácil e conheça, na prática, todas as funcionalidades!



Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ideal para o seu negócio!

Categorias

Assine nossa newsletter e acesse, em primeira
mão, conteúdos relevantes para o seu negócio.

25 de Abril | 16h | ao vivo

Boas Práticas
de SST:

Como zerar acidentes e criar processos eficientes de segurança